Entrar

Projeto: Equação do Segundo Grau: Coeficientes | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT302'

Equação do Segundo Grau: Coeficientes

Objetivos

- Compreender o conceito de coeficientes em equações do segundo grau.

- Aprender a calcular a soma e o produto das raízes utilizando os coeficientes.

- Desenvolver habilidades de colaboração e comunicação para resolver problemas complexos.

- Identificar aplicações práticas das equações do segundo grau no mundo real.

- Utilizar tecnologia e ferramentas digitais para reforçar o aprendizado.

Você Sabia?

1.Você sabia? A equação do segundo grau pode ter diferentes 'personalidades' dependendo dos valores dos coeficientes. Algumas equações adoram ter duas raízes reais e iguais, enquanto outras não têm raízes reais e têm apenas raízes complexas! 

2.Equações do segundo grau no GPS? Sim! Essas equações estão no coração dos algoritmos GPS que ajudam a encontrar seu destino. Imagine, cada vez que você vai a algum lugar, está resolvendo 'pequenas' equações de segundo grau sem nem perceber! 

3.Equações e entretenimento? A matemática e o mundo do entretenimento têm em comum o uso de 'coeficientes' para brilhar nos palcos da ciência e do entretenimento! Vamos resolver aquelas equações! 濾

Contextualizando

 Imagine este contexto: Você é um(a) cientista/influenciador(a) virtual ultra hiperconectado(a), estrela das promoções online e guru da matemática. Vamos tomar um exemplo de um dia na sua vida:

Você está projetando um app de malhação e precisa otimizar as equações que calculam o progresso físico dos usuários. Como isso seria feito, você pergunta? Com a ajuda das equações do segundo grau e seus coeficientes mágicos! Cada valor (a, b, e c) que você ajusta muda o resultado das raízes, te levando a descobertas incríveis. 

No mundo real, essas equações são utilizadas em uma grande variedade de contextos. Desde o cálculo de trajetórias de foguetes , até a engenharia de pontes e viadutos, passando pelo desenvolvimento de algoritmos financeiros complexos . Quanto mais a fundo em seu conhecimento sobre coeficientes, mais você estará preparado para desafios práticos e, claro, aprontar grandes surpresas na sua vida digital! ️

Agora que você está ligado(a) nos conceitos básicos, prepare-se para mergulhar em um oceano de atividades super interativas onde é, literalmente, pegar essas equações de jeito e soltar alguns foguetes de criatividade digital no processo! Vamos lá? 

Atividade 1:  Eureka dos Coeficientes: Laboratório Interativo 

Descrição

Prepare-se para uma jornada incrível! A missão de vocês será criar um laboratório digital interativo que demonstre todos os mistérios dos coeficientes nas equações do segundo grau. Neste projeto, toda a turma vai se transformar em cientistas e influenciadores digitais ao mesmo tempo!  Vocês vão usar toda a criatividade, habilidades técnicas e o entendimento profundo dos coeficientes para criar uma experiência visual interativa que pode ser compartilhada online. A ideia é que outros alunos (e quem mais quiser, nas redes) possam aprender com os seus recursos e experimentos. Vamos desvendar juntos os segredos dos coeficientes? 

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet 

- Ferramentas de edição de vídeo ou imagem (Canva, InShot, etc.) 

- Plataformas tutoriais de criação de laboratórios virtuais (Google Sites, Wix, etc.) 

- Tabela com os diferentes cenários e testes a serem realizados 

- Caderno ou aplicativo de anotações para registrar os passos do experimento 

- Editor de códigos (opcional, para quem se arrisca no HTML e JavaScript) ‍

Passo a Passo

  • Brainstorm Inicial: Reúnam-se e discutam ideias para quais experiências querem realizar e quais formatos utilizar. Cada integrante deve trazer pelo menos uma sugestão de experiência. ✍️️
  • Divisão de Tarefas: Dividam a turma em subgrupos responsáveis por diferentes partes do laboratório (por exemplo, teoria, desenvolvimento do site, gravação dos vídeos, análise dos resultados, etc.). Usem ferramentas de organização como Google Docs, Trello, ou Notion. 
  • Criação do Conteúdo Visual: Escolham a melhor forma de representar seus resultados (gráficos, tabelas, ilustrações) e comecem a criá-los utilizando ferramentas como Canva ou InShot. ️
  • ️ Desenvolvimento do Site/Laboratório: Utilizem plataformas como Google Sites ou Wix para configurar o laboratório virtual. Cada subgrupo deve trabalhar em seu segmento, mas garantindo que tudo fique coeso e se conecte bem. ️
  • Gravação dos Vídeos Explicativos: Produzam vídeos curtos (2-3 minutos) explicando cada etapa dos experimentos. Caprichem na clareza, didática e na qualidade visual e de áudio. 
  • Análise e Documentação dos Resultados: Realizem os experimentos e anotem cuidadosamente cada etapa e resultado. Juntem tudo isso de forma organizada em um formato que possa ser compartilhado (tabelas, gráficos, descrições). ️
  • ️ Finalização do Laboratório Virtual: Revisem todo o conteúdo criado, ajustem detalhes e façam testes para garantir que tudo está funcionando corretamente. ️
  • Entrega e Apresentação: Compartilhem o laboratório e o vídeo-documento com a turma e, se possível, com outras pessoas interessadas. Preparem-se para uma apresentação ao vivo onde mostram os destaques e respondem perguntas. 

O Que Você Deve Entregar?

 O entregável final será um laboratório virtual interativo e um vídeo explicativo que apresente o processo de criação, os testes realizados e os resultados encontrados. Vocês devem dividir as seções do laboratório entre os membros do grupo, garantindo que toda a turma está envolvida e colaborando igualmente. Laboratório Virtual: ️ Crie um site ou página interativa que guiará os usuários por diferentes experimentos, demonstrando como os coeficientes afetam a soma e o produto das raízes. Inclua vídeos, gráficos, tabelas e explicações teóricas de cada passo. Vídeo-Documento:  Produza um vídeo de 10-15 minutos documentando o laboratório. Mostre como cada cenário foi montado, quais ferramentas foram utilizadas e os resultados obtidos. O vídeo deve ser envolvente e educativo, com bom áudio e visual caprichado. Programem uma apresentação de resultado para compartilhar com toda a turma e até mesmo online, se possível! 

Atividade 2:  Desafio Interativo: O Jogo dos Coeficientes 

Descrição

Parece que nossa turma se transformou em desenvolvedores de jogos!  O desafio agora é criar um super game interativo onde os jogadores precisam resolver equações do segundo grau para conseguir prosseguir na missão. A ideia é que, enquanto jogam, eles aprendam o conceito de coeficientes, de uma maneira envolvente e divertida. Vamos unir a teoria matemática com habilidades de programação e design para criar um jogo que vai virar febre na escola! A galera gamer vai adorar! ️

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet 

- Ferramentas de programação (Scratch, Python, etc.) 里‍

- Aplicativos de design de jogo (Tinkercad, Unity, etc.) 

- Papéis e canetas para rascunhos e planejamento ️

- Plataformas de compartilhamento de conteúdo (Google Classroom, etc.) ️

Passo a Passo

  1. Brainstorm Inicial: Reúnam-se para discutir ideias e definir qual tipo de jogo querem criar. Pode ser um jogo de plataforma, mistério ou quebra-cabeça! Cada integrante pode trazer um exemplo de um jogo que acha legal e discutirem como adaptar ao tema de coeficiente das equações do segundo grau. ✍️️
  2. Planejamento de Tarefas: Dividam as tarefas, como design de personagens, criação de cenários, programação, teste de usabilidade, etc. Utilizem ferramentas como Google Docs para organizar as tarefas. 
  3. Design dos Elementos do Jogo: Utilizem ferramentas de design para criar personagens, cenários, ícones e todos os elementos gráficos necessários. Caprichem no visual para deixar o jogo mais atraente. ️✏️
  4. ️ Desenvolvimento do Jogo: Utilizem plataformas como Scratch ou Unity para começar a programar o jogo. Iniciem com os elementos básicos e depois avancem para desafios mais complexos. ️
  5. Teste do Protótipo: Após desenvolver algumas fases do jogo, testem em grupo para identificar problemas e ajustar detalhes. Certifiquem-se de que o jogo está divertido e educativo! 里
  6. Documentação do Jogo: Criem um documento que explique cada fase do jogo, qual é a equação a ser resolvida, como os coeficientes são utilizados e qual é a solução. ️
  7. Gravação do Vídeo Demonstrativo: Preparem um vídeo curto (5-8 minutos) demonstrando as funcionalidades do jogo, como ele ensina sobre os coeficientes e qual é a lógica por trás dos desafios. 
  8. Entrega e Apresentação: Entreguem o jogo, a documentação e o vídeo para a turma e para outras turmas, se possível, e apresentem o projeto destacando os principais aprendizados e desafios. ️

O Que Você Deve Entregar?

 **O entregável final será um jogo interativo completo, com diversos níveis que apresentem diferentes situações em que os coeficientes das equações do segundo grau sejam protagonistas na resolução dos desafios. Cada nível deve incluir: Enunciado do Problema: 類 Texto ou missão clara com a equação a ser resolvida; Interface do Jogo:  Design interativo do nível no qual o jogador interage; Solução do Problema:  Passo a passo da resolução do nível, onde os coeficientes são utilizados; Feedback de Aprendizado:  Explicações sobre a resolução do problema, destacando o papel dos coeficientes. Os alunos devem apresentar o jogo como um todo e documentar os códigos utilizados, além de gravar um vídeo curto demonstrando como o jogo funciona e como ele ensina sobre coeficientes. 

Atividade 3:  Show de Talentos Matemáticos: Esquete Interativa dos Coeficientes! ✨

Descrição

Prepare-se para soltar a criatividade total! Nesta atividade, a turma vai se transformar em um estúdio de teatro digital para criar uma esquete interativa que explique e demonstre o uso dos coeficientes nas equações do segundo grau. A missão é criar uma apresentação teatral gravada, onde cada equipe aborda uma faceta específica dos coeficientes de maneira divertida e clara. Vamos misturar matemática com muito humor e talento artístico para que todos possam aprender brincando! 

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet 

- Ferramentas de edição de vídeo (CapCut, iMovie, etc.) 

- Aplicativos de criação de conteúdo gráfico (Canva, InShot, etc.) 

- Roupas e objetos de cena para as gravações 痢

- Plataformas de compartilhamento de conteúdo (Google Classroom, etc.) 

- Materiais de escrita como papel, caneta e post-its para rascunhos ️️

Passo a Passo

  1. Brainstorm e Planejamento: Reúnam-se para discutir as ideias para a esquete. Cada pessoa deve contribuir com sugestões, e o grupo define um roteiro básico junto. ✍️️
  2. Escolha de Cenários e Figurinos: Decidam quais serão os cenários e como cada personagem vai se vestir. Verifiquem os materiais disponíveis e improvise conforme necessário. 梨
  3. Design dos Personagens e Cenários: Utilizem ferramentas de design para criar os personagens, cenários e objetos necessários. Caprichem no visual para que a apresentação fique bonita e atraente. ️
  4. Filmagem: Filmem as cenas de acordo com o roteiro. Certifiquem-se que tudo está bem iluminado e audível. Façam várias tomadas e escolham as melhores. ️
  5. Edição do Vídeo: Utilizem ferramentas de edição para juntar as cenas, adicionar efeitos especiais, música de fundo e produzir um vídeo coeso e divertido. Caprichem na clareza e na qualidade do áudio e do vídeo. ️
  6. ️ Aplicação de Feedbacks: Depois de uma revisão inicial, discutam pontos de melhoria e façam as correções necessárias. Garantam que o vídeo final seja impactante e educativo. 
  7. Entrega: Após finalizar o vídeo, carreguem em uma plataforma de compartilhamento (YouTube, Google Drive, etc.), dividam o link com a turma e preparem uma apresentação ao vivo para que possam compartilhar o vídeo e responder perguntas. 
  8. Interatividade Digital: Preparem uma sessão de perguntas ao vivo para a turma assistir e participar. Isso pode ser feito através de chats ao vivo em aplicativos ou mesmo em uma plataforma de videochamada (Google Meet, Zoom, etc.). ️️

O Que Você Deve Entregar?

 **O entregável final será uma teatral esquete digital interativa gravada em vídeo e diretamente carregada em uma plataforma como YouTube ou Google Drive. A apresentação deve: Incluir uma introdução criativa ao tema abordado;  Apresentar os conceitos de coeficientes, suas funções e aplicações de maneira clara e divertida;  Apresentar exemplos práticos de cálculo da soma e produto das raízes;  Finalizar com uma seção interativa de perguntas feitas para a turma! 樂 Toda a turma deve se envolver, e cada membro deve ser responsável por uma parte específica, seja atuando, filmando, editando, ou desenhando. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies