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Projeto: Explorando a Hidrografia Brasileira

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Brasil: Hidrografia

Contextualização

A Hidrografia brasileira é um campo vasto e fascinante para estudo, uma vez que o Brasil é um país notável por sua abundância e diversidade de recursos hídricos. Desde os notórios rios Amazonas e São Francisco, até os menos conhecidos, mas igualmente importantes, como o rio Tocantins e o Paraná, a hidrografia brasileira é responsável por uma vasta gama de impactos ambientais, econômicos e sociais em nosso país.

No contexto da Geografia, a Hidrografia é a ciência que estuda as águas do planeta, suas características físicas e químicas, os fenômenos que ocorrem dentro dessas massas de água e a relação entre as águas e o ser humano. É uma área de extrema importância, uma vez que a vida no planeta depende da presença e qualidade da água.

Para o Brasil, esta área da Geografia tem uma relevância ainda maior. Nossa nação é dona de uma das maiores reservas de água doce do planeta, distribuídas entre rios, lagos, lagoas, arquipélagos, baías, cataratas e barragens. Além disso, a hidrografia brasileira também é de extrema importância para a geração de energia, através das usinas hidrelétricas, e para a agricultura e pecuária, atividades estas que demandam uma grande quantidade de água.

Para entender a importância da Hidrografia brasileira, precisamos entender como ela afeta nossa vida diária e nossa economia. Nossos rios e bacias hidrográficas desempenham um papel central em nossas atividades econômicas, incluindo agricultura, geração de energia, transporte e turismo.

Além disso, muitas comunidades dependem dessas águas para seu modo de vida, incluindo comunidades indígenas e quilombolas. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e o impacto humano nos recursos naturais, entender nossa hidrografia nunca foi tão crucial.

A hidrografia brasileira não só desempenha um papel importante para o ecossistema local, como também tem uma influência significativa no clima do país e do mundo. Além disso, nossos recursos hídricos são fonte de biodiversidade, servem para abastecimento humano e para a irrigação de lavouras, são utilizados para o transporte de mercadorias e geração de energia, entre outras funções.

Para este estudo, recomenda-se a consulta em materiais confiáveis como o livro "Geografia Geral e do Brasil" de João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene, publicado pela Editora Scipione, assim como o portal "Brasil Escola", que possui diversos artigos sobre a hidrografia brasileira. Além disso, vídeos publicados pelo canal "Geografia Descomplicada" no Youtube também podem ser extremamente úteis para entender o tema.

Atividade Prática: "Explorando a Hidrografia Brasileira"

Objetivo do Projeto

O objetivo principal do projeto é que os grupos de alunos consigam compreender e expressar a importância e a diversidade da Hidrografia Brasileira, apresentando um rio importante da nossa hidrografia e suas respectivas bacias hidrográficas, assim como a influência dele na economia, meio ambiente e na vida das comunidades locais.

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos deverá escolher um rio brasileiro para ser o "protagonista" de seu estudo. Após a escolha, o grupo deverá realizar um estudo detalhado sobre o rio e a região em que ele se encontra, abordando os seguintes aspectos:

  1. Características físicas, químicas e biológicas do rio escolhido, como comprimento, vazão, poluição, biodiversidade, entre outros.
  2. Impacto socioeconômico do rio na região, considerando os usos para geração de energia, agricultura, pesca, transporte, turismo, entre outros.
  3. Importância ambiental do rio para a região e para o Brasil, incluindo o papel no regime de chuvas, preservação da biodiversidade, entre outros aspectos.
  4. Relatos de como as comunidades locais (indígenas, quilombolas, agroextrativistas) se relacionam e dependem do rio.

Materiais Necessários

Para a realização do projeto, cada grupo precisará de:

  1. Acesso à internet para pesquisa de informações.
  2. Papel, canetas e/ou materiais de desenho.
  3. Programas de edição de texto e/ou de apresentação, como o Microsoft Word e PowerPoint, ou o Google Docs e Google Slides.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

Etapa 1: Escolha do Rio e Pesquisa (Duração: 1 hora)

Os alunos, em grupos, deverão escolher um rio para ser o centro de seu estudo. Após a escolha, deverão começar a pesquisar sobre os aspectos mencionados anteriormente, anotando as informações que considerarem relevantes.

Etapa 2: Organização e Análise das Informações (Duração: 1 hora)

Os alunos deverão organizar as informações obtidas de maneira clara e coesa. Além disso, deverão analisar essas informações para entender as conexões entre os diferentes aspectos do rio e da região em que se encontra.

Etapa 3: Preparação da Apresentação (Duração: 1 a 2 horas)

Os alunos deverão preparar uma apresentação com as informações obtidas. A apresentação pode ser feita em formato de slide, texto, vídeo ou o formato que os alunos considerarem mais adequado para expressar suas descobertas e análises.

Etapa 4: Redação do Relatório (Duração: 1 hora)

Por fim, os grupos deverão redigir um relatório seguindo a estrutura especificada anteriormente: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia.

Entregas do Projeto

A entrega final do projeto deve ser composta pelos seguintes elementos:

  1. Uma apresentação sobre o rio escolhido e suas características, utilizando o formato previamente definido no Passo a Passo da Etapa 3.
  2. Um relatório detalhado que contextualize o tema, explique a metodologia utilizada, apresente e discuta os resultados obtidos e conclua o trabalho, destacando os principais aprendizados e conclusões sobre o projeto.

Os alunos devem conectar as atividades práticas com o relatório, utilizando a pesquisa e análise realizadas para compor a parte de Desenvolvimento do relatório. A Introdução e a Conclusão do relatório devem refletir a experiência dos alunos durante a realização do projeto, mencionando os desafios encontrados, como eles foram superados e quais foram os aprendizados mais significativos.

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