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Projeto: Fontes Energéticas: Energias não Renováveis | Metodologia Digital | Projeto

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Fontes Energéticas: Energias não Renováveis

Objetivos

- Identificar e diferenciar as principais fontes de energia não renováveis (petróleo, carvão, gás natural).

- Compreender os impactos ambientais do uso inadequado de energias não renováveis.

- Discutir exemplos reais de acidentes ambientais causados por energias não renováveis.

- Refletir sobre possíveis soluções e alternativas para mitigar os impactos ambientais das energias não renováveis.

Você Sabia?

1.Sabia que o carvão que usamos para produzir eletricidade pode ter milhões de anos? Isso mesmo, algumas fontes de energia não renováveis são literalmente fósseis do passado!

2.Você sabia que o combustível do seu carro é resultado da decomposição de restos orgânicos sob pressão? Isso mesmo, o petróleo, que virou combustível, é resultado de processos geológicos que ocorreram ao longo de milhões de anos.

3.Você já pode 'dançar' ao som da energia! No TikTok (ou em outras plataformas), seu movimento gera energia. Mas antes de começar a fazer 'micareta digital', saiba que, sem o devido cuidado, algumas energias geradas podem ser perigosamente poluentes para o ambiente. 

Contextualizando

Vamos entrar em uma máquina do tempo virtual e voltar milhões de anos atrás. Imagine um mundo onde gigantescos dinossauros pisam na Terra e, eventualmente, esquecem de apagar as luzes quando vão dormir na caverna (provavelmente, usando fogo). 

Nessa época, a matéria orgânica acumulada sofria intensa pressão geológica e transformava-se lentamente em carvão, petróleo e gás natural. É daí que vem a nossa famosa energia não renovável - uma verdadeira caixa de Pandora em termos de aplicabilidade mas que pode transformar-se em vilã se não for utilizada com consciência.  Como bônus, cortando para o presente, imagine milhões de carros, indústrias, a geladeira que não desliga, todos eles roncando com a energia gerada desses restos 'pré-históricos'.

Mas não se esqueça, jovens exploradores da geografia: apesar de serem fontes poderosas, elas têm um lado sombrio. O uso indiscriminado das energias não renováveis traz consequências devastadoras para o nosso planeta. Não é ficção; pense em derramamentos de óleo, poluição atmosférica, e o impacto direto na vida marinha. 

Por isso, nessa jornada de aprendizado, nosso foco é entender a origem dessas fontes, saber suas consequências e, claro, como podemos fazer diferente. Pronto para desbravar essa aventura? 

Atividade 1: Expedição Energética: Analisando os Impactos Ambientais das Energias não Renováveis

Descrição

Bem-vindos à Expedição Energética!  Embarcados em uma jornada interativa, vocês serão uma verdadeira equipe de pesquisa e resgate! O objetivo é investigar, documentar e propor soluções para os impactos ambientais das energias não renováveis. Agora, peguem suas lentes digitais (celulares) e binóculos, porque vamos coletar evidências e criar uma grande exposição digital. Aprenderemos de maneira interativa, crítica e cheia de ação! .

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet

- Câmeras de celulares (lentes digitais)

- Aplicativo para criar e editar vídeos (recomenda-se KineMaster, iMovie, ou qualquer outro aplicativo gratuito)

- Plataforma de criação de apresentações (Google Slides, Prezi, Canva)

- Google Earth ou aplicativo de mapas online

- Aplicativo de realidade aumentada (se possível)

- Bloco de anotações e caneta (para rascunhos e anotações rápidas)

Passo a Passo

  • Reúna toda a turma para uma introdução geral sobre a atividade, explicando a importância e os objetivos da 'Expedição Energética'.
  • Divida a turma em pequenos grupos, cada um focando em um aspecto específico das energias não renováveis (como petróleo, carvão, gás natural), de seus impactos e soluções possíveis.
  • Cada grupo deve realizar uma pesquisa aprofundada sobre o tema designado, utilizando fontes confiáveis como artigos científicos, notícias atuais, e material geográfico. Anotem tudo! 
  • Para a parte prática, cada grupo se dividirá em 'missões': a) pesquisa de campo virtual utilizando Google Earth; b) documentação de imagens e vídeos no local onde o combustível é explorado (podendo ser exploração simulada); c) preparação de propostas de soluções sustentáveis.
  • Usando os recursos de edição de vídeo e imagem, cada grupo criará conteúdos interativos, como vídeos educativos, infográficos e mapas interativos, apresentando suas descobertas e propostas. É hora de deixar a criatividade fluir! 
  • Combine todas as partes para criar uma grande exposição digital. Utilizem uma plataforma como Google Slides ou Prezi para integrar todos os conteúdos e links interativos.
  • Prepare toda a documentação e evidências de maneira organizada e visualmente atrativa. Revisem e garantam que tudo está funcionando antes de divulgar. 
  • Divulgue a 'Expedição Energética' para a comunidade escolar e familiares, convidando-os para a exposição digital. Enviem convites via e-mail ou nas redes sociais.
  • Organizem um dia de apresentação virtual onde cada grupo mostrará sua parte do projeto para a comunidade. Preparem-se para responder perguntas e interagir com os visitantes! 
  • Finalmente, realizem uma discussão em grupo para refletir sobre o processo, os desafios e as descobertas. Utilizem um Guia de Observação (disponibilizado previamente) para fornecer um Feedback 360° entre os colegas.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma Exposição Digital Interativa que reúne os resultados da pesquisa, as evidências coletadas e as propostas de solução para os impactos ambientais das energias não renováveis. A exposição deve ser composta dos seguintes elementos: Vídeos Educativos: Apresentando as fontes de energia não renovável e os impactos ambientais. Infográficos e Mapas Interativos: Ilustrando a distribuição das fontes de energia e os locais de impacto ambiental. Documentário de Realidade Aumentada: Apresentando cenários baseados em desastres ambientais. Propostas de Solução: Sugestões de como mitigar os impactos ambientais, com base na apresentação das evidências coletadas. Cada equipe será responsável por uma seção da exposição, seguindo um layout digital preparado pelo professor. No dia da exposição, a turma deve apresentar o conteúdo criado, interagindo com visitantes e respondendo perguntas em uma plataforma de videoconferência. 

Atividade 2: Cenário Digital: Salvando a Terra da Energia Poluente! ⚡

Descrição

Preparem-se para um desafio épico! Nesta atividade, vocês serão desenvolvedores de um jogo educativo interativo, focado em salvar o planeta dos impactos das energias não renováveis. Utilizando suas habilidades de pesquisa, criatividade e tecnologia, vocês criarão um jogo digital que simulará cenários reais de desastres ambientais causados por fontes de energia não renováveis. O objetivo é conscientizar e educar jogando! Cada grupo da turma ficará responsável por uma fase do jogo, desde a pesquisa e criação dos cenários até o desenvolvimento dos personagens e da narrativa. Vamos juntar tudo isso e salvar nosso planeta de uma forma super inovadora e divertida! 

Materiais Necessários

- Computadores ou celulares com acesso à internet

- Software de criação de jogos (por exemplo, Scratch, Roblox, ou qualquer outro software gratuito)

- Google Earth ou aplicação de mapas online

- Material de pesquisa (artigos, notícias, vídeos)

- Caderno e caneta (para anotações e rascunhos)

- Ferramentas de design (como Canva ou GIMP para gráficos e edição)

Passo a Passo

  1. Reúna toda a turma para uma introdução geral sobre a atividade, explicando o desafio de criar um jogo para conscientizar sobre fontes de energia não renováveis e impactos ambientais.
  2. Divida a turma em pequenos grupos, cada um ficando responsável por uma fase ou elemento do jogo (pesquisa, design gráfico, etapas do jogo, personagens, etc.).
  3. Cada grupo deve realizar uma pesquisa aprofundada sobre o impacto ambiental da fonte de energia designada, anotando todos os dados e informações importantes. 
  4. Utilizando as informações pesquisadas e as ferramentas de design, cada grupo começa a criar o seu elemento do jogo: cenários, personagens, sons e diálogos. 
  5. Os grupos que estiverem desenvolvendo as fases do jogo devem criar tarefas e desafios que os jogadores terão de enfrentar, relacionando-os aos impactos ambientais das energias não renováveis.
  6. A turma reunida deve trabalhar para integrar todos os elementos criados em uma única plataforma de jogo, garantindo que a narrativa faça sentido e seja educativa.
  7. Que tal testar o jogo? Cada grupo pode experimentar as tarefas e desafios criados pelos outros grupos para garantir que a jogabilidade seja divertida e educativa.
  8. Revise e faça ajustes necessários com base no feedback dos testes. Peça para outro grupo testar o jogo, identificando os pontos fortes e fracos para aprimorá-los.
  9. Finalize a versão do jogo e preparem-se para lançá-lo em um evento virtual! Preparem uma apresentação para mostrar o jogo ao público e expliquem os conceitos por trás de cada fase.
  10. Organizem o evento de lançamento do jogo utilizando uma plataforma de videoconferência, convidando a comunidade escolar a participar e dar feedback. 

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um Protótipo de Jogo Digital Ambiental. Este jogo deverá ter as seguintes características: Narrativa Criativa: Uma história que envolva cenários reais de desastres ambientais (derramamento de óleo, poluição do ar, etc.). Cenários Interativos: Cada fase do jogo deve representar um cenário impactado por energias não renováveis, com tarefas a serem cumpridas para mitigar o impacto. Personagens Educativos: Personagens animados e educativos que guiem o jogador e expliquem as lições ambientais. Gráficos Apelativos: Utilizem ferramentas de design para criar gráficos e interfaces visuais atraentes. Teste de Usabilidade: A versão inicial do jogo deve ser testada por outros alunos, familiares ou professores para identificar pontos de melhoria. O jogo final deve ser apresentado em um evento online (usando plataformas como Zoom ou Google Meet), onde os visitantes poderão experimentá-lo e dar feedback. 

Atividade 3: Podcast Ambiental: Vozes do Planeta 

Descrição

Prepare-se para se tornar o narrador do amanhã com o Podcast Ambiental: 'Vozes do Planeta'!  Nesta atividade, vocês irão criar e apresentar uma série de podcasts interativos, abordando os impactos ambientais das energias não renováveis. A ideia é incitar a reflexão crítica, discutir soluções sustentáveis e envolver a comunidade escolar e familiares. Cada integrante do grupo terá a oportunidade de investigar, produzir e apresentar um episódio, fazendo uma ponte entre a teoria e a realidade. Afinal, conhecimento bom é conhecimento compartilhado! 

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet

- Aplicativos de edição e gravação de áudio (recomenda-se Audacity, Anchor, ou qualquer outro aplicativo gratuito)

- Microfone (o do celular serve, mas se tiver um microfone externo, melhor!)

- Bloco de anotações e caneta para rascunhos rápidos

- Material de pesquisa (artigos, notícias, vídeos, etc.)

Passo a Passo

  1. Reúnam toda a turma para uma introdução geral ao projeto de criação do podcast, apresentando os objetivos e a importância de cada etapa.
  2. Dividam a turma em equipes de 3-5 alunos. Cada equipe ficará responsável por um episódio específico da série.
  3. Escolham um tema ou tipo de impacto ambiental causado por energias não renováveis para cada episódio do podcast. Exemplos: poluição do ar, derramamento de óleo, desastres industriais, etc.
  4. Realizem uma pesquisa aprofundada sobre o tema do seu episódio. Utilizem fontes confiáveis como artigos científicos, notícias atuais e relatórios de organizações ambientais.
  5. Preparem um roteiro para o seu podcast, dividindo-o em seções como 'introdução', 'informações e dados', 'exemplos e análises', 'soluções sustentáveis', 'conclusão' e 'feedback'.
  6. Utilizem os aplicativos de gravação de áudio para gravar o seu episódio. Certifiquem-se de que a gravação esteja clara, objetiva e bem estruturada.
  7. Editem o áudio do seu episódio utilizando aplicativos de edição. Adicionem trilhas sonoras, efeitos e quadros para deixar o podcast mais dinâmico e atraente.
  8. Submetam o episódio editado a uma plataforma aberta de podcasts como o Anchor. Certifiquem-se de que todos podem acessar e ouvir o conteúdo.
  9. Organizem um evento de lançamento, simulando um podcast live em uma videoconferência. Nesse evento, cada equipe deve apresentar o seu episódio ao vivo e estar pronta para responder perguntas e receber feedback dos ouvintes.
  10. Após o evento, promovam a série de podcasts através de redes sociais, e-mail e plataformas da escola, convidando a comunidade a ouvir e se engajar.
  11. Realizem uma discussão em grupo para refletir sobre o processo de criação dos podcasts, os aprendizados, desafios e o impacto de disseminar esse conhecimento de maneira tão inovadora e interativa! 

O Que Você Deve Entregar?

O entregável consiste em uma Série de Podcasts Ambientais Interativos. Cada episódio deve ter em média 10-15 minutos de duração e abordar de maneira detalhada um dos impactos ambientais das energias não renováveis. Os podcasts devem conter as seguintes seções: Introdução ao Tema: Apresentação dos participantes e uma contextualização do tema. Bloco de Informações e Dados: Apresentação dos dados e impactos, embasado em pesquisas. Exemplos e Análises: Discussão de exemplos reais e análise crítica dos eventos. Soluções Sustentáveis: Apresentação de propostas e inovações para mitigar os impactos. Conclusão e Compromisso: Encerramento com uma reflexão sobre a importância da ação sustentável. Feedback e Convite: Pedir feedback dos ouvintes e convidar para mais interações. Cada podcast deve ser submetido a uma plataforma aberta (como o Anchor) para que seja facilmente acessível e compartilhável. Durante a apresentação, a turma pode organizar um evento de lançamento, simulando um podcast live em uma videoconferência.

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