Contextualização
A leitura é uma capacidade elementar do ser humano. Desenvolver essa habilidade é fundamental para o funcionamento eficaz na sociedade atual. Com o advento da tecnologia da informação, estamos cada vez mais cercados por informações escritas em vários formatos: livros, artigos, blogs, postagens em redes sociais, etc. A leitura oferece inúmeras vantagens como o aumento do vocabulário, melhora na escrita, conhecimento, entre outros.
Para aproveitar ao máximo essas vantagens, precisamos entender os objetivos da leitura. Estes são amplamente disseminados em quatro principais: leitura literal, inferencial, crítica e apreciativa. Com cada tipo de leitura, visamos a um objetivo diferente, que pode ser desde uma mera assimilação de fatos até uma análise complexa e uma avaliação crítica do texto.
Introdução
A leitura literal é o primeiro nível de compreensão e envolve a compreensão direta e explícita das informações do texto. A leitura inferencial, por outro lado, vai além do que está escrito no texto e requer que o leitor faça conexões entre o que já sabe e as informações novas fornecidas pelo texto.
A leitura crítica é uma habilidade mais sofisticada que envolve avaliação e julgamento. Esta leitura permite que os leitores formem opiniões sobre a informação no texto e a avaliem para determinar a beleza, a verdade, a validade entre outros. E por fim, temos a leitura apreciativa, que é a habilidade de apreciar o texto por suas qualidades estéticas, literárias, emocionais, ou outras.
Embora cada tipo de leitura seja único e tenha seu próprio conjunto de habilidades, estratégias e processos, todos eles estão interrelacionados e se sobrepõem de maneiras diversas. Portanto, para ser um leitor eficaz, é importante dominar todos esses quatro tipos de objetivos de leitura.
Atividade Prática - "Da Literalidade à Criticidade: Navegando pelos Objetivos da Leitura"
Objetivos do Projeto
O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e compreender em profundidade os quatro tipos de objetivos de leitura: literal, inferencial, crítica e apreciativa. Os alunos irão, em grupos, abordar todos esses aspectos da leitura através de uma jornada lúdica e criativa.
Descrição Detalhada do Projeto
O projeto será baseado na leitura de um livro escolhido pelo grupo, preferencialmente uma obra literária de reconhecido mérito, de modo a envolver a disciplina de Literatura no projeto, além do Português.
As tarefas serão divididas em quatro etapas principais que irão representar cada objetivo de leitura. Os alunos irão criar um "Mapa da Leitura" de sua jornada, onde registrarão suas descobertas, reflexões e criatividades em cada etapa.
Materiais Necessários
- Um livro escolhido pelo grupo;
- Papel grande para criar o "Mapa da Leitura";
- Materiais de escrita e pintura como canetas, lápis de cor, marcadores etc.;
- Acesso à internet para pesquisas complementares;
- Materiais diversos para confecção de material adicional como cartazes, quadros, etc.
Passo a Passo Detalhado
Etapa 1 - Leitura Literal: Em grupo, os alunos devem ler o livro escolhido e discutir as informações explícitas do texto. Em seguida, devem registrar essas informações no "Mapa da Leitura".
Etapa 2 - Leitura Inferencial: Os alunos devem novamente revisitar o livro, desta vez, buscando entender as informações implícitas, as entrelinhas. Devem discutir e registrar suas inferências no "Mapa da Leitura".
Etapa 3 - Leitura Crítica: Agora, os alunos devem avaliar e formar opiniões sobre as informações do texto. Deverão discutir os pontos fortes e fracos, os personagens, o enredo, as ideias do autor, entre outros. Deverão, ainda, contrastar opiniões e chegar a conclusões grupais que serão registradas no "Mapa da Leitura".
Etapa 4 - Leitura Apreciativa: Finalmente, os alunos devem apreciar a obra por suas qualidades literárias, éticas e estéticas, registrando suas apreciações em forma de resenhas, poemas, desenhos etc., no "Mapa da Leitura".
Relatório Final: Após a conclusão do "Mapa da Leitura", cada grupo deve preparar um relatório detalhado da jornada, que irá conter a Introdução (contextualização do projeto, relevância e objetivos), Desenvolvimento (metodologia utilizada, atividades realizadas, resultados obtidos), Conclusões (principais aprendizados, desafios enfrentados, sugestões para melhorias) e Bibliografia (fontes consultadas).
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar o "Mapa da Leitura", que será um registro físico de sua jornada de leitura, explorando os quatro objetivos da leitura. Além disso, deverão entregar um relatório escrito que documenta de forma detalhada a trajetória do projeto.
Esse relatório não apenas recapitulará as descobertas e reflexões contidas no "Mapa da Leitura", mas também discutirá os processos, desafios e aprendizados que aconteceram ao longo da realização do projeto. Assim, o documento escrito e o "Mapa da Leitura" estarão intrinsecamente conectados, com o documento escrito explicando e contextualizando o conteúdo do mapa.
A atividade deve ser realizada em grupos de 3 a 5 alunos e deve durar aproximadamente 12 horas para cada aluno participante, somando o tempo de leitura, discussão em grupo, elaboração do "Mapa da Leitura" e redação do relatório.
Através dessa atividade, os alunos aprenderão a identificar e aplicar diferentes objetivos de leitura, a colaborar eficazmente e a expressar suas ideias de maneira clara, lógica e criativa, principalmente através da redação do relatório que é uma etapa crucial do projeto.