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Projeto: Construção de um Modelo Tridimensional de Distribuição Eletrônica

Química

Original Teachy

'EM13CNT301'

Átomos: Distribuição Eletrônica

Contextualização

Na disciplina de Química, é fundamental aprendermos sobre os átomos e como os elétrons estão distribuídos em suas respectivas camadas. Para tal, utilizamos um conceito chamado "Distribuição Eletrônica", que é foco do nosso projeto. Ela nos ajuda a entender como os átomos se organizam, se combinam para formar compostos e como as reações químicas ocorrem.

Existem três modelos principais que explicam a distribuição eletrônica dos elétrons: Modelo de Bohr, Princípio da Exclusão de Pauli e a Regra do Hund. Cada um desses modelos tem suas próprias características e regras para a distribuição eletrônica. No Modelo de Bohr, por exemplo, os elétrons orbitam em camadas definidas ao redor do núcleo do átomo. Já o Princípio da Exclusão de Pauli estabelece que os elétrons em um mesmo átomo não podem ter todos os quatro números quânticos idênticos, e a Regra do Hund afirma que os elétrons devem ocupar os orbitais de forma que maximizem o spin total do átomo.

A Distribuição Eletrônica tem um papel fundamental em diversos ramos da ciência. Na Medicina, por exemplo, a compreensão dos deslocamentos eletrônicos ajuda na interpretação das imagens de ressonância magnética. Na Engenharia Química, o conhecimento das configurações eletrônicas auxilia no desenvolvimento de novos materiais e na otimização de processos. Até mesmo na Tecnologia da Informação, a distribuição eletrônica tem importância, pois possibilita o desenvolvimento de supercondutores e memórias de computadores de alta densidade.

Com base nessa introdução e contextualização, sugiro os seguintes recursos para aprofundamento do tema:

  • Livro "Química: a ciência central" de Brown, LeMay e Bursten: Este é um livro de referência em química, abordando os princípios fundamentais e avançados da disciplina. O capítulo 6 trata especificamente do assunto de nosso projeto.

  • Canal no Youtube "Química em Ação": O professor Péricles Miranda explica de forma didática e com exemplos práticos a distribuição eletrônica e outros temas relacionados.

  • Site de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP): A página da disciplina de Química da UNESP oferece uma série de materiais de apoio para o estudo de diversos temas, incluindo a distribuição eletrônica.

Atividade Prática

Título da Atividade: Construção de um Modelo Tridimensional de Distribuição Eletrônica

Objetivo do projeto

O objetivo do projeto é construir um modelo tridimensional que represente a distribuição eletrônica dos átomos utilizando materiais recicláveis. Com isso, espera-se que os alunos possam compreender e visualizar as camadas eletrônicas e a disposição dos elétrons em cada uma delas.

Descrição detalhada do projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos deve selecionar um elemento químico da tabela periódica para representar. Após a escolha, o grupo deve pesquisar sobre a distribuição eletrônica do átomo desse elemento e, então, criar um modelo tridimensional que a represente.

O modelo deve conter:

  • A representação do núcleo atômico, utilizando uma esfera de papel machê ou argila.
  • A representação das camadas eletrônicas (nível energético), utilizando arames para formar círculos ao redor do núcleo.
  • A representação dos elétrons, utilizando pequenas esferas de papel machê, argila ou miçangas, fixadas nos arames.

Materiais Necessários

  • Argila ou papel machê
  • Arames finos
  • Miçangas ou pequenas esferas de argila/papel machê
  • Tinta guache de várias cores
  • Pincéis
  • Massa de modelar

Passo a passo detalhado

  1. Pesquise a distribuição eletrônica do elemento químico escolhido.
  2. Modele uma esfera de argila ou papel machê para representar o núcleo do átomo.
  3. Pinte a esfera de uma cor que represente o átomo do elemento escolhido.
  4. Modele arames em círculos de diferentes tamanhos para representar as camadas eletrônicas. O número de círculos deve corresponder ao número de camadas eletrônicas do átomo.
  5. Prenda os círculos de arame na esfera que representa o núcleo, em ordem crescente de tamanho.
  6. Coloque as pequenas esferas ou miçangas nos arames para representar os elétrons. Certifique-se de colocar a quantidade correta de elétrons em cada camada, conforme a distribuição eletrônica do elemento.
  7. Pinte as pequenas esferas ou miçangas de cores diferentes para representar os diferentes elétrons.
  8. Registre todas as etapas do processo em fotos e/ou videos, que serão utilizados na elaboração do relatório.

O tempo de entrega deste projeto é de um mês. Cada aluno deve gastar entre cinco e dez horas para a realização desse trabalho.

Entregáveis do projeto

Após a finalização da parte prática, os grupos devem elaborar um relatório contendo:

1. Introdução

A introdução deve contextualizar o tema da distribuição eletrônica, a relevância da temática em diversas áreas de conhecimento, e a escolha do elemento químico para a construção do modelo. Também devem ser expostos os materiais utilizados e a justificativa da escolha de cada um.

2. Desenvolvimento

Na seção de desenvolvimento, deverá ser descrito o passo a passo da construção do modelo, junto com evidências em forma de fotos e/ou vídeos. Também devem ser incluídas explicações teóricas sobre a distribuição eletrônica do elemento escolhido, incluindo os conceitos de Modelo de Bohr, Princípio da Exclusão de Pauli e a Regra do Hund, quando aplicáveis.

3. Conclusões

Nesta seção, os alunos devem retomar os pontos principais do trabalho, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões sobre a distribuição eletrônica do átomo representado. Espera-se que os alunos mostrem compreensão sobre a distribuição eletrônica e suas anomalias, caso o elemento escolhido apresente essa característica.

4. Bibliografia

Incluir as referências de todas as fontes utilizadas para o estudo e o desenvolvimento do trabalho.

Esse relatório busca avaliar o aprendizado dos alunos sobre a distribuição eletrônica, bem como suas habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas e pensamento criativo.

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