Contextualização
A leitura é uma habilidade essencial para a vida cotidiana. Ela permite que tenhamos acesso a uma infinidade de informações, ideias e conhecimentos. Além disso, a leitura nos ajuda a desenvolver habilidades, tais como a de interpretar e compreender textos, e a de expressar nossas próprias ideias de maneira coerente e clara.
Um aspecto fundamental da leitura é a definição de seus objetivos. Por que lemos um texto? O que esperamos obter dele? Essas questões definem a maneira como abordamos um texto e a profundidade com que o interpretamos. Se estamos lendo por prazer, podemos não desejar ir além da superfície do texto. Mas se estamos lendo para pesquisa ou estudo, é provável que precisemos explorar o texto mais profundamente, o que envolve habilidades como identificar argumentos, analisar evidências, compreender a estrutura do texto, entre outros.
Introdução
O projeto "Objetivos para a leitura" objetiva explorar essa competência fundamental para a linguagem e a comunicação. Nele, os alunos terão a oportunidade de investigar os diferentes objetivos que podem estar por trás da leitura de um texto e as diferentes formas de abordar a leitura, de acordo com esses objetivos.
A leitura é uma atividade que pode ser abordada de várias maneiras. Quando lemos, podemos ter diferentes objetivos: entender um conceito, formar uma opinião, encontrar informações específicas, aprender algo novo, entre outros. Cada objetivo requer uma abordagem diferente de leitura, e compreender isso é crucial para se tornar um leitor eficaz.
Este projeto visa a aprimorar a compreensão dos alunos sobre os diferentes objetivos da leitura e as estratégias de leitura associadas a esses objetivos. Dessa forma, esperamos que os alunos se tornem leitores mais habilidosos, capazes de abordar diferentes tipos de texto de maneira eficaz, seja no contexto acadêmico ou no cotidiano.
Atividade Prática
Título da Atividade: Caça ao Tesouro Literário
Objetivo do Projeto
O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda dos diferentes objetivos da leitura. O objetivo é que os alunos percebam que a maneira como abordamos um texto pode mudar de acordo com o que estamos tentando obter dele. Ao final do projeto, os alunos devem ser capazes de identificar os diferentes objetivos da leitura e associar esses objetivos a diferentes estratégias de leitura.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por escolher um livro (previamente aprovado pelo professor) para ser a base do projeto. A partir do livro escolhido, os grupos desenvolverão uma série de questões e desafios que os outros grupos terão que resolver. Esses desafios devem ser projetados de tal maneira que quem os resolver necessite aplicar diferentes estratégias de leitura e alcançar diferentes objetivos de leitura.
Materiais Necessários
- Livros (um por grupo)
- Papel e caneta para a elaboração das questões e desafios
- Computadores ou tablets para pesquisa (se necessário)
Passo a Passo Detalhado
1. Formação dos Grupos e Escolha do Livro
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um livro para ser a base do seu desafio. O livro deverá ser aprovado pelo professor.
2. Leitura e Criação dos Desafios
Os alunos farão a leitura do livro escolhido e a partir dele criarão uma serie de questões e desafios. Cada questão ou desafio deve estar associado a um objetivo específico de leitura (por exemplo, identificar a tese do autor, resumir a argumentação principal, localizar informações específicas, etc.) e ser classificado em termos de dificuldade (fácil, médio, difícil).
3. Troca de Desafios
Depois de criar as questões e desafios, os grupos trocarão seus livros e desafios entre si. Cada grupo terá que resolver o desafio apresentado pelo grupo anterior.
4. Resolução de Desafios e Avaliação
Os grupos resolverão o desafio proposto, aplicando diferentes estratégias de leitura para resolver cada questão, de acordo com o objetivo de leitura associado à questão.
5. Apresentação dos Resultados
Ao final do prazo, cada grupo apresentará seus resultados em uma reunião de classe. Cada grupo terá que explicar como abordou cada questão, que estratégias de leitura utilizou e por quê, e o que aprendeu com a experiência.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo deverá apresentar:
-
Relatório escrito: O relatório deverá detalhar a experiência do grupo, desde a escolha do livro, a criação dos desafios, a resolução do desafio proposto pelo outro grupo e a avaliação da experiência. O relatório deve ser estruturado em quatro partes principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
- Na introdução, os alunos devem contextualizar o tema do projeto, explicar sua relevância e aplicação no mundo real e apresentar o objetivo do projeto.
- No desenvolvimento, os alunos devem apresentar de forma detalhada a teoria por trás do objetivo da leitura, explicar a atividade realizada, a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Na conclusão, o grupo deve refletir sobre os aprendizados obtidos, retomando seus pontos principais, e explicitar as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Na bibliografia, o grupo deve indicar as fontes que embasaram o trabalho no projeto como os livros escolhidos para elaboração e resolução do desafio, sites consultados, vídeos assistidos etc.
-
Apresentação Oral: os resultados do projeto serão apresentados oralmente. Isso incluirá uma explicação das questões e desafios criados, das estratégias usadas na resolução do desafio proposto pelo outro grupo e das lições aprendidas ao longo do projeto.