Entrar

Projeto: Viagem no Tempo: Atenas, Esparta e Alexandria Revividas!

História

Original Teachy

'EM13CHS104'

Grécia Antiga: Período Clássico, Helenismo

Contextualização

A Grécia Antiga é um dos pilares da civilização ocidental. Da filosofia à arquitetura, seu impacto é amplamente sentido até hoje, tornando o estudo deste período crucial para a compreensão de várias áreas do conhecimento.

O Período Clássico é marcado pela hegemonia das cidades-estado Atenas e Esparta, que, apesar de suas diferenças, deram origem a um florescimento cultural sem precedentes. Este período produziu grandes filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, cujos pensamentos ainda são estudados e discutidos. Também foi um período marcado por conflitos, como as Guerras do Peloponeso, que terminaram com o declínio do poderio de Atenas.

O Helenismo, por outro lado, é a fase em que a cultura grega se espalha pelo Oriente, a partir das conquistas de Alexandre, o Grande. Este período é marcado pela fusão dos elementos culturais gregos e orientais, visto nos avanços da ciência, arte, literatura e filosofia.

Relevância do estudo

A Grécia Antiga, durante os períodos Clássico e Helenístico, detém uma riqueza de conhecimentos que ainda hoje ressoam em nossas vidas. Da democracia ateniense aos princípios filosóficos de Aristóteles, dessas épocas surgiram ideias e práticas que foram fundamentais na formação do mundo ocidental tal como conhecemos.

Conhecer o passado ajuda-nos a entender melhor o presente e a projetar com mais consciência o futuro. Estudando a Grécia Antiga e suas contribuições para a humanidade, ganhamos uma perspectiva mais aprofundada das ideias e práticas que ainda hoje influenciam nossas vidas.

Atividade Prática

"Recriando a Grécia Antiga: Período Clássico ao Helenismo"

Objetivo do projeto

Este projeto pretende levar os alunos a mergulharem nos períodos Clássico e Helenístico da Grécia Antiga, através da pesquisa, discussão, interpretação e recriação de elementos fundamentais dessas épocas.

Descrição do Projeto

Cada grupo será responsável por representar uma das principais cidades da Grécia Antiga nos dois períodos de estudo: Atenas e Esparta no período Clássico e Alexandria no período Helenístico.

Cada grupo deve desenvolver as seguintes seções:

  1. História e Política: Descreva a história da cidade durante os períodos Clássico e Helenístico. Quem eram os líderes? Quais foram os eventos históricos significativos que marcaram a cidade durante esses períodos?

  2. Sociedade e Cultura: Quem era considerado cidadão? Quais eram os papéis dos homens, mulheres e escravos na sociedade? Quais eram os principais aspectos da cultura da cidade (arte, teatro, esporte, religião)?

  3. Economia: Quais eram as principais atividades econômicas? Como a economia da cidade influenciou sua política e sociedad?

  4. Filosofia e Ciência: Quais filósofos e cientistas se destacaram na cidade? Analise algumas de suas ideias mais importantes.

Materiais Necessários

  • Acesso à internet para pesquisas
  • Livros, artigos e documentários sobre a Grécia Antiga
  • Materiais para a produção de relatórios escritos
  • Materiais para a produção de representações visuais (papéis, cartolina, canetas, cola, etc.)

Passo a passo

  1. Formem grupos de 3 a 5 alunos e distribuem entre as equipes as cidades a serem estudadas: Atenas, Esparta e Alexandria.

  2. Cada grupo deve realizar pesquisas sobre a sua cidade-estado, focando na História e Política, Sociedade e Cultura, Economia e Filosofia e Ciência.

  3. Cada grupo deve elaborar um relatório escrito (entre 10 e 15 páginas) retratando todas as seções citadas e deve também produzir representações visuais que ilustrem importantes aspectos da cidade-estado em questão.

  4. Cada grupo deve preparar uma apresentação oral para a turma, expondo seus principais achados e discussões.

  5. O projeto deverá ser concluído com a realização de um "dia da Grécia Antiga" onde cada grupo irá apresentar suas descobertas e demonstrar através de peças teatrais, debates ou apresentações visuais as particularidades de suas cidades.

Entregas do projeto

Ao final do projeto, cada grupo deverá produzir:

  1. Um relatório escrito, dividido nas seções: Introdução (com a apresentação da cidade-estado e justificativa da sua importância), Desenvolvimento (dividido em História e Política, Sociedade e Cultura, Economia e Filosofia e Ciência), Conclusões (com os principais aprendizados do grupo e possíveis reflexões para os dias atuais) e Bibliografia. Cada seção do relatório deve conectar-se diretamente com os estudos, discussões e produções do projeto.

  2. Representações visuais que expressem elementos significativos da cidade-estado estudada e que tenham sido elaboradas a partir das pesquisas e discussões do grupo.

  3. Apresentação oral (ou performance) sobre a cidade-estado estudada, onde explicarão e demonstrarão suas descobertas e análises para a turma.

O tempo esperado de trabalho para este projeto é de aproximadamente 15 a 20 horas por aluno (incluindo pesquisa, produção do relatório escrito, produção das representações visuais, preparação para a apresentação/performance e ensaio).

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies