Contextualização
As funções são uma ferramenta matemática extremamente útil e versátil, aplicada em diversas áreas do conhecimento como física, economia, biologia, computação e muitas outras. Uma função é uma relação que associa a cada elemento de um conjunto A (o domínio) exatamente um elemento de um conjunto B (o contradomínio). No entanto, é importante notar que nem todos os elementos do contradomínio necessariamente estão relacionados com algum elemento do domínio. Aqueles que estão, formam a imagem da função.
Em termos mais práticos, o domínio da função é o conjunto de todos os possíveis valores de entrada (x), o contradomínio é o conjunto onde a saída (f(x)) pode potencialmente residir, e a imagem é o conjunto de todos os valores reais que a função atinge.
Compreender os conceitos de imagem e contradomínio de uma função é essencial para efetivamente usar e interpretar funções tanto na matemática quanto em suas aplicações. Permite-nos entender os limites e as possibilidades da função, reduzindo erros de interpretação e abrindo caminho para análises mais complexas e detalhadas.
Introdução
Neste projeto, vamos explorar mais aprofundadamente os conceitos de função, contradomínio e imagem. Vamos aprender a distinguir entre contradomínio e imagem, e a calcular a imagem de uma função. Além disso, vamos explorar como as funções desempenham um papel central em diversas disciplinas além da matemática, como física e economia.
Além do estudo teórico, o projeto também conta com uma atividade prática empolgante que vai instigar a criatividade e o espírito de colaboração dos participantes. Além disso, na elaboração do relatório final, os estudantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de pesquisa, escrita científica e gestão de tempo.
O projeto é baseado nos seguintes recursos que fornecem um bom embasamento teórico:
- Livro "Fundamentos de Matemática Elementar Volume 1: Conjuntos, Funções" - Gelson Iezzi.
- Videoaulas do canal "Matemática Rio com Prof Rafael Procopio" no YouTube (Observação: as videoaulas são em português e abordam o tema de funções de forma simples e direta).
- Site "Brasil Escola" na seção dedicada a matemática, que contém uma variedade de artigos sobre o tema e exercícios resolvidos.
- Plataforma "Khan Academy" que apresenta uma série de aulas e exercícios interativos sobre funções.
A combinação desses recursos irá fornecer aos alunos uma compreensão sólida dos conceitos e teorias necessários para concluir o projeto.
Atividade Prática
Título da atividade: "Funções em Ação: Explorando Contra Domínio e Imagem"
Objetivo do projeto:
- Compreender os conceitos de função, contradomínio e imagem.
- Saber calcular a imagem de determinada função.
- Verificar quando o contra domínio é igual a imagem.
- Aprimorar a habilidade de colaboração e comunicação entre os membros da equipe.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e aplicação de conceitos teóricos em problemas práticos.
- Estimular o pensamento analítico e crítico através da interpretação e análise de resultados.
Descrição detalhada do projeto:
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, explorarão o tema proposto a partir da elaboração e resolução de problemas práticos relacionados ao tema de "Função - Contradomínio e Imagem". Os grupos devem criar um portfólio que inclua a parte teórica (fundamentação, exemplo de problema e resolução) e prática (problema criado e resolvido pelo grupo, com explicação detalhada das etapas e conclusões).
Além disso, para tornar o projeto interdisciplinar, os alunos devem escolher uma aplicação real do conceito de funções em outra disciplina (ex: física, economia, química) e explicar como o uso de funções, especificamente o entendimento de contra domínio e imagem, é necessário para resolver problemas práticos nessa área.
O projeto terá uma duração de duas semanas, onde cada aluno deverá dedicar pelo menos doze horas ao projeto.
Materiais necessários:
- Livros de matemática e/ou fontes online confiáveis para estudo e fundamentação teórica.
- Papel e caneta para anotações e resolução de problemas.
- Computador com acesso à internet para pesquisa e elaboração do relatório final.
- Software de edição de texto para elaboração do relatório final (ex: Microsoft Word, Google Docs).
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
-
Estudo individual e em grupo do conceito de função, contradomínio e imagem utilizando os recursos recomendados. Cada aluno deve fazer suas anotações e todos devem contribuir com suas dúvidas e observações para construir um entendimento coletivo.
-
Depois de compreenderem os conceitos, os alunos devem se reunir e criar um problema matemático exemplificando a aplicação desses conceitos. A resolução do problema deve ser detalhada, mostrando todos os passos e justificando-os com a teoria estudada.
-
O grupo deve, então, criar um problema original que envolva o conceito de funções, contradomínio e imagem. A resolução do problema também deve ser detalhada.
-
Para incorporar a interdisciplinaridade, os alunos devem escolher uma disciplina e um problema prático onde o conceito de funções é aplicado. Eles devem explicar como a função contribui para a solução e como o entendimento de contradomínio e imagem é crucial.
-
Os alunos devem registrar todas as etapas do projeto, suas anotações, problemas, resoluções e discussões em um portfólio final.
-
Por último, os alunos devem escrever um relatório em formato de artigo científico contendo:
- Introdução: Contextualização, relevância e aplicação do tema; objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Explicação das teorias estudadas, descrição detalhada da atividade com metodologia utilizada; apresentação e discussão dos resultados.
- Conclusão: Retomada dos pontos principais e conclusões sobre o projeto.
- Bibliografia: Referências bibliográficas utilizadas.
-
O grupo deve revisar o portfólio e o relatório para garantir que todos os aspectos do projeto foram abordados e que o trabalho está bem escrito e formatado.
Entregas do projeto
-
Portfólio com todo o processo de estudo e resolução dos problemas, incluindo anotações individuais e em grupo, problemas criados e resolvidos, aplicação interdisciplinar e discussões.
-
Relatório em formato de artigo científico, descrevendo a experiência do grupo no projeto, as teorias estudadas, o método utilizado e as conclusões sobre o projeto.
As entregas do projeto são interconectadas. A elaboração do portfólio apoia a construção do reportação final ao fornecer um registo do processo de aprendizagem e desenvolvimento do projeto. O relatório final, por outro lado, utiliza as informações do portfólio para explicar de forma estruturada e detalhada os conceitos estudados, as atividades realizadas, os resultados obtidos e o significado desses resultados.
Para produzir o relatório, os alunos devem seguir as instruções para a elaboração de um artigo científico. A introdução deve apresentar de forma sucinta o tema e o objetivo do projeto. O desenvolvimento deve descrever a teoria estudada, a metodologia utilizada, as atividades realizadas e os resultados obtidos. A conclusão deve retomar os pontos principais e explicar o que foi aprendido, as dificuldades encontradas e como foram superadas. A bibliografia deve referenciar todas as fontes de informação utilizadas no projeto.