Entrar

Projeto: A Química na Cozinha: Relação mol x massa em prática

Química

Original Teachy

'EM13CNT101'

Massa Molar: Relação entre Mol e Massa

Contextualização

O mundo da química é repleto de fenômenos fascinantes e conceitos que desafiam nosso entendimento. Um desses conceitos é a relação mol x massa. Por mais que possa parecer complexo à primeira vista, é um conceito fundamental na química e tem aplicação direta em várias áreas, desde a indústria farmacêutica até a produção de alimentos.

O mol é uma das sete unidades básicas do Sistema Internacional de Unidade (SI), e é um conceito que representa a quantidade de matéria que um composto tem. Já a massa de um composto químico é a soma dos pesos atômicos dos átomos que constituem o composto. Dessa forma, a relação entre mol e massa nos permite calcular a quantidade de matéria de um compósito que temos a partir de sua massa, e vice-versa.

A relação mol x massa é amplamente usada no cálculo de reagentes e produtos em reações químicas. Para você entender melhor, vamos à uma situação hipotética: Se você fosse um químico na indústria farmacêutica e precisasse produzir um determinado remédio, você teria que calcular com precisão a quantidade de cada reagente para obter o produto desejado. Isso é feito através do entendimento da relação mol x massa!

E não para por aí! A relação mol x massa é indispensável em vários aspectos do cotidiano. Quando você cozinha, por exemplo, a transformação dos ingredientes em um prato delicioso é, em essência, uma série de reações químicas. E a quantidade de cada ingrediente que você usa é essencialmente a mesma coisa que controlar a quantidade de reagentes em uma reação química.

Então, curioso para desvendar esse mundo da química? Vamos embarcar nesta aventura!

Referências sugeridas:

Atividade Prática

Título da atividade: "A Química na Cozinha: Relação mol x massa em prática"

Objetivo do projeto

Este projeto tem como objetivo principal a exploração prática e lúdica do conceito de relação mol x massa, usando como cenário a cozinha. A ideia é que os alunos possam entender a aplicação direta deste conceito no cotidiano, especificamente no ato de cozinhar, enquanto praticam o trabalho em equipe e a resolução de problemas.

Descrição detalhada do projeto

Os grupos, que devem ser compostos por 3 a 5 alunos, serão desafiados a preparar um prato de sua escolha, porém eles não vão utilizar medidas caseiras (como colher de sopa, xícara, etc.), mas sim a quantidade em mols.

Para isso, eles deverão escolher uma receita, listar todos os ingredientes e usar o conceito de mol x massa para determinar a quantidade em mols de cada ingrediente, de acordo com a receita original. Com isso, eles poderão ver como esse conceito é aplicado na prática e também entender o impacto que as variações na quantidade de ingredientes têm no resultado final.

Este projeto é de dificuldade média, com um tempo estimado de cinco a dez horas por aluno para ser concluído e um prazo de entrega de um mês.

Materiais necessários

  • Ingredientes da receita escolhida pelos alunos
  • Utensílios de cozinha
  • Balança de precisão
  • Tabela periódica
  • Calculadora
  • Câmera ou celular para documentar o processo

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 membros.
  2. Cada grupo deve escolher uma receita de sua preferência.
  3. Os alunos devem listar todos os ingredientes da receita e encontrar a massa molar de cada um usando a tabela periódica.
  4. Com as massas molares, os alunos deverão calcular a quantidade em mols de cada ingrediente da receita original.
  5. Os alunos deverão, então, pesar os ingredientes na quantidade correta em mols, utilizando a balança de precisão.
  6. Com as quantidades corretas, os alunos poderão preparar a receita e documentar todo o processo com fotos ou vídeos.
  7. Finalmente, cada grupo deve redigir um relatório sobre a experiência, incluindo se detalhes sobre a receita escolhida, a lista de ingredientes com suas respectivas quantidades em mols, uma discussão sobre como os conceitos de mol e massa foram aplicados na prática, as dificuldades encontradas, a análise dos resultados e as conclusões.

Entrega do Projeto

Os grupos devem entregar:

  • O relatório escrito e formatado conforme as diretrizes já descritas, incluindo:
    1. Introdução: Contextualização do projeto, relevância do tema e objetivo do projeto.
    2. Desenvolvimento: Explicação detalhada do projeto, incluindo a teoria, metodologia e discussão dos resultados.
    3. Conclusão: Retomada dos pontos principais, considerações finais e conclusões.
    4. Bibliografia: Fontes de pesquisa utilizadas para o projeto.
  • Registro fotográfico ou em vídeo do processo de realização do projeto, demonstrando a aplicação prática da teoria e as etapas do projeto (preparação dos ingredientes, cocção, etc.).

Ao final deste projeto, os alunos terão experimentado a aplicação prática do conceito da relação mol x massa em um contexto de seu cotidiano, além de terem trabalhado em equipe, gerenciado tempo e recursos, e comunicado suas conclusões adequadamente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies