Contextualização
O mundo globalizado, como conhecemos hoje, é essencialmente caracterizado pela intensificação das relações internacionais. No ambiente geopolítico contemporâneo, as fronteiras nacionais tornaram-se mais permeáveis, permitindo um fluxo acelerado de pessoas, bens, informações e ideias. Este processo, muitas vezes chamado de globalização, manifesta-se em todos os aspectos de nossa vida diária, desde a comida que comemos até os programas de TV que assistimos e as redes sociais em que interagimos.
A globalização, apesar de ser um fenômeno recente na história humana, transformou completamente nosso modo de viver e pensar. Os avanços tecnológicos têm um papel crucial nessa transformação, uma vez que nos permitem interagir com pessoas de diversas partes do mundo instantaneamente e ter acesso a uma infinidade de informações e ideias. Essas mudanças têm reflexos na economia, na política, na cultura e no meio ambiente, à medida que os valores e as práticas locais são influenciados pelo intercâmbio global.
Importância
Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado e interdependente. A compreensão desse mundo globalizado é, portanto, fundamental para a compreensão de muitos dos fenômenos contemporâneos, desde a economia global até as mudanças climáticas, passando pela migração e as mudanças culturais. A globalização influencia as decisões políticas, a distribuição de renda e de recursos, as relações de trabalho, entre outras coisas. Portanto, é importante que compreendamos essas dinâmicas, para que possamos agir de maneira informada e consciente no mundo.
Além disso, ao estudar a globalização, podemos desenvolver uma perspectiva mais crítica sobre as informações que recebemos e as interações que temos em nosso dia a dia. Ao entender como as diversas partes do mundo estão conectadas, podemos tomar decisões mais conscientes sobre nossas ações e nosso consumo, e podemos também compreender melhor as diferentes perspectivas e experiências que encontramos em nosso mundo cada vez mais diversificado.
Para se aprofundar no tema, sugerimos os seguintes recursos confiáveis:
- Atlas da Complexidade Econômica
- TED Talks sobre globalização
- Artigos acadêmicos sobre globalização disponíveis em bibliotecas online.
Atividade Prática
Título: "O Fluxo Global: Atlas Interativo da Globalização"
Objetivo do projeto:
O objetivo deste projeto é que os estudantes pesquisem, analisem e apresentem, em forma de um atlas interativo, os principais fluxos globais (fluxos de pessoas, bens, informações e ideias) e suas consequências em âmbito local e global.
Descrição detalhada do projeto:
A atividade será dividida em duas partes principais: pesquisa e desenvolvimento do atlas interativo. Numa primeira etapa, os estudantes serão responsáveis por pesquisar sobre os fluxos globais, identificando fontes confiáveis, estudando o tema e organizando as informações coletadas. Na segunda etapa, os estudantes irão construir um atlas interativo que represente as informações coletadas.
Materiais necessários:
Para a realização deste projeto, serão necessários um computador com acesso à internet, programas de edição de imagens e/ou softwares interativos (como o Canva ou o Google Earth), além de materiais de estudo como livros e artigos acadêmicos.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
- Formação dos grupos: Os estudantes deverão se organizar em grupos de 3 a 5 pessoas.
- Pesquisa: Cada grupo deverá escolher um tipo de fluxo global (pessoas, bens, informações e ideias) e pesquisar a respeito desse fluxo. Cada membro do grupo deverá ser responsável por uma subcategoria dentro do fluxo escolhido.
- Planejamento do Atlas: Com base nas pesquisas realizadas, os estudantes devem planejar a estrutura do atlas interativo, definindo como as informações serão apresentadas e organizadas.
- Desenvolvimento do Atlas: Utilizando os softwares de edição de imagens e/ou interativos, os estudantes deverão criar o atlas, inserindo as informações pesquisadas e fazendo uso de linguagem cartográfica, gráfica e iconográfica para representar os fluxos globais estudados.
- Revisão e Finalização: Depois de desenvolvido, o atlas deve passar por uma revisão, com todos os membros do grupo contribuindo para garantir que tudo esteja correto. Em seguida, deverão criar um link de acesso público para o atlas.
- Elaboração do relatório: O relatório deve ter quatro partes principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. Nele, os alunos devem contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, o objetivo deste projeto, a teoria por trás do tema, a atividade em detalhes, os resultados obtidos, os aprendizados e lições tiradas, e as fontes utilizadas.
Importante: O relatório deve ser escrito enquanto a atividade prática é realizada, assim cada etapa do projeto pode ser devidamente documentada.
Entregas do projeto:
Ao final do projeto, os grupos devem entregar:
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Link de acesso ao Atlas Interativo: Este link deve dar acesso ao atlas interativo criado pelo grupo, permitindo a qualquer pessoa que possua o link, navegar e interagir com ele.
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Relatório escrito: O relatório deve ser entregue em formato digital e deve seguir o formato proposto, incluindo: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. O relatório deve documentar todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até o desenvolvimento do atlas interativo, as dificuldades enfrentadas, as soluções encontradas, as habilidades adquiridas e as lições aprendidas.
Os relatórios serão usados para avaliar o trabalho de cada grupo. Os alunos devem ser capazes de demonstrar através dos relatórios que eles compreendem os conceitos estudados e foram capazes de aplicá-los de maneira criativa e engajante.
Lembre-se: o objetivo deste projeto não é apenas ter um produto final, mas também aprender sobre os processos envolvidos e as habilidades necessárias para trabalhar em grupo, resolver problemas, gerenciar o tempo e se comunicar efetivamente.