Contextualização
Bem-vindos ao Projeto "Introdução ao Microsoft PowerPoint"! Este é um software de criação de apresentações desenvolvido pela Microsoft. Inserido no pacote Office, o PowerPoint é por muitos considerado uma das melhores ferramentas para a elaboração de apresentações, podendo estas ser de âmbito acadêmico, profissional ou pessoal. As apresentações em PowerPoint são compostas de "slides" ou "folhas de slides" que podem conter texto, gráficos, imagens e outros objetos, que podem ser arranjados livremente.
Por ser um dos softwares mais populares e amplamente utilizados para a criação de apresentações em todo o mundo, a proficiência no uso do PowerPoint é uma habilidade crucial no mundo moderno. No ambiente acadêmico, o PowerPoint é usado para apresentar trabalhos, projetos e dissertações. No ambiente profissional, é usado para apresentar ideias, planos de negócios, resultados, entre outras coisas. Domínio dessa ferramenta irá equipá-lo com uma habilidade que será útil durante a vida toda.
Introdução
Neste projeto, você e seu grupo aprenderão conceitos chave sobre a utilização do Microsoft PowerPoint e terão a chance de aplicar esses conhecimentos na prática. Primeiro, vocês vão se familiarizar com a interface do programa, entenderão como criar apresentações atrativas, aprenderão a formatar texto e inserir imagens, gráficos e tabelas. Posteriormente, aprenderão técnicas mais avançadas como adicionar animações, transições, multimídia, notas e comentários em suas apresentações. Por fim, vocês irão se familiarizar com as práticas de uma apresentação eficaz.
Ainda na parte prática, vocês irão aplicar tudo que aprenderam e criarão em grupo uma apresentação no PowerPoint sobre um tema de escolha livre, que posteriormente será apresentada para a turma. Este projeto encorajará vocês a trabalharem juntos, aprimorarão habilidades em trabalho em equipe, comunicação e gerenciamento de tempo.
Para se aprofundar antes de iniciarmos o projeto eu recomendo os seguintes recursos:
- [Manual do PowerPoint 2019] esse manual traz um passo a passo do básico ao avançado para a utilização do PowerPoint.
- [Tutoriais em vídeo no canal PowerPoint Spice no YouTube] estes vídeos curtos fornecem dicas e truques úteis que enriquecerão suas apresentações.
Atividade Prática
"Criando uma Apresentação Institucional"
1. Objetivo do Projeto
O propósito deste projeto é aplicar os conceitos aprendidos em relação ao uso do Microsoft PowerPoint num projeto prático, dentro de um contexto real. Cada grupo será responsável por criar uma apresentação institucional de uma "empresa fictícia" - sua missão, visão, serviços/produtos, equipe de gestão, planos futuros, etc.
Cada apresentação deve conter no mínimo 10 slides e no máximo 15 slides. Espera-se que a apresentação demonstre habilidade com as ferramentas e funcionalidades do PowerPoint, bem como criatividade.
2. Materiais Necessários
- Computadores com Microsoft PowerPoint instalado.
- Acesso à internet para pesquisa e busca de imagens.
- Material de referência fornecido na introdução deste projeto.
3. Descrição Detalhada do Projeto
Os grupos devem pesquisar e decidir sobre o tipo de empresa que querem apresentar. Cada grupo precisa desenvolver a missão, visão, serviços/produtos, equipe de gestão e planos futuros para a sua "empresa". Com base nessas informações, cada grupo deve criar uma apresentação no PowerPoint seguindo o passo a passo abaixo.
4. Passo a passo para a realização da atividade
-
Desenvolva o conteúdo da sua apresentação: Organizem-se como grupo e discutam o tipo de "empresa" que vocês vão apresentar. Definam a missão, visão, serviços/produtos, equipe de gestão e planos futuros da empresa.
-
Faça um rascunho da sua apresentação: Baseado nesse conteúdo, elaborem um esboço da apresentação identificando que conteúdo irá aparecer em cada slide. Lembrem-se a apresentação deve ter entre 10 a 15 slides.
-
Comece sua apresentação no PowerPoint: Abra o Microsoft PowerPoint e crie um novo arquivo. Escolha um design de slide que se alinha ao branding da sua "empresa".
-
Insira texto em seus slides: Baseado no seu esboço, comece a adicionar o texto em cada slide. Lembrem-se de formatar o texto de maneira consistente e profissional em todos os slides. Não tenham medo de usar títulos, subtíticos e listas para organizar melhor sua informação.
-
Adicione imagens e gráficos: Encontre imagens e/ou gráficos que ajudem a complementar a informação em seus slides. Crie gráficos que visualizem dados importantes sobre sua empresa, como crescimento estimado ou participação de mercado. Lembrem-se de formatar e colocar essas imagens de maneira estética em seus slides.
-
Use animações e transições: Aplique animações em elementos individuais e transições entre slides. Seja criativo, mas lembre-se de não exagerar, pois isso pode distrair o público.
-
Adicione multimídia, notas e comentários: Caso achem pertinente, adicione vídeos, áudios e hiperlinks em seus slides.
-
Faça uma revisão final: Revise o texto, imagens, gráficos, animações e transições. Certifique-se de que tudo está consistente e profissional.
-
Recursos extras (opcional): Se desejarem, adicionem elementos interativos para engajar o público, como enquetes, questionários ou quizzes usando a função "Formulários" do PowerPoint.
Ao finalizar a parte prática, os alunos deverão redigir um documento de relatório, contendo:
I. Introdução: Contextualizem a relevância do aprendizado sobre o Microsoft PowerPoint e a crição da apresentação de uma "empresa fictícia".
II. Desenvolvimento: Descrevam o processo de criação da apresentação, desde a concepção da empresa até a produção do slide no PowerPoint. Além disso, explicitem as principais funcionalidades utilizadas no PowerPoint e como contribuíram para a qualidade da apresentação.
III. Conclusões: Discutam a experiencia durante o projeto, o que deu certo, o que poderia ser melhorado e como a experiência contribuiu para o aprendizado do PowerPoint.
IV. Bibliografia: Indicar as fontes que foram utilizadas para a realização do projeto.
V. Anexar a apresentação como parte do material entregue ao professor.