Contextualização
A Arte Moderna é um território vasto e complexo que abrange muitas correntes diferentes, desde o Realismo e Impressionismo do século XIX, até a Arte Conceitual e Instalação dos anos 1960 e 70. Mas uma das correntes estéticas mais radical e fascinante de todas é, sem dúvida, o Abstracionismo.
O Abstracionismo surgiu no início do século XX, em grande parte como resposta a uma sociedade cada vez mais industrializada e a experiência desumanizante da vida moderna. Com o objetivo de se afastar da representação figurativa da realidade, os artistas abstracionistas buscaram distorcer, fragmentar e simplificar a forma até fazer com que ela desaparecesse completamente, dando lugar à cor, linha, volume e espaço.
Alguns anos mais tarde, surgiria o Expressionismo Abstrato - uma forma ainda mais radical de abstração que abandonaria completamente os preceitos tradicionais da composição e arranjo formal. Aqui, a gestualidade e a expressão emocional eram soberanas e o que importava era representar não o mundo externo, mas o mundo interno do artista.
Importância
Tanto o Abstracionismo quanto o Expressionismo Abstrato foram marcados por uma tentativa de romper com as tradições artísticas do passado e dar voz a um novo conjunto de sensibilidades e percepções. Para os artistas desses movimentos, a função da arte não era representar a realidade, mas expressar emoções, sentimentos e sensações.
Estudar esses movimentos não é apenas um meio de compreender a história da arte moderna e como ela influenciou muitos dos desenvolvimentos na arte contemporânea, mas também uma maneira de entender como mudanças na sociedade e na tecnologia podem impactar a maneira como vemos e criamos arte.
Leitura e Materiais Complementares
Para se aprofundar mais no tema, sugerimos os seguintes materiais:
- Livro "Abstraction in Art with Implications for Perception" de Branka Spehar.
- Documentário "The Shock of the New: The Language of Forms" de BBC.
- Artigo "Abstract Expressionism: A Beginner's Guide" no site do Museu de Arte Moderna (MoMA).
- Livro "Expressionism and Abstract Painting" de David Anfam.
Atividade Prática
Recriando o Abstracionismo e o Expressionismo Abstrato
Objetivo do Projeto
- Permitir que os alunos entendam de forma prática os conceitos de Abstracionismo e Expressionismo Abstrato.
- Desenvolver a habilidade de sintetizar ideias complexas em um formato visual.
- Aprimorar suas habilidades de colaboração e de expressão artistica e criativa.
Materiais Necessários
- Tintas acrílicas de várias cores
- Pincéis de tamanhos e formatos variados
- Telas ou papelão de tamanho grande para pintura
- Material de proteção (lona ou jornal velho, aventais)
- Câmera ou smartphone para registrar o processo de criação
- Material para pesquisa (livros, computador com acesso à internet, museus locais)
Descrição do Projeto
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, irão investigar a fundo o Abstracionismo e o Expressionismo Abstrato, e inspirados pelas obras e artistas desses movimentos, criarão uma pintura que represente tais correntes. Cada grupo será responsável por produzir duas telas, uma representando o Abstracionismo e outra o Expressionismo Abstrato.
Passo a Passo
-
Pesquisa e Discussão (2-3 horas): Com base nas fontes indicadas e outras descobertas, os alunos pesquisarão juntos sobre o Abstracionismo e o Expressionismo Abstrato. Encontrem as principais características, artistas representativos, obras principais e discussões que envolvem estes movimentos. Cada membro do grupo poderá focar em um subtema específico para aprofundar sua pesquisa.
-
Planejamento (1-2 horas): Com base na sua pesquisa realizada em grupo, planeje as suas obras. Pensem em como poderão representar visualmente os conceitos, técnicas ou sentimentos associados a esses movimentos. Esboçem os seus planos antes de iniciar a pintura, se quiserem, desenham um esboço a lápis na tela antes de pintar.
-
Execução da Obra (2-3 horas): Com base nos esboços e planejamento, pintem suas obras, registrem o processo com fotos ou vídeos. Lembrem-se, o importante é a expressividade e emoção transmitida na tela.
-
Apresentação e Análise da Obra (1-2 horas): Concluída a obra, cada grupo apresentará as telas à turma, explicando suas escolhas e como elas se relacionam com o Abstracionismo ou Expressionismo Abstrato. Analisem cada obra apresentada pela turma, discutam a apresentação de cada grupo e em que medida eles atenderam aos objetivos.
-
Redação do Relatório (2-3 horas): Por fim, cada grupo deve redigir um relatório explicando o processo de criação dos seus trabalhos, as escolhas criativas que tomaram e como suas obras se relacionam com o Abstracionismo ou Expressionismo Abstrato. Este relatório não somente vai documentar seu processo criativo, como também ajudará a solidificar sua compreensão dos conceitos, técnicas e artistas que descobriram durante o projeto.
Entregas do Projeto:
- Duas Obras de Arte: As telas pintadas por cada grupo, uma representando Abstracionismo e outra Expressionismo Abstrato.
- Apresentação Analítica: Uma apresentação oral de 5-10 minutos discutindo e analisando suas obras e o processo criativo.
- Relatório Escrito: Um relatório detalhado, enfatizando aspectos técnicos e contextuais dos movimentos estudados, a metodologia de trabalho coletivo, os recursos utilizados, os desafios encontrados, as soluções implementadas e as conclusões alcançadas. Não esqueçam de revisar os quatro tópicos principais que devem constar no relatório: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
O relatório escrito deve ser feito com todos participando ativamente na elaboração do texto, a fim de envolver o trabalho coletivo no desenvolvimento desse documento. Além disso, a visão diversificada de cada aluno participante será essencial na análise dos resultados de cada etapa do projeto.