Entrar

Projeto: Brasil: Entre fusos e latitudes

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS103'

Brasil: Fusos Horários e Localização

Contextualização

Pensar nas relações de tempo e espaço no mundo é uma das principais tarefas da geografia. Entre os temas mais importantes dessa disciplina estão os fusos horários e a localização geográfica. O Brasil, devido à sua vasta extensão territorial, apresenta uma diversidade de fusos horários que precisam ser compreendidos. Além disso, sua localização estratégica no mundo globalizado faz com que o conhecimento sobre esses assuntos seja ainda mais imprescindível.

Os fusos horários foram criados para organizar o tempo nos diferentes pontos do globo. No Brasil, temos quatro fusos horários, que vão do Acre ao Arquipélago de Fernando de Noronha. Esse entendimento é importante para sincronizar as atividades humanas, como horários de voos e de funcionamento de empresas que atuam em diferentes regiões do país.

A posição geográfica do Brasil, por sua vez, o coloca em uma posição de destaque no cenário internacional. Estamos estrategicamente localizados entre os grandes centros econômicos do mundo: América do Norte, Europa e Ásia. Entender essa localização e como ela influencia nossas relações econômicas e políticas é essencial para uma visão crítica e fundamentada do papel do Brasil no mundo.

Para um aprofundamento maior sobre os temas propostos, sugiro os seguintes recursos:

Atividade Prática

Título da atividade: "Brasil: Entre fusos e latitudes"

1. Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é compreender de forma mais profunda a localização geográfica do Brasil e seus fusos horários, através de uma atividade prática, interdisciplinar e de trabalho em equipe.

2. Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e durante um período de aproximadamente duas semanas, realizarão pesquisas, debates, organizarão informações e criarão uma apresentação dinâmica e informativa sobre o tema.

As atividades incluirão a pesquisa, a criação de infográficos, a análise de situações e problemas reais que envolvam o fuso horário brasileiro e sua localização, bem como a produção de um relatório escrito.

3. Materiais Necessários

  • Livros de Geografia e História
  • Acesso à internet
  • Programa de edição de imagens ou apresentações (como GIMP, Photoshop, PowerPoint, Google Slides)
  • Materiais para elaboração de infográficos e mapas (papel, canetas, lápis, réguas, etc)
  • Câmera ou celular para registrar as etapas do projeto (opcional)

4. Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Cada grupo deve começar fazendo uma pesquisa abrangente sobre a localização geográfica do Brasil e seus fusos horários. Devem se aprofundar nas razões históricas e geográficas que estão por trás de nossa localização e organização dos fusos horários.

  2. Os grupos devem criar infográficos que representem visualmente as informações: mapas que mostrem a localização do Brasil em relação a outros países e fusos horários, comparações de horários em diferentes cidades brasileiras, etc.

  3. Os alunos devem buscar exemplos reais de como a diferença de horário influencia a vida prática. Podem ser exemplos tirados de notícias, estudos de caso ou até experiências pessoais.

  4. Após a pesquisa e a criação dos infográficos, os grupos devem trabalhar na elaboração de uma apresentação que sintetize todas as informações e discussões.

  5. Paralelamente à apresentação, o grupo deve produzir um relatório detalhado sobre todo o processo: desde a pesquisa inicial até a finalização dos infográficos e da apresentação.

5. Conexão das Entregas com as Atividades

Como resultado final do projeto, cada grupo deve entregar:

  1. Infográficos sobre a localização e fusos horários do Brasil.

  2. Uma apresentação (pode ser gravada ou ao vivo) explicando de forma clara e detalhada todos os conceitos e informações obtidos na pesquisa.

  3. Relatório escrito seguindo a estrutura de um relatório acadêmico (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões, Bibliografia), elencando os desafios encontrados, as soluções propostas, o que foi aprendido com o projeto, quais foram as principais conclusões e as fontes utilizadas.

O relatório escrito deve complementar os infográficos e a apresentação. Os alunos devem explicar suas decisões, discutir as dificuldades enfrentadas e os métodos utilizados para superá-las. A redação deste documento é uma peça chave deste projeto, pois favorece o desenvolvimento de habilidades de escrita, síntese e reflexão sobre o trabalho realizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies