Entrar

Projeto: A Magia do /J/ e do /G/

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Fonema: Representado por J ou G

Contextualização

Os fonemas são a menor unidade de som que podemos perceber e que, na língua portuguesa, estão relacionados à escrita, ou seja, à grafia das palavras. Em particular, o fonema /!/ é muito relevante e pode ser representado pelas letras 'J' ou 'G'. No entanto, escolher a letra correta para representar o fonema /!/ pode ser um desafio, pois depende do contexto linguístico em que a palavra é usada e da origem da palavra na língua portuguesa.

O entendimento dessa parte da gramática é fundamental para a capacidade de escrever corretamente e de maneira articulada em português. Saber quando usar 'J' e 'G' para representar o fonema /!/ permite um maior domínio do idioma, aumenta a precisão na comunicação escrita e melhora a capacidade de ler e interpretar textos.

Esse tópico é tão importante que em muitos contextos além da escola, como por exemplo na escrita profissional e acadêmica, a habilidade de usar a ortografia correta é essencial. Em todas essas situações, a prática correta da ortografia pode significar diferença entre ser compreendido ou não, ter seu trabalho ou candidatura levados a sério ou não, e até mesmo conseguir um emprego ou não.

Considerando isso, neste projeto vamos explorar e entender melhor quando usar 'J' e 'G' para representar o fonema /!/ em palavras na língua portuguesa. Vamos desenvolver atividades práticas e divertidas para aprender essas regras e aplicá-las corretamente no dia a dia.

Sugerimos a consulta dos seguintes recursos para aprofundar e fundamentar o tema:

  1. Livro: Cunha, C. e Cintra, L. (2017). Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon.
  2. Website de aprendizagem de línguas: Brasil Escola - visite a seção de gramática para explorar mais sobre fonemas e ortografia.
  3. Vídeo: YouTube - um vídeo interessante que explica o uso de 'J' e 'G' no português.

Atividade Prática: "A Magia do /J/ e do /G/!"

Objetivo do projeto

O principal objetivo deste projeto é entender quando usar 'J' e 'G' para representar o fonema /!/ em palavras na língua portuguesa, através de atividades lúdicas e interessantes que incentivem a colaboração, o pensamento criativo e o gerenciamento de tempo.

Descrição detalhada

Neste projeto, os grupos de alunos serão desafiados a criar uma apresentação teatral na qual as regras de uso do 'J' e do 'G' para representar o fonema /!/ serão destacadas e demonstradas de maneira criativa e lúdica.

Cada grupo deverá desenvolver um roteiro para a sua peça teatral, onde personagens, locais ou objetos representados começam ou contêm o som do /!/ e o nome destas entidades deve ser ortografado corretamente, com o 'J' ou o 'G', conforme apropriado.

Os grupos também serão encarregados de criar um pôster visualmente atraente, que destaque as regras para o uso do 'J' e do 'G' para representar o fonema /!/ em palavras na língua portuguesa.

Materiais necessários

Para executar este projeto, os alunos precisarão dos seguintes materiais:

  • Papel e canetas para escrever o roteiro da peça
  • Materiais para produzir os figurinos do teatro (tecidos, papel, etc.)
  • Materiais para a criação do pôster (papel grande, lápis de cor, marcadores, etc.)
  • Acesso à Internet para pesquisar as regras de uso de 'J' e 'G'

Descrição passo-a-passo

  1. Forme grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Pesquise e estude sobre o uso de 'J' e 'G' para representar o fonema /!/ em palavras na língua portuguesa.
  3. Crie um roteiro para a peça teatral, destacando as regras do uso de 'J' e 'G'. Lembre-se de incorporar personagens, locais ou objetos que comecem ou contenham o som do /!/ em seus nomes.
  4. Crie figurinos e cenário para a sua peça teatral.
  5. Desenvolva um pôster que explique as regras para o uso do 'J' e do 'G'.
  6. Ensaiem e realizem a peça teatral para a classe.
  7. Apresente seu pôster à classe, explicando as regras que você aprendeu.

Entregas do Projeto

Após a conclusão do projeto, o grupo deverá:

  • Apresentar a peça teatral para a classe
  • Apresentar o pôster ao professor e à classe
  • Redigir um documento escrito que será composto pelos tópicos: Introdução (contexto da relevância do tema e o objetivo do projeto), Desenvolvimento (teoria do tema do projeto, descrição detalhada da atividade, metodologia utilizada e os resultados obtidos), Conclusão (apresentação dos aprendizados obtidos, conclusões sobre o projeto) e Bibliografia utilizada.

O documento escrito deve ser claro, bem estruturado e refletir todo o trabalho feito durante o projeto. Ele complementará o que foi trabalhado nas apresentações teatrais e nos pôsteres, sendo uma ferramenta essencial para solidificar o aprendizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies