Contextualização
O átomo é a menor porção de um elemento que pode existir e ainda manter as propriedades químicas desse elemento. É composto por prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e nêutrons se encontram no núcleo atômico, enquanto os elétrons orbitam esse núcleo em diferentes níveis de energia.
A compreensão dos átomos e íons é fundamental para a compreensão da química e de muitos fenômenos naturais e tecnológicos. Os íons, átomos ou grupos de átomos que ganharam ou perderam elétrons, desempenham um papel importante em muitas reações químicas, especialmente aquelas ocorrendo em solução.
Para desvendar essas estruturas em miniatura, é importante estabelecer uma compreensão sólida do modelo atômico, os tipos de íons e como eles se formam. Com essa base, somos capazes de entender como os átomos se combinam para formar moléculas e compostos e como essas interações influenciam as propriedades e comportamentos da matéria.
A química, como ciência, tem um impacto profundo em nossa vida cotidiana e na sociedade como um todo. Uma compreensão sólida dos princípios básicos da química, como a estrutura atômica e iônica, nos permite entender o mundo ao nosso redor e tomar decisões informadas sobre saúde, energia, meio ambiente e materiais.
Desde o desenvolvimento de medicamentos mais eficazes, materiais mais resistentes e sustentáveis, à compreensão da qualidade da água e do ar, a importância dos átomos e íons permeia nossa vida cotidiana. Por isso, assimilar esses conceitos é um primeiro passo na direção de compreender e resolver muitos dos desafios do mundo.
Para aprofundarem-se ainda mais no tema, sugiro que os alunos recorram às seguintes referências confiáveis:
- Química, a Ciência Central, de Brown, LeMay, Bursten, Murphy, Woodward
- Química Geral: Conceitos Essenciais, de Chang, Raymond
- Site SóQ (https://www.soq.com.br/conteudos/em/quimica/)
- Portal Edukatu (http://edukatu.org.br/)
Atividade Prática: "Compreendendo Átomos e Íons através do Jogo de Tabuleiro"
Objetivo do Projeto:
Este projeto tem o objetivo de permitir que os alunos compreendam a estrutura de átomos e íons e suas respectivas propriedades, por meio do desenvolvimento e da jogabilidade de um jogo de tabuleiro original.
Descrição Detalhada do Projeto:
Para este projeto, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por pesquisar, projetar e construir um jogo de tabuleiro didático relacionado à estrutura atômica e a formação de íons.
A ideia é que o jogo fomente a aprendizagem dos conceitos enquanto os alunos jogam. Deve ser incorporado no jogo um sistema de perguntas e respostas sobre átomos, íons, suas partes constituintes (prótons, nêutrons e elétrons) e como os íons são formados. Pode ser criado, por exemplo, um sistema de cartas com perguntas que devem ser respondidas corretamente para que o jogador avance no tabuleiro.
Materiais Necessários:
- Papelão ou outro material resistente para a base do tabuleiro
- Papel colorido ou pintura para a decoração do tabuleiro
- Itens para serem usados como peças do jogo (podem ser objetos pequenos, tampas de garrafa, etc.)
- Cartolina ou papel grosso para a confecção das cartas de perguntas e respostas
- Canetas coloridas, lápis, régua, cola, tesoura
Passo a passo:
-
Pesquisar: Cada grupo deve, como primeiro passo, pesquisar os conceitos relevantes de átomos e íons. Notas e referências devem ser mantidas para uso posterior no relatório do projeto.
-
Planejar o Jogo: Os grupos devem esboçar as regras e a jogabilidade do jogo, sempre vinculando estas à aprendizagem dos conceitos de átomos e íons. As regras devem ser claras e justas e a jogabilidade deve ser interessante e envolvente.
-
Confeccionar o Jogo: Com a ideia do jogo e as regras definidas, os grupos devem agora construir o tabuleiro e os demais componentes do jogo. Os elementos visuais do jogo, como o design do tabuleiro, as peças e as cartas, devem ser relacionados aos conceitos de átomos e íons.
-
Testar o Jogo: Os grupos devem jogar o jogo, ajustando as regras e a jogabilidade conforme necessário. É importante garantir que o jogo possa ser usado como uma ferramenta efetiva de aprendizado.
-
Finalizar o Jogo: Após o teste, os grupos devem fazer as alterações finais no jogo, preparando-o para apresentação.
Entrega do Projeto:
A entrega do projeto consistirá em duas partes:
-
O Jogo de Tabuleiro: Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando as regras, como se joga e como os conceitos de átomos e íons são explorados nele.
-
Relatório do Projeto: O relatório será o registro escrito do projeto e deverá conter:
- Introdução: Breve explicação sobre átomos e íons, a importância destes no mundo real e os objetivos do projeto.
- Desenvolvimento: Detalhes sobre a pesquisa realizada, a concepção do jogo de tabuleiro, a elaboração das regras, a construção do tabuleiro e a jogabilidade. Aqui também deve ser discutido como o jogo se relaciona com a aprendizagem dos conceitos de átomos e íons.
- Conclusão: Resumo sobre o que foi aprendido na realização deste projeto, os principais resultados e as conclusões sobre a eficácia do jogo na aprendizagem dos conceitos de átomos e íons.
- Bibliografia: As fontes utilizadas na pesquisa para o projeto.