Entrar

Projeto: Decifrando as Referências Situacionais

Português

Original Teachy

'EM13LGG102'

Referência Situacional

Introdução

A Referência Situacional é um conceito importante no universo da língua portuguesa, e tem como base o entendimento de que toda comunicação ocorre dentro de um contexto específico, que pode influenciar tanto a maneira como as mensagens são transmitidas, quanto a forma como são interpretadas.

A Referência Situacional envolve aspectos como o ambiente onde a comunicação é feita, o tempo e o espaço, a relação entre os interlocutores, o propósito da interação, entre outros. Em resumo, qualquer fator externo que possa influenciar a comunicação é considerado parte da Referência Situacional.

Compreender a referência situacional é crucial para a interpretação apropriada de textos e discursos, e é um elemento-chave na análise linguística. A referência situacional pode mudar completamente o entendimento de uma determinada mensagem, pois as palavras podem ganhar diferentes significados dependendo do contexto em que estão inseridas.

Contextualização

A referência situacional é um elemento fundamental em qualquer tipo de comunicação. Desde uma simples conversa entre amigos até um discurso político, o contexto no qual as palavras são proferidas pode alterar completamente o seu significado. Portanto, ter a habilidade de identificar e compreender a referência situacional de um texto é um recurso valioso para uma eficaz comunicação.

No mundo atual, onde estamos constantemente nos comunicando nas mais diversas plataformas e meios, a capacidade de interpretar corretamente a referência situacional é ainda mais relevante. Ela nos capacita a compreender as sutilezas e nuances nas conversas, permitindo uma comunicação mais eficiente e efetiva.

A seguir, são sugeridos alguns recursos confiáveis para aprofundarem seus conhecimentos no tema:

  1. CUNHA, Maria Angélica Furtado da. A coerência textual. UEL.
  2. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto.
  3. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial.

Atividade Prática: "Decifrando as Referências Situacionais"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e profunda acerca do conceito de referência situacional e suas implicações na interpretação de textos e discursos.

Descrição Detalhada do Projeto

Para esse projeto, os alunos estarão divididos em grupos de 3 a 5. Cada grupo receberá 5 textos diferentes: um discurso político, uma crônica, um diálogo de um filme, uma propaganda e um artigo de jornal. O desafio será identificar e analisar as referências situacionais presentes em todos esses textos, discutir suas implicações na interpretação do texto e relatar suas conclusões.

Materiais Necessários

  • 5 textos diferentes por grupo, como definido acima.
  • Material para anotações.
  • Disponibilidade de pesquisa em livros didáticos e na internet.

Passo a Passo Detalhado

  1. Formação dos grupos.

  2. Cada grupo recebe os 5 textos para análise.

  3. Cada grupo irá ler e discutir cada um dos textos, identificando e anotando as referências situacionais presentes em cada um deles.

  4. Após a discussão, cada grupo irá pesquisar mais sobre referência situacional para complementar suas descobertas.

  5. Em seguida, cada grupo irá preparar um relatório detalhado descrevendo suas descobertas e análises.

Entregas do Projeto e Conexão com a Atividade

A conclusão desse projeto será a entrega de um relatório. Ele deve ser dividido em quatro partes principais, seguindo a estrutura abaixo:

  1. Introdução:

    • Contextualize a referência situacional, sua importância e aplicação no mundo real.
    • Defina o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento:

    • Recapitule a teoria da referência situacional a partir das fontes pesquisadas.
    • Explique em detalhes a atividade realizada pelo grupo.
    • Indique os textos utilizados e os resultados obtidos, explicando todas as referências situacionais encontradas.
  3. Conclusões:

    • Conclua o trabalho resumindo as principais descobertas.
    • Discuta os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre a importância e a aplicação da referência situacional na interpretação de textos.
  4. Bibliografia:

    • Liste todas as fontes que foram utilizadas para pesquisar sobre o tema e completar o projeto.

O relatório deve ser claro e coerente, demonstrando a compreensão dos alunos sobre o tema. Além disso, é importante que os estudantes demonstrem habilidades de gerenciamento de tempo, comunicação efetiva, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade durante a realização do projeto e na elaboração do relatório.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies