Contextualização
A acentuação gráfica é um dos aspectos mais importantes da língua portuguesa escrita. No processo de ensino e aprendizagem, seu domínio é fundamental para a formação de bons leitores e escritores. Ela é uma ferramenta utilizada para marcar a tonicidade de uma palavra e desempenha um papel essencial na regulação da pronúncia correta, na compreensão dos significados das palavras e frases e, consequentemente, na construção de textos coerentes e coesos.
Muitas vezes, uma acentuação gráfica mal colocada pode gerar maus entendidos na interpretação de um texto. Imagine, por exemplo, um convite para uma festa que diz: "NÃO PODEMOS ESPERAR PARA COMEMORAR". Mas, na verdade, o autor queria dizer: "NÃO, PODEMOS ESPERAR PARA COMEMORAR", indicando que a festa foi adiada. A ausência da vírgula alterou completamente o sentido da mensagem.
Assim, a acentuação é essencial não só para evitar erros de escrita, mas também para garantir a clareza e efetividade da comunicação. Ela nos ajuda a transmitir corretamente nossas intenções, sentimentos e pensamentos. Por isso, é essencial aprender e dominar as regras de acentuação gráfica na língua portuguesa.
Introdução
A língua portuguesa possui regras de acentuação gráfica definidas. Elas nos guiam sobre como e quando usar os diferentes acentos: agudo (´
), grave (
), circunflexo (^
), til (~
) e trema (¨
). Apesar de o último ter sido abolido do português do Brasil com o último acordo ortográfico, ainda pode ser encontrado em textos antigos e por isso também será abordado neste projeto.
Os acentos servem para marcar a vogal tônica de uma palavra (aquela que é pronunciada com mais força), indicar a separação de vogais em uma sequência (hiato) ou o encontro de duas vogais que formam um só som (ditongo), e determinar a pronúncia correta de uma palavra. Também existem casos especiais, como o uso do til para indicar a nasalização de algumas vogais.
As regras de acentuação gráfica podem parecer complicadas à primeira vista, pois existem muitos detalhes a serem observados. No entanto, com prática e atenção, é possível se familiarizar com elas e incorporá-las ao nosso repertório de escrita.
Atividade Prática
Título da atividade: Acentuando o Caminho
Objetivo do Projeto:
O objetivo desta atividade é, por meio de uma abordagem lúdica, praticar e consolidar as regras de acentuação gráfica em português. Os alunos vão criar um jogo de tabuleiro centrado em perguntas sobre a acentuação de palavras.
Descrição detalhada do projeto:
Os grupos de 3 a 5 alunos serão desafiados a desenvolver um jogo de tabuleiro com o tema "Regras de acentuação gráfica". O jogo deve conter um tabuleiro e cartas. As cartas devem apresentar palavras sem acento, e os jogadores devem aplicar as regras de acentuação gráfica para avançar no jogo. O tabuleiro deve ser criativo e envolvente, representando diferentes conceitos de acentuação gráfica.
Materiais necessários:
- Papelão para o tabuleiro
- Cartolina colorida para as cartas
- Canetinhas, lápis de cor
- Dicionários ou acesso à internet para referência
- Tesoura, cola
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
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Os grupos devem começar pesquisando as regras de acentuação gráfica, incluindo acento agudo, grave, circunflexo, til, e trema.
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Em seguida, os alunos devem criar as cartas do jogo. Cada carta deve apresentar uma palavra sem acento. As palavras devem ser escolhidas de forma a representar diferentes regras de acentuação. As respostas corretas (as palavras com acentos corretos) devem ser escritas no verso das cartas.
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O tabuleiro deve ser dividido em diferentes seções que representam as regras de acentuação gráfica. Por exemplo, pode haver uma trilha que passa por diferentes "terrenos" representando as regras para o acento agudo, o acento circunflexo, o acento grave, o til e o trema.
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Uma vez que o jogo está pronto, os grupos devem jogá-lo para testar se as regras são claras e se o jogo é desafiador e divertido. Eles podem fazer ajustes conforme necessário.
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Após a conclusão do jogo, cada grupo deve escrever um manual explicando as regras do jogo, a forma de jogar e os objetivos.
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Por fim, cada grupo deverá apresentar seu jogo para a classe, explicando o seu processo de criação, as regras do jogo e como ele ajuda a aprender e pratica as regras de acentuação gráfica.
Entregas do Projeto:
Os alunos devem entregar o jogo de tabuleiro completo junto com as cartas e o manual do jogo.
Além disso, deve ser escrito um relatório que contém:
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Introdução: Uma explicação da relevância das regras de acentuação gráfica em português e o propósito do projeto.
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Desenvolvimento: Uma discussão detalhada sobre as diferentes regras de acentuação gráfica, com exemplos. A descrição do projeto, incluindo o processo de criação do jogo, as decisões tomadas e os desafios encontrados. Os alunos devem explicar as regras do jogo, como se joga e como o jogo ajuda a aprender e praticar as regras de acentuação gráfica. Eles também devem discutir a efetividade do jogo em termos de aprendizagem e diversão.
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Conclusão: Uma reflexão sobre a experiência, o que eles aprenderam sobre as regras de acentuação gráfica e sobre trabalho em equipe.
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Bibliografia: As fontes utilizadas para pesquisa, incluindo livros, páginas da web e vídeos.
Os alunos devem se esforçar para aplicar corretamente as regras de acentuação gráfica na redação do relatório, visto que essa é uma parte essencial do aprendizado e da avaliação do projeto.