Entrar

Projeto: Desenvolvendo Seu Próprio Jogo Peer-to-Peer com Testes em Python

Programação em Python

Original Teachy

Testes em Python

Contextualização

Nesta era digital, a programação tornou-se uma ferramenta versátil que permeia todos os aspectos de nossa vida diária. Portanto, conhecer a linguagem de programação Python e sua aplicação prática no teste de software não é apenas um passo para se tornar um programador proficiente, mas também é crucial para qualquer pessoa interessada em interagir eficazmente com o mundo digital.

A linguagem Python, desde o seu surgimento nos anos 90, tornou-se uma das linguagens mais populares, tanto para iniciantes quanto para profissionais, graças à sua simplicidade e flexibilidade. Python é usado em várias áreas, desde a ciência de dados e aprendizado de máquina até o desenvolvimento de jogos e de software. Entretanto, qualquer código escrito em Python não é completamente funcional ou confiável a menos que seja adequadamente testado.

Na programação, o teste é um aspecto essencial do processo de desenvolvimento. Ele permite aos desenvolvedores verificar se o seu código está funcionando como esperado e ajudar a localizar e corrigir qualquer erro. Sem um teste adequado, o software pode falhar, o que pode levar a frustrações do usuário e mesmo a grandes perdas financeiras em certos setores.

O Python fornece um conjunto de ferramentas e frameworks para realizar testes eficazes. Neste projeto, concentramo-nos em entender por que essas práticas de teste são importantes e como implementá-las corretamente utilizando Python. De testes unitários a testes de integração, passando pelo Test-Driven Development, aprofundaremos nos conceitos e as habilidades necessárias para garantir a qualidade e a funcionalidade de seu código Python.

Referências Adicionais

Para ajudá-lo na jornada de aprendizado de Testes em Python, alguns materiais adicionais estão indicados abaixo. Esses recursos podem ajudá-lo a compreender melhor o conceito e prática de testes na programação Python:

  1. ["Test-Driven Development with Python"]#toc) - Obey the Testing Goat
  2. ["Python Testing with pytest"] - Pragmatic Programmers
  3. [Python's official documentation on testing] - Python.org
  4. [A course on Unit Testing and Test Driven Development in Python from Udemy]

Recomenda-se que os alunos utilizem esses recursos ao longo de todo o projeto para se aprofundar mais no tema e expandir o conhecimento.

Atividade Prática

Desenvolvendo Seu Próprio Jogo Peer-to-Peer com Testes em Python

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é desenvolver um jogo de xadrez peer-to-peer(web-based) em Python, aplicando os conceitos de testes em cada etapa do desenvolvimento. Os alunos serão introduzidos à prática de escrita de código de teste e experimentarão a utilidade dos testes no desenvolvimento real de programas.

Materiais Necessários

  • Computador com conexão à internet
  • Editor de texto como VS Code ou PyCharm
  • Python 3 instalado
  • Flask para o back-end (pip install Flask)
  • pytest para testes (pip install pytest)

Descrição Detalhada do Projeto

O projeto deve ser realizado em grupos de 3 a 5 alunos e durará um mês. O jogo deve ser um simples jogo de xadrez que pode ser jogado por dois jogadores em navegadores diferentes, usando Flask para a comunicação peer-to-peer.

Cada grupo deve desempenhar as seguintes tarefas:

  1. Defina as regras e o comportamento do jogo (movimentos, colocação de peças, condições de vitória/derrota, etc.)
  2. Programe o jogo de acordo com as regras definidas
  3. Escreva testes para cada parte do código (teste unitário)
  4. Escreva testes para a integração de todas as partes (teste de integração)
  5. Execute e corrija erros do seu projeto de acordo com os resultados dos testes
  6. Escreva um relatório seguindo as diretrizes fornecidas

Passo-a-Passo do Projeto

Etapa 1: Design do Jogo

Na primeira etapa do projeto, os alunos devem definir as regras e funcionalidades do jogo. Isso inclui como as peças se movem, a configuração do tabuleiro, a condição de vitória e derrota, e outros aspectos pertinentes do jogo.

Etapa 2: Programação do Jogo

Os alunos devem escrever o código do jogo em Python para implementar as regras e o comportamento definido na Etapa 1, utilizando o flask para a comunicação entre os jogadores.

Etapa 3: Escrita de Testes

Aqui, os alunos são incentivados a escrever diferentes testes para partes específicas do código (tests unitários), bem como testes para a integração de todas as partes (testes de integração). Além disso, eles devem utilizar o pytest para facilitar o processo de testes.

Etapa 4: Execução de Testes

Os alunos devem executar os testes que escreveram durante a Etapa 3. Se um teste falhar, eles devem voltar ao código e corrigir os erros. Isso proporcionará uma compreensão prática da importância dos testes durante o processo de desenvolvimento.

Etapa 5: Relatório Final

Cada grupo deve apresentar um relatório final, que deve seguir a estrutura: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, e Bibliografia.

  • Introdução: Descreva brevemente o projeto, seu objetivo, e a relevância do uso de testes na programação Python.

  • Desenvolvimento: Discuta em detalhes sobre as regras e o comportamento do jogo. Como sua equipe projetou o código, como os testes foram implementados, quais estratégias e ferramentas foram utilizadas e por quê? Apresente também os resultados dos testes e como isso contribuiu para o desenvolvimento do programa.

  • Conclusão: Faça uma reflexão final sobre o que você aprendeu através deste projeto, os benefícios do teste de software e como você pode aplicar estas habilidades no futuro.

  • Bibliografia: Liste todas as referências utilizadas durante o desenvolvimento do projeto como livros, tutoriais, documentações, vídeos, etc.

Lembre-se de que essas são apenas diretrizes. Sinta-se à vontade para ser criativo e elaborar seu projeto conforme achar melhor. O importante é aprender e aplicar os conceitos de testes em Python!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies