Contextualização
Bases são substâncias que têm a propriedade de doar pares de elétrons. Podem ser reconhecidas porque são capazes de reagir com ácidos, formando um sal e água numa conhecida reação de neutralização. Além disso, apresentam amargor, são escorregadias ao toque e alteram a cor de certos indicadores específicos, como a fenolftaleína e o papel tornassol, por exemplo.
Historicamente, foram os alquimistas árabes que deram início ao estudo sistemático das bases. Eles observaram que certas substâncias, como a cal viva, podiam neutralizar os efeitos dos ácidos. Isso foi evoluindo até chegarmos à definição de bases que temos hoje em dia, muito mais sofisticada e fundamentada em evidências experimentais.
Bases também são especialmente importantes no cotidiano, tanto para a manutenção da vida como em processos industriais. Nosso sangue é uma solução tamponada: isso significa que ele consegue resistir a mudanças bruscas de pH devido à presença de substâncias que podem agir como ácidos ou bases, dependendo do caso. Além disso, bases são utilizadas na fabricação de sabões, na neutralização de derramamentos de ácido e em diversos outros processos químicos.
Introdução Teórica
O estudo das bases nos desafia a pensar sobre como as moléculas interagem umas com as outras, e como essas interações levam aos fenômenos que observamos todos os dias. Isso nos permite entender quais são os princípios que governam o universo em uma escala muito pequena, e esse entendimento é fundamental para que possamos controlar e direcionar essas interações a nosso favor.
As bases são divididas em duas categorias principais: as bases de Arrhenius e as bases de Brønsted-Lowry. A definição de Arrhenius é mais restrita e só conta como base as substâncias que, quando dissolvidas em água, liberam o íon OH-. A definição de Brønsted-Lowry é mais geral, e conta como base qualquer substância que seja capaz de receber um próton.
Já a teoria de Lewis é ainda mais abrangente e define como base qualquer espécie química que doa um par de elétrons. Essa definição é a mais utilizada atualmente, pois ela nos permite explicar uma variedade maior de reações.
Atividade Prática - "Base de Sabão"
Objetivo do Projeto
O objetivo desse projeto é a produção caseira de sabão, explorando o conceito de neutralização entre ácido e base. Com essa atividade, espera-se que os alunos:
- Compreendam a química envolvida na produção de sabão;
- Relacionem o estudo teórico à prática, observando a aplicação direta do conhecimento acadêmico no cotidiano;
- Desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e resolução de problemas.
Descrição Detalhada do Projeto
Neste projeto, os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 pessoas. Eles terão uma semana para produzir o sabão, realizar testes de verificação e produzir um relatório das atividades.
Os passos envolvem a coleta de óleo usado (origem ácida), sua neutralização com uma base (soda cáustica), a produção do sabão, e, por fim, a verificação de sua qualidade por meio de testes simples.
Materiais Necessários
- 500 ml de óleo de cozinha usado
- 100 g de soda cáustica (NaOH)
- 180 ml de água
- 20 ml de álcool etílico (etanol)
- Um recipiente de plástico (não usar alumínio) para fazer a mistura
- Colher de pau
- Formas para dar forma ao sabão
- Luvas e óculos de proteção
A soda cáustica pode ser perigosa. Sempre manipule com cuidado, usando luvas e óculos de proteção e em ambiente ventilado.
Passo a Passo
- Coloque a água em um recipiente plástico.
- Adicione a soda cáustica e mexa até se dissolver. Cuidado com vapores.
- Adicione o óleo aos poucos, mexendo sempre.
- Adicione o álcool etílico.
- Continue mexendo por cerca de 40 minutos até a mistura começar a engrossar.
- Despeje a mistura nas formas e deixe secar por 24 horas.
- Após seco, retire o sabão das formas.
Entregas do Projeto
Ao final da produção de sabão, os alunos deverão elaborar um relatório que será dividido em quatro partes:
1. Introdução: Explicar sobre a importância das bases na produção de sabão e o impacto disso no cotidiano.
2. Desenvolvimento: Descrever detalhadamente cada passo do processo de produção do sabão. Explicar a reação química que ocorreu entre o ácido (óleo) e a base (soda cáustica) que resultou na formação do sabão. Discutir os resultados obtidos, como aparência e solubilidade do sabão produzido.
3. Conclusão: Retomar os pontos principais construídos durante o projeto, explicitando os aprendizados obtidos, as dificuldades encontradas durante a produção do sabão e as conclusões retiradas sobre a prática de produção de sabão.
4. Bibliografia: Citar as fontes de pesquisa utilizadas durante a realização do projeto.
Lembrando que cada etapa deve ser documentada com fotos, formando uma espécie de diário do projeto, que pode ser incluído no relatório final.