Entrar

Projeto: Tangenciando a Aventura

Matemática

Original Teachy

Polígonos: Circunscritos

Contextualização

Introdução Teórica

Polígonos são formas geométricas planas que são formadas por três ou mais lados. Quando cada um desses lados está tangenciando uma circunferência, isto é, tocando a circunferência em apenas um ponto, chamamos de polígono circunscrito. Polígonos circunscritos apresentam uma profundidade de conceitos matemáticos que vão muito além do básico, e vamos explorar alguns deles neste projeto.

O estudo dos polígonos circunscritos envolve a compreensão de tópicos como a distância entre pontos, o conceito de tangência e o cálculo da área e do perímetro de um polígono. É importante o entender que, em um polígono circunscrito, o raio da circunferência está diretamente relacionado ao comprimento do lado do polígono.

Além disso, ao analisar polígonos com um grande número de lados, aperfeiçoamos nossa compreensão do que é o número π (Pi), que é extremamente importante em muitos ramos da matemática. Essa abordagem para a compreensão do π é conhecida como método de exaustão, uma técnica de cálculo antiga usada para encontrar a área e o volume de figuras.

Contextualização

A matemática, particularmente a geometria, desempenha um papel crucial no mundo em que vivemos, e o conhecimento de polígonos circunscritos não é uma exceção. Este tópico é empregado em uma variedade de campos, incluindo engenharia, arquitetura, design de produto e até mesmo em jogos de vídeo.

Por exemplo, engenheiros spacial utilizam conceitos de polígonos circunscritos para otimizar designs de veículos espaciais, os quais terão que suportar a reentrada na atmosfera da Terra. Na arquitetura, a técnica da construção com cúpulas geodésicas, popularizada por Buckminster Fuller, usa polígonos circunscritos para criar estruturas altamente eficientes e resistentes.

Tópicos de pesquisa sugeridos para aprofundamento do conteúdo:

Atividade Prática

Título da Atividade: Tangenciando a Aventura

Objetivo do Projeto:

Este projeto visa proporcionar aos alunos a oportunidade de:

  1. Conhecer profundamente o conceito de polígonos circunscritos.
  2. Aplicar o conhecimento de geometria para resolver problemas do mundo real.
  3. Integrar matemática com habilidades de design e criatividade.
  4. Desenvolver habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, comunicação e gerenciamento de tempo.

Descrição Detalhada do Projeto:

Neste projeto, os grupos de estudantes serão desafiados a planejar e construir uma estrutura de cúpula poligonal circunscrita usando canudos e fita adesiva. Esta atividade envolverá os princípios de polígonos circunscritos, a aplicação prática de conceitos matemáticos, o desenvolvimento de habilidades de design arquitetônico e criatividade.

Materiais Necessários:

  • Canudos
  • Fita adesiva
  • Régua
  • Calculadora
  • Papel e caneta para os cálculos

Passo a Passo:

  1. O primeiro passo deste projeto é a revisão teórica dos conceitos sobre os polígonos circunscritos. Os estudantes deverão pesquisar e fazer uma apresentação para o grupo sobre o tema. Eles devem identificar as propriedades dos polígonos circunscritos e aprender como elas se aplicam no mundo real.

  2. Em seguida, os estudantes farão o planejamento da sua cúpula. Este planejamento deve envolver cálculos matemáticos para determinar quantos canudos e quanto de fita serão necessários, e o desenho da cúpula em papel.

  3. Posteriormente, os estudantes irão construir a cúpula, usando canudos para representar os lados dos polígonos e fita adesiva para fixá-los. Eles devem usar os conhecimentos aprendidos sobre polígonos circunscritos para garantir que todos os lados dos polígonos tangenciem a circunferência imaginária da cúpula.

  4. Por fim, cada grupo fará uma apresentação da sua cúpula para a classe, explicando os conceitos matemáticos utilizados, os desafios encontrados e como os superaram.

Entregas do Projeto:

No final do projeto, os alunos devem entregar a cúpula física, juntamente com um relatório escrito que detalha o processo de criação e os conceitos aprendidos.

  • Introdução: O relatório deve iniciar com uma introdução ao conceito de polígonos circunscritos, enfatizando sua relevância em aplicações do mundo real e o objetivo deste projeto.

  • Desenvolvimento: O relatório deve relatar a teoria abordada no projeto, explicar a atividade em detalhes, e apresentar e discutir os resultados obtidos.

  • Conclusões: O relatório deve terminar com uma conclusão retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

  • Bibliografia: Ao final, o relatório deve conter as referências bibliográficas utilizadas na pesquisa e execução do projeto.

O relatório deve demonstrar um entendimento claro do conceito de polígonos circunscritos, bem como a aplicação desse conceito na construção da cúpula. Deve também refletir a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe, resolver problemas e pensar de forma criativa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies