Contextualização
Em nosso estudo da língua inglesa, deparamo-nos com várias utilizações e peculiaridades que diferenciam essa língua do português, nosso idioma natal. Uma dessas peculiaridades são os chamados "False Friends" ou "Falsos Cognatos". Esses são pares de palavras em duas línguas que aparentam ter o mesmo significado devido às semelhanças em suas escritas ou sonoridades, mas que, na realidade, têm significados diferentes.
Entender o conceito de "False Friends" é fundamental para evitar equívocos que podem levar ao mau uso do vocabulário em inglês. Equívocos deste tipo podem fazer com que as palavras percam sua verdadeira essência ou alterem completamente o sentido de nossas frases, o que pode gerar mal-entendidos em situações de comunicação mais formais.
No mundo da globalização em que vivemos, onde o inglês é amplamente falado e utilizado como meio de comunicação, a compreensão e utilização correta do vocabulário é essencial. Seja em contextos acadêmicos, empresariais ou até mesmo em viagens internacionais, uma comunicação eficaz é a chave para evitar complicações e garantir uma troca de informações bem-sucedida.
Para iniciar nossa investigação sobre esse fascinante aspecto da língua inglesa, sugiro que utilizem os seguintes recursos:
- The False Friends - British Council
- Lista de Falsos Cognatos (English Experts)
- Livro: Cognatos Verdadeiros e Falsos: semelhanças e diferenças em inglês e português, Autor: Francisco Gomes de Matos, Ed. Parábola, 2007.
Vamos explorar juntos este interessante aspecto da língua inglesa!
Atividade Prática
Título da Atividade: "The Game of 'False Friends'"
Objetivo do Projeto:
Desenvolver habilidades de compreensão e uso correto de "False Friends" na língua inglesa, reforçando a importância dessa habilidade na comunicação mundial e na evolução dos estudos dos alunos.
Descrição detalhada do Projeto:
O jogo de "False Friends" é uma atividade lúdica em grupo que visa estimular a colaboração entre os alunos e ao mesmo tempo ensinar sobre a importância dos "False Friends". Cada grupo de 3 a 5 alunos terá que pesquisar, criar e apresentar um jogo de tabuleiro que possa ser jogado por todos na sala de aula. O jogo deverá ser totalmente em inglês e baseado no conceito de "False Friends".
Os grupos deverão planejar o jogo elaborando regras, desenvolvendo materiais, escrevendo cartas de perguntas e respostas, etc. Tudo deve ser feito em inglês e focado em "False Friends". Durante esta fase, os alunos deverão pesquisar e selecionar pelo menos 30 exemplos de "False Friends" para serem incluídos no jogo.
Materiais Necessários:
- Papelão ou material similar para o tabuleiro de jogo.
- Cartolina, papel ou cartões para as perguntas e respostas.
- Marcadores, lápis de cor, canetas, etc. para a decoração do tabuleiro.
- Dados e peões para jogar.
Passo a Passo detalhado para a realização da Atividade:
- Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos.
- Pesquisem, discutam e selecionem pelo menos 30 exemplos de "False Friends" que serão utilizados no jogo.
- Planejem e desenhem o tabuleiro do jogo. Decidam quantos espaços terá no tabuleiro e como será o design.
- Elaborem as regras do jogo. Isso deve incluir como os jogadores avançam no tabuleiro, como as perguntas sobre "False Friends" serão apresentadas e como elas afetarão o progresso dos jogadores no jogo.
- Escrevam as perguntas e respostas sobre "False Friends" e preparem os cartões para o jogo. Cada cartão deve apresentar uma pergunta que faça o jogador pensar sobre o significado correto de um "False Friend".
- Montem e decorem o jogo de tabuleiro. Utilizem os materiais fornecidos para colorir e personalizar o tabuleiro, tornando-o visualmente interessante.
- Testem o jogo em seu grupo para garantir que as regras funcionem e que o jogo seja divertido.
- Apresentem o jogo finalizado para a classe. Cada grupo deve explicar as regras do jogo e então demonstrar como se joga.
Assim que todas as etapas do projeto prático forem concluídas, cada grupo deverá criar um relatório detalhado sobre o jogo e o processo de criação. O relatório deve conter:
- Introdução: Contextualize o tema "False Friends", ressalte sua relevância e aplicação no mundo real e, em seguida, apresente o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Descreva a pesquisa realizada sobre "False Friends", explique em detalhes o processo de criação do jogo em todas as suas etapas, indique a metodologia utilizada e, por fim, falem sobre os resultados obtidos.
- Conclusão: Retome os pontos principais abordados em seu trabalho, apresente os aprendizados adquiridos e as conclusões obtidas a partir do projeto.
- Bibliografia: Liste todas as fontes utilizadas para a realização do projeto, desde sites na internet até livros de referência.