Contextualização
A Grécia Antiga é um dos pilares da civilização ocidental. Da filosofia à arquitetura, seu impacto é amplamente sentido até hoje, tornando o estudo deste período crucial para a compreensão de várias áreas do conhecimento.
O Período Clássico é marcado pela hegemonia das cidades-estado Atenas e Esparta, que, apesar de suas diferenças, deram origem a um florescimento cultural sem precedentes. Este período produziu grandes filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, cujos pensamentos ainda são estudados e discutidos. Também foi um período marcado por conflitos, como as Guerras do Peloponeso, que terminaram com o declínio do poderio de Atenas.
O Helenismo, por outro lado, é a fase em que a cultura grega se espalha pelo Oriente, a partir das conquistas de Alexandre, o Grande. Este período é marcado pela fusão dos elementos culturais gregos e orientais, visto nos avanços da ciência, arte, literatura e filosofia.
Relevância do estudo
A Grécia Antiga, durante os períodos Clássico e Helenístico, detém uma riqueza de conhecimentos que ainda hoje ressoam em nossas vidas. Da democracia ateniense aos princípios filosóficos de Aristóteles, dessas épocas surgiram ideias e práticas que foram fundamentais na formação do mundo ocidental tal como conhecemos.
Conhecer o passado ajuda-nos a entender melhor o presente e a projetar com mais consciência o futuro. Estudando a Grécia Antiga e suas contribuições para a humanidade, ganhamos uma perspectiva mais aprofundada das ideias e práticas que ainda hoje influenciam nossas vidas.
Atividade Prática
"Recriando a Grécia Antiga: Período Clássico ao Helenismo"
Objetivo do projeto
Este projeto pretende levar os alunos a mergulharem nos períodos Clássico e Helenístico da Grécia Antiga, através da pesquisa, discussão, interpretação e recriação de elementos fundamentais dessas épocas.
Descrição do Projeto
Cada grupo será responsável por representar uma das principais cidades da Grécia Antiga nos dois períodos de estudo: Atenas e Esparta no período Clássico e Alexandria no período Helenístico.
Cada grupo deve desenvolver as seguintes seções:
-
História e Política: Descreva a história da cidade durante os períodos Clássico e Helenístico. Quem eram os líderes? Quais foram os eventos históricos significativos que marcaram a cidade durante esses períodos?
-
Sociedade e Cultura: Quem era considerado cidadão? Quais eram os papéis dos homens, mulheres e escravos na sociedade? Quais eram os principais aspectos da cultura da cidade (arte, teatro, esporte, religião)?
-
Economia: Quais eram as principais atividades econômicas? Como a economia da cidade influenciou sua política e sociedad?
-
Filosofia e Ciência: Quais filósofos e cientistas se destacaram na cidade? Analise algumas de suas ideias mais importantes.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisas
- Livros, artigos e documentários sobre a Grécia Antiga
- Materiais para a produção de relatórios escritos
- Materiais para a produção de representações visuais (papéis, cartolina, canetas, cola, etc.)
Passo a passo
-
Formem grupos de 3 a 5 alunos e distribuem entre as equipes as cidades a serem estudadas: Atenas, Esparta e Alexandria.
-
Cada grupo deve realizar pesquisas sobre a sua cidade-estado, focando na História e Política, Sociedade e Cultura, Economia e Filosofia e Ciência.
-
Cada grupo deve elaborar um relatório escrito (entre 10 e 15 páginas) retratando todas as seções citadas e deve também produzir representações visuais que ilustrem importantes aspectos da cidade-estado em questão.
-
Cada grupo deve preparar uma apresentação oral para a turma, expondo seus principais achados e discussões.
-
O projeto deverá ser concluído com a realização de um "dia da Grécia Antiga" onde cada grupo irá apresentar suas descobertas e demonstrar através de peças teatrais, debates ou apresentações visuais as particularidades de suas cidades.
Entregas do projeto
Ao final do projeto, cada grupo deverá produzir:
-
Um relatório escrito, dividido nas seções: Introdução (com a apresentação da cidade-estado e justificativa da sua importância), Desenvolvimento (dividido em História e Política, Sociedade e Cultura, Economia e Filosofia e Ciência), Conclusões (com os principais aprendizados do grupo e possíveis reflexões para os dias atuais) e Bibliografia. Cada seção do relatório deve conectar-se diretamente com os estudos, discussões e produções do projeto.
-
Representações visuais que expressem elementos significativos da cidade-estado estudada e que tenham sido elaboradas a partir das pesquisas e discussões do grupo.
-
Apresentação oral (ou performance) sobre a cidade-estado estudada, onde explicarão e demonstrarão suas descobertas e análises para a turma.
O tempo esperado de trabalho para este projeto é de aproximadamente 15 a 20 horas por aluno (incluindo pesquisa, produção do relatório escrito, produção das representações visuais, preparação para a apresentação/performance e ensaio).