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Projeto: Da Mata Atlântica ao pré-sal: explorando a formação do território brasileiro e sua economia

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Brasil: Formação do Território e Economia

CONTEXTUALIZAÇÃO

O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma história rica e complexa, que levou à formação de nosso território como o conhecemos hoje. Neste projeto, vamos mergulhar nos eventos, processos históricos, políticos e econômicos que moldaram o território brasileiro e a economia do país.

O território brasileiro, tal como o conhecemos hoje, é resultado de um longo processo de ocupação e exploração que teve início com a chegada dos portugueses em 1500. Este processo envolveu não apenas a intervenção e os interesses do Estado, mas também a ação de diferentes grupos sociais e étnicos, conflitos populacionais e migrações, bem como a exploração de recursos naturais e o desenvolvimento de diferentes atividades econômicas.

A economia brasileira, por sua vez, evoluiu ao longo do tempo, passando pela fase agrícola, industrial e de serviços, e foi profundamente influenciada pela dinâmica de ocupação e exploração do território. A compreensão desta história econômica é fundamental para entendermos o Brasil contemporâneo, suas desigualdades regionais, seus desafios e suas potencialidades.

A formação do território e a economia do Brasil são temas não apenas importantes, mas extremamente relevantes para a compreensão do nosso passado, do nosso presente e do nosso futuro como nação. Eles nos ajudam a entender a razão de nossas desigualdades sociais e regionais, nossos conflitos e tensões, nossos sucessos e fracassos como país.

Além disso, esses temas têm uma aplicação prática direta na vida cotidiana, pois afetam a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos uns com os outros em nosso espaço geográfico. Eles nos ajudam a entender por que algumas áreas do país são mais desenvolvidas economicamente do que outras, por que algumas regiões sofrem mais com a violência e a criminalidade, por que temos uma rica diversidade cultural e étnica, entre outras questões.

Para aprofundar o conhecimento sobre estes temas, recomendo a leitura dos seguintes recursos:

  1. Livros:
    • BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. São Paulo: Ática, 2003.
    • FERREIRA, Roquinaldo. A construção do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
  2. Sites:
    • História do Brasil: Um excelente portal com artigos detalhados sobre a história do Brasil.
    • Geografia do Brasil: Este portal oferece uma ampla gama de artigos sobre a geografia e a economia do Brasil.
  3. Vídeos:

ATIVIDADE PRÁTICA

Título: "Da Mata Atlântica ao pré-sal: explorando a formação do território brasileiro e sua economia"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é dar aos alunos uma compreensão aprofundada da formação do território brasileiro e de como isso influenciou o desenvolvimento econômico do país. Os alunos irão investigar vários períodos da história brasileira, identificando os principais fatores que levaram à formação do território e ao desenvolvimento da economia.

Descrição detalhada do Projeto

Este projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo terá a responsabilidade de pesquisar sobre um período específico da história do Brasil e apresentar suas descobertas de forma criativa e envolvente.

O projeto será dividido em quatro fases. Na primeira fase, os alunos deverão realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o período que lhes foi atribuído. Na segunda fase, os alunos deverão elaborar um mapa interativo mostrando a formação do território brasileiro durante o período em questão. Na terceira fase, os alunos deverão criar um infográfico sobre o desenvolvimento econômico do Brasil durante o período em questão. Na quarta e última fase, os alunos irão apresentar suas descobertas e análises para o resto da turma.

Materiais Necessários

Para a realização deste projeto, serão necessários:

  • Computadores com acesso à Internet para pesquisa
  • Software de design gráfico para a criação dos mapas interativos e infográficos (ex.: Canva, Microsoft Power Point, Google Slides)
  • Materiais para apresentação (ex.: projeção, cartazes)

Passo a Passo

  1. Pesquisa: Cada grupo deve pesquisar e adquirir um profundo entendimento do período que lhes foi atribuído. Os alunos devem focar na formação territorial e na economia do Brasil nesse período.

  2. Elaboração do mapa interativo: Utilizando um software de design gráfico, os alunos deverão elaborar um mapa interativo que represente a formação do território brasileiro durante o período em questão. O mapa deve incluir legendas explicativas e demarcar territórios indígenas, rotas de comércio, mineração, plantações, cidades importantes e outros elementos relevantes.

  3. Criação do infográfico: Os alunos deverão criar um infográfico que detalhe o desenvolvimento econômico do Brasil durante o período de tempo designado. O infográfico deve destacar as principais atividades econômicas, os principais produtos e commodities, a distribuição da riqueza, a população e outros dados relevantes.

  4. Apresentação das descobertas: Cada grupo apresentará suas descobertas e análises para o restante da classe. A apresentação deve incluir uma discussão sobre a formação do território, o desenvolvimento econômico e a interação entre ambos.

Entrega do Projeto

A conclusão do projeto deve ser um documento escrito no seguinte formato:

  1. Introdução: O documento deve começar com uma introdução ao tema, onde os alunos devem contextualizar o período histórico, a formação do território brasileiro e o desenvolvimento econômico do Brasil nesse período.
  2. Desenvolvimento: Em seguida, os alunos devem detalhar a metodologia usada na pesquisa e na criação dos materiais visuais (mapa interativo e infográfico). Os alunos também devem discutir suas descobertas e análises.
  3. Conclusão: Os alunos devem terminar o documento com uma conclusão que resume suas descobertas, fala sobre o que aprenderam no projeto e a relevância do que aprenderam para a compreensão do Brasil de hoje.
  4. Bibliografia: Por fim, os alunos devem incluir uma lista das fontes usadas durante o projeto.

Este projeto requer mais de doze horas por aluno para ser executado e envolverá a Geografia e História como disciplinas principais.

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