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Projeto: Atuação em Emergências: Simulando o Suporte Básico de Vida e Reanimação Cardiopulmonar

Primeiros socorros

Original Teachy

Suporte Básico de Vida e RCP

# Contextualização

O `Suporte Básico de Vida (SBV)` e `Reanimação Cardiopulmonar (RCP)` são procedimentos essenciais que todos deveriam conhecer, mas se tornam ainda mais relevantes para todos que lidam diretamente com indivíduos em situações de emergência. Eles são a primeira linha de defesa em situações críticas e podem realmente fazer a diferença entre vida e morte quando atendidos com eficácia e rapidez.

Os termos `SBV` e `RCP` são frequentemente usados de forma intercambiável, embora tenham algumas diferenças. O `SBV` é uma ampla gama de ações de emergência destinadas a manter a vida de uma pessoa que esteja em perigo até que uma assistência médica qualificada esteja disponível. As ações do `SBV` podem variar desde ações simples, como a ``Manobra de Heimlich`` até procedimentos mais complexos como a `RCP`, por exemplo.

Por outro lado, a `RCP` é um procedimento específico e urgente que é usado quando o coração de uma pessoa para de bater. Ela combina respirações de resgate e compressões torácicas. As compressões torácicas mantém o sangue circulando, enquanto as respirações de resgate fornecem oxigênio para os pulmões.

# Importância

O conhecimento e a habilidade de administrar corretamente o `SBV` e a `RCP` em situações de emergência são de extrema importância. Anualmente, centenas de milhares de pessoas sofrem parada cardíaca repentina em âmbito global. Infelizmente, a taxa de sobrevivência é ainda muito baixa, em grande parte, devido à falta de intervenção precoce e eficaz no local do acontecimento.

A realidade é que a assistência médica profissional raramente chega a tempo para intervir em casos de parada cardíaca. A razão? O tempo. Para cada minuto que passa sem `RCP` e desfibrilação, a chance de sobrevivência da vítima diminui em 7 a 10%. Isso faz com que procedimentos de emergência, como o `SBV` e a `RCP`, sejam habilidades verdadeiramente salvadoras de vida.

Para compreender melhor o tema, sugiro os seguintes materiais extras:
- [Vídeo: American Heart Association]
- Livro: "Primeiros Socorros Para Leigos" - Geeta Madan
- [Aplicativo: St John Ambulance First Aid]
# Atividade Prática


Atuação em Emergências: Simulando o Suporte Básico de Vida e Reanimação Cardiopulmonar


## Objetivo do Projeto:
Aprender e aplicar de forma prática e colaborativa os conceitos e técnicas de Suporte Básico de Vida (SBV) e Reanimação Cardiopulmonar (RCP), permitindo aos alunos lidar com situações de emergência simuladas de maneira eficaz e segura, melhorando suas habilidades de colaboração, liderança, gerenciamento de tempo e resolução de problemas.

## Materiais necessários:
- Manequim de treinamento de RCP
- Kit de primeiros socorros completo
- Desfibrilador Externo Automático (DEA) (ou mock-up para simulação)
- Lista de cenários de emergência para simulação
- Cronômetro
- Câmera/celular para gravação

## Descrição detalhada da Atividade:

Os grupos devem se revezar em simulações de emergência, onde cada uma delas requer a aplicação de diferentes habilidades de `SBV` e `RCP`. Cada membro da equipe deve ter a oportunidade de ser o principal socorrista. Os alunos irão tanto realizar a simulação quanto analisá-la, aprimorando não apenas suas habilidades práticas, mas também seus conhecimentos teóricos.

A atividade prática resultará em um videoclipe de aproximadamente 10-15 minutos, apresentando os alunos em ação durante as simulações. Isso proporcionará uma evidência visual de suas habilidades, permitindo a autoavaliação e feedback dos colegas e professores.

Por fim, os alunos devem produzir um relatório cooperativo detalhado refletindo sobre a experiência da simulação, a teoria por trás das ações, os aspectos emocionais do processo e as lições aprendidas.

## Passo-a-passo para a realização da atividade:

1. Forme grupos de três a cinco alunos.

2. Cada grupo deve estudar o material necessário (`SBV` e `RCP`) e planejar a execução das simulações. Recomenda-se que façam um cronograma com prazos para as leituras, planejamento e execução das atividades.

3. Cada grupo deve se revezar para atuar em diferentes cenários de emergência pré-definidos. Nestes cenários, os alunos irão aplicar os procedimentos de `SBV` e `RCP` aprendidos.

4. Enquanto um membro da equipe age como socorrista, os demais devem observar e tomar notas para análise posterior.

5. As simulações de emergência devem ser gravadas para permitir reflexão e feedback posterior.

6. Após concluir todas as simulações propostas, os alunos devem assistir às gravações em equipe e refletir juntos sobre suas ações, o que funcionou, o que precisa melhorar e identificar os conceitos e teorias aplicados durante a simulação.

7. Finalmente, cada grupo deve colaborar na escritura do relatório final, refletindo sobre a experiência e apontando as conclusões obtidas.

## Entregas do Projeto:

As entregas deste projeto incluem: 
1. Videoclipe de 10-15 minutos mostrando executando simulações de `RCP` e `SBV`,
2. Um relatório colaborativo detalhado. 

O relatório escrito de cada grupo deve cumprir as seções padrão de um relatório científico: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. O conteúdo de cada seção deve ser o seguinte:
- **Introdução:** Descrever o objetivo do projeto, a relevância dessas habilidades na vida real, e como as simulações podem ajudar a aprimorá-las.
- **Desenvolvimento:** Descrever em detalhes os cenários de emergência, as etapas realizadas, o processo de aprendizado e a aplicação da teoria. Além disso, devem indicar a metodologia utilizada (observação e simulação) e apresentar e discutir os resultados obtidos.
- **Conclusões:** Reflectir sobre os aprendizados obtidos, os desafios encontrados e como a equipe os superou. Também devem falar sobre a importância do trabalho em equipe e da capacidade de gerenciar situações de emergência.
- **Bibliografia:** Relacionar todos os materiais usados além dos fornecidos (artigos, vídeos, sites, livros, etc.).

Os alunos deverão disponibilizar o relatório e o vídeo numa plataforma colaborativa onde permita ao professor o acesso para fornecer o feedback.
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