Entrar

Projeto: Criação colaborativa de um Jornal Escolar Digital no Google Docs

Informática

Original Teachy

Colaboração no Google Docs

Contextualização

No mundo atual, que converge cada vez mais para o virtual e digital, a colaboração em documentos online tornou-se fundamental para organizar trabalhos em equipe e projetos de qualquer natureza. O Google Docs é uma dessas ferramentas poderosas que facilitam a colaboração e permitem que todos os integrantes de uma equipe trabalhem juntos em tempo real, independentemente de onde estejam fisicamente localizados.

O Google Docs é parte do Google Workspace, uma suíte completa de ferramentas de produtividade baseadas na nuvem. Por ser um aplicativo online, possibilita a máxima mobilidade aos usuários. Além disso, todas as alterações realizadas são salvas automaticamente na nuvem, eliminando a preocupação de perder o trabalho caso aconteça algum imprevisto com o seu dispositivo durante o processo.

Introdução

A funcionalidade de colaboração em tempo real permite não só a edição conjunta de um documento, mas também o uso de comentários e sugestões para melhorar continua e coletivamente o trabalho realizado. Através dos protocolos de permissão, é possível definir diferentes níveis de acesso ao documento, promovendo a segurança do conteúdo.

A integração do Google Docs com outras ferramentas do Google Workspace como Google Sheets, Google Slides, Google Forms, entre outros, permite ao usuário abrir um universo de possibilidades e potencializar ao máximo a colaboração e produtividade. Essas ferramentas podem ser usadas em conjunto para adicionar funcionalidades e dados extras diretamente em seus documentos.

Dominar o uso do Google Docs é, portanto, uma habilidade fundamental para qualquer estudante ou profissional que busca aumentar a eficiência do trabalho em equipe, tornando-se cada vez mais requisitada tanto no âmbito acadêmico quanto empresarial.

Materiais Extras

Os alunos são incentivados a explorar os seguintes recursos para aprofundar possibilidades do Google Docs:

  • [Google Docs - Documentação Oficial]
  • [Google Workspace Learning Center]
  • [Curso de Google Docs no Coursera]
  • "Colaboração eficaz com o Google Docs", disponível no YouTube.
  • Livro "Google Docs & Google Drive em 30 minutos" (Ian Lamont)

Atividade Prática

Criação colaborativa de um Jornal Escolar Digital no Google Docs

Objetivo do projeto

Este projeto tem como objetivo primário ensinar aos alunos as funcionalidades de colaboração do Google Docs. Os objetivos secundários incluem aprimorar habilidades de escrita, trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e pesquisa. Estes serão alcançados por meio da criação colaborativa de um Jornal Digital de comemoração do fim do ano letivo.

Materiais necessários

  • Computador ou dispositivo móvel com acesso à Internet.
  • Conta Google (para acessar o Google Docs).
  • Materiais para pesquisa (livros, artigos, sites de notícias, etc.).

Descrição detalhada do projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5, cada um responsável pela criação de um Jornal Digital escolar utilizando o Google Docs. O Jornal deve conter uma variedade de seções como: Notícias Escolares, Eventos Culturais, Inovações Tecnológicas, Dicas de Estudo e uma Reportagem Especial sobre a importância da colaboração em ambientes online.

Este projeto deverá durar 4 semanas, sendo que na primeira semana os alunos aprenderão sobre o Google Docs e planejarão o conteúdo do jornal em um brainstorming colaborativo. As semanas seguintes serão dedicadas à pesquisa, redação dos artigos e edição final do jornal.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Semana 1 - Aprendizado e Planejamento:

    1.1. Os alunos devem explorar o Google Docs e suas funcionalidades, testando cada uma em um documento.

    1.2. Em seguida, os grupos devem realizar um brainstorming colaborativo no Google Docs para planejar o conteúdo do Jornal. Cada membro deve propor pelo menos uma ideia para cada seção.

  2. Semana 2 - Pesquisa e Redação Inicial dos artigos:

    2.1. Cada grupo deve dividir os artigos entre seus membros. Cada aluno será responsável pela pesquisa e redação inicial de seu artigo.

    2.2. Durante a elaboração dos textos, eles devem aprender a utilizar as funcionalidades do Google Docs, como formatação de texto, inserção de hiperlinks, imagens, tabelas, etc.

  3. Semana 3 - Revisão e Edição colaborativa dos artigos:

    3.1. Os alunos devem compartilhar seus artigos com os outros membros do grupo para revisão. Eles devem aprender a utilizar as funcionalidades de comentários e sugestões para obter o feedback dos colegas.

  4. Semana 4 - Edição Final e Montagem do Jornal:

    4.1. Com base nos feedbacks recebidos, os alunos devem concluir a edição de seus artigos.

    4.2. Na sequência, os artigos devem ser consolidados em um única documento do Google Docs para montagem final do jornal.

Entregas do Projeto

Os alunos devem entregar o Jornal Digital completamente elaborado no Google Docs, onde cada artigo será um exemplo concreto de seu aprendizado sobre a plataforma e da colaboração em grupo.

Além do Jornal, cada aluno deve elaborar o relatório, estruturado nos tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. O relatório deve ser feito individualmente.

  1. Introdução: deve contextualizar a importância do Google Docs e do trabalho em equipe para o desenvolvimento do projeto.

  2. Desenvolvimento: deve apresentar a descrição da metodologia utilizada, a teoria por trás do Google Docs e de cada tópico trabalhado nos artigos, detalhamento da atividade, bem como os resultados obtidos.

  3. Conclusão: deve abordar os principais pontos apresentados no desenvolvimento e correlacioná-los com os aprendizados adquiridos e as conclusões sobre o uso do Google Docs e do trabalho em equipe.

  4. Bibliografia: deve indicar todas as fontes utilizadas para a realização dos artigos do Jornal e do relatório.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies