Entrar

Projeto: Recriando a Arte da Mesopotâmia: Uma Exposição Virtual

História da Arte

Original Teachy

Arte da Mesopotâmia

Contextualização

Introdução Teórica

A arte da Mesopotâmia é um universo rico e vasto que reflete a complexidade das sociedades antigas que habitaram a região entre os rios Tigre e Eufrates, em território que agora faz parte do Iraque moderno e áreas adjacentes. Considerada o berço da civilização, a Mesopotâmia foi palco do florescimento de diversas culturas que, ao longo de milênios, deixaram um legado artístico impressionante e variado.

A arte mesopotâmica é marcada pela diversidade, inovação e sofisticação, abrangendo diferentes estilos e técnicas conforme as sociedades na região se desenvolviam e interagiam umas com as outras. Existem elementos comuns, no entanto, que ajudam a definir a arte da região, como uma forte inclinação para a representação realista de temas humanos e divinos, e o uso frequente de composições narrativas para expressar ideias e eventos importantes. A arte mesopotâmica também traz em seus traços o reflexo de crenças religiosas, conceitos de poder e status e a interação com o meio ambiente.

A prática artística na Mesopotâmia envolve uma variedade de meios, incluindo escultura em grande e pequena escala, arquitetura monumental, relevos de paredes, cerâmica, joalheria e pintura. A escrita cuneiforme, uma das primeiras formas de escrita na história, também se integra à arte como inscrições, adicionando mais uma camada de significado às peças.

Importância e Contextualização

Entender a arte da Mesopotâmia é essencial para apreciar a amplitude e profundidade da experiência humana nas sociedades antigas. Foi na Mesopotâmia que surgiram algumas das primeiras cidades do mundo, e as complexidades da vida urbana estão refletidas em sua arte. A arte nos dá vislumbres valiosos da visão de mundo dessas culturas antigas, de suas aspirações, medos e crenças, e de como elas compreendiam seu lugar no cosmos.

Além disso, a arte mesopotâmica é um testemunho da engenhosidade humana e da habilidade artística. Sem acesso a materiais como grandes quantidades de madeira ou pedra, os mesopotâmicos foram inovadores ao usar amplamente a argila e outros materiais disponíveis, como o alabastro, na criação de sua arte.

A arte mesopotâmica se relaciona intimamente com o cotidiano das sociedades que a criaram, mas também transpõe o imediato para explorar questões metafísicas e espirituais. Ela fornece lições valiosas sobre as várias maneiras pelas quais a arte pode ser usada para expressar ideias, contar histórias, afirmar identidades e explorar o divino e o misterioso.

Materiais Extras

Para aprofundar no estudo da arte da Mesopotâmia, sugiro as seguintes leituras e recursos:

  • "A History of the Ancient Near East, ca. 3000-323 BC" de Marc Van De Mieroop. Esta obra robusta fornece um panorama do desenvolvimento das civilizações mesopotâmicas.
  • Os recursos online do British Museum oferecem uma rica coleção de artefacts mesopotâmicos, acompanha de informações detalhadas sobre cada peça.
  • O site Ancient.eu tem diversos artigos sobre a arte e cultura da Mesopotâmia, escrito de forma acessível e amigável.
  • E, por fim, o documentário da BBC "Civilisations", que fornece uma visão visualmente deslumbrante das civilizações antigas, incluindo a Mesopotâmia.

Atividade Prática

Recriando a Arte da Mesopotâmia: Uma Exposição Virtual

Objetivo do Projeto

A tarefa dos alunos será criar uma Exposição Virtual apresentando a Arte da Mesopotâmia. Os alunos utilizarão técnicas de pesquisa e análise, desenvolverão habilidades técnicas ao criar reporduções digitais de artefatos e explorarão ferramentas de apresentação para exibir sua exposição de maneira engajadora e educativa. Além disso, deverão escrever um relatório detalhado do projeto.

Materiais Necessários

  • Computador com acesso à internet
  • Software de edição de imagem (pode ser qualquer programa gratuito, como GIMP ou a ferramenta online, Canva)
  • Plataforma de Exposição Virtual (Google Sites, WordPress, etc.)

Descrição do Projeto

Este projeto será realizado por grupos de 3 a 5 alunos e terá a duração de aproximadamente três semanas. Como uma tarefa complexa e multifacetada, cada integrante do grupo deverá contribuir de forma significativa para a realização do projeto.

Os grupos irão explorar e estudar a arte da Mesopotâmia de qualquer civilização ou período específico de seu interesse (por exemplo, Suméria, Acádia, Babilônia, Assíria, etc). As exposições deverão incluir:

  • Uma introdução contextual à civilização escolhida e à sua arte.
  • Um mínimo de dez recriações digitais de artefatos da civilização escolhida.
  • Análise de cada artefato: quem o fez, quando e onde foi feito, que materiais foram usados, função e função da peça na sociedade, interpretação de símbolos e temas presentes na peça.
  • Comparação das semelhanças e diferenças entre os artefatos selecionados.

Passo a Passo do Projeto

  1. Investigação: Comecem por pesquisar sobre diferentes civilizações da Mesopotâmia, selecionem a que mais lhes interessar e investiguem sobre a arte desse período/civilização.

  2. Seleção de Artefatos: Uma vez escolhida a civilização, busquem por pelo menos dez artefatos desse período que sejam representativos da arte da época.

  3. Reinterpretação Digital das Obras de Arte: Cada membro deve escolher um ou dois artefatos para recriar digitalmente. Usem o software de edição de imagem escolhido.

  4. Análise dos Artefatos: Para cada artefato escolhido, vocês deverão escrever uma análise detalhada. Não se esqueçam de incluir o que aprenderam: história do artefato, simbolismo, técnicas e materiais.

  5. Criação da Exposição Virtual: Ao utilizar a plataforma escolhida, comecem a organizar virtualmente a exposição. Incluam a introdução à civilização escolhida, as obras recriadas digitalmente e suas respectivas análises.

  6. Relatório Final: Cada grupo deve produzir um relatório onde detalhem o processo do projeto, incluindo a seleção dos artefatos, o trabalho em equipe para produzir as recriações digitais, a construção da exposição virtual e as conclusões finais.

Entregas do Projeto

  1. Exposição Virtual: Link para a exposição. Deverão fazer parte da exposição as recriações digitais de pelo menos dez artefatos, as análises detalhadas de cada um deles e uma contextualização da civilização escolhida.

  2. Relatório Final: Deverá incluir os seguintes itens:

    • Introdução: Contextualização da civilização escolhida e objetivo do projeto.
    • Desenvolvimento: Teoria estudada no tema, descrição do projeto, metodologia utilizada e discussão dos resultados obtidos, incluindo um detalhamento do processo de criação das recriações digitais e da montagem da exposição.
    • Conclusão: Retornar aos pontos principais, explicitando os aprendizados e concluindo sobre o trabalho.
    • Bibliografia: Indicação das fontes usadas durante a pesquisa e o desenvolvimento do projeto.
  3. Apresentação Final: Cada grupo deverá apresentar sua exposição virtual para a turma, evidenciando o processo de criação, os principais desafios e aprendizados, e responder às perguntas que possam surgir.

A conclusão escrita do projeto e a apresentação da exposição virtual devem destacar as habilidades adquiridas, os desafios superados e o domínio da matéria adquirido ao longo do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies