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Projeto: Descobrindo a Tabela Periódica através do Jogo

Química

Original Teachy

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Tabela Periódica: Propriedades

Contextualização

Introdução

A Tabela Periódica é uma das representações mais abrangentes e poderosas na Química, proporcionando uma riqueza de informações sobre os elementos químicos em uma única visão. Sua organização é uma demonstração explícita da chamada Lei Periódica, que afirma que as propriedades dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos. Nessa ordenação, os elementos que apresentam propriedades físicas e químicas semelhantes são agrupados em famílias e períodos, revelando as tendências ao longo da tabela.

Essa ferramenta magnífica não apenas sintetiza o conhecimento molecular existente, mas também prevê as propriedades de elementos ainda desconhecidos na época de sua formulação. Isso contribuiu para a compreensão fundamental da matéria e para o desenvolvimento de novas tecnologias. Por tudo isso, entender a Tabela Periódica e as propriedades periódicas dos elementos é essencial para qualquer estudante de química.

A Tabela Periódica que conhecemos hoje é o resultado de muitos anos de descobertas e hipóteses de diversos cientistas, que foram refinando as formas de organizar os elementos conhecidos de acordo com as suas propriedades. Não é apenas uma lista de elementos, mas sim uma ferramenta que permite aos químicos prever o comportamento dos elementos e das substâncias que eles formam.

A relevância da Tabela Periódica

No mundo real, a Tabela Periódica é uma peça fundamental no desenvolvimento de novos materiais e medicamentos, na exploração de recursos naturais e na compreensão e mitigação dos desafios ambientais. Está presente nas salas de aulas, laboratórios de pesquisa, fábricas e até mesmo na exploração espacial, orientando os cientistas em suas descobertas e inovações.

Quando um novo elemento é sintetizado, sua localização na Tabela Periódica pode fornecer informações sobre suas propriedades antes mesmo de qualquer experimento ser realizado. Isso permite, por exemplo, prever a reatividade de um novo material, os possíveis compostos que ele pode formar e como ele pode ser manipulado com segurança.

Para dar início a este projeto, sugiro que vocês explorem os seguintes recursos, que darão uma visão geral sobre a Tabela Periódica e suas propriedades:

  1. Tabela Periódica Interativa: esta ferramenta digital permite que os usuários explorem as propriedades de cada elemento individualmente e observe as tendências ao longo da tabela.
  2. A história da Tabela Periódica: este artigo da BBC dá uma visão geral da história e desenvolvimento da Tabela Periódica.
  3. Propriedades Periódicas: este texto do portal de educação da Globo discute as propriedades periódicas e a periodicidade química.
  4. Videoaula sobre a Tabela Periódica: esta videoaula do canal do YouTube "Química em Ação" discute a organização e as propriedades da Tabela Periódica.

Lembrando, esses são apenas pontos de partida. Encorajo a todos a explorar e buscar outras fontes de informação confiáveis para complementar seu conhecimento!

Atividade Prática

Título da atividade: "Descobrindo a Tabela Periódica através do Jogo"

Objetivo do projeto:

O projeto tem como objetivo incentivar os alunos a explorarem a Tabela Periódica e as propriedades dos elementos de forma lúdica e colaborativa através da criação e execução de um jogo baseado na Tabela Periódica.

Através deste projeto, os alunos devem:

  • Adquirir um conhecimento mais aprofundado sobre a Tabela Periódica e suas propriedades.
  • Desenvolver habilidades de colaboração, comunicação e resolução de problemas ao trabalhar em equipe para criar e jogar o jogo.
  • Refletir criticamente sobre as propriedades dos elementos e como eles são organizados na Tabela Periódica.

Descrição detalhada do projeto:

O jogo proposto é uma adaptação do famoso jogo "Banco Imobiliário". No entanto, em vez de comprar propriedades em um tabuleiro que representa uma cidade, os alunos comprarão elementos na Tabela Periódica. Cada grupo de alunos deve criar seu próprio jogo, com regras adaptadas para refletir as propriedades e características dos elementos.

Cada elemento na Tabela Periódica será uma "propriedade" que pode ser comprada pelos jogadores, e o preço de cada elemento deve refletir uma ou mais de suas propriedades (como, por exemplo, a massa atômica, o raio atômico, a eletronegatividade, etc.). Os grupos de elementos (famílias) na Tabela Periódica, como os metais alcalinos ou os gases nobres, podem ser equivalentes aos conjuntos de propriedades de uma mesma cor no "Banco Imobiliário".

Cada grupo deve pensar em como as propriedades dos elementos podem influenciar no jogo, criando regras que refletem essas propriedades. Por exemplo, podem criar cartas de "sorte ou revés" que representem eventos relacionados às propriedades dos elementos.

Materiais necessários:

  • Tabela Periódica impressa em um papel grande para servir de tabuleiro
  • Peças de jogo para representar os jogadores (podem ser pequenos objetos, como peças de LEGO, tampas de garrafas, etc.)
  • Cartas de "sorte ou revés" criadas pelos alunos
  • Notas de dinheiro fictício
  • Dados
  • Canetas coloridas, lápis, borracha e folhas de papel para criação do jogo

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Cada grupo deve estudar a Tabela Periódica e suas propriedades.

  3. Cada grupo deve então criar seu jogo, começando pela definição do preço de cada elemento e a criação das regras. O grupo deve refletir sobre como as propriedades dos elementos podem ser representadas no jogo.

  4. Após a criação do jogo, os grupos devem trocar de jogos e jogar o jogo criado por um outro grupo.

  5. Ao final da atividade prática, o grupo deve fazer uma reflexão sobre a experiência, discutindo o que aprenderam e como a atividade ajudou a compreender melhor a Tabela Periódica e suas propriedades.

  6. Cada grupo, então, deve escrever um documento reportando no formato de um relatório contendo a Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

    • Introdução: O grupo deve contextualizar sobre a Tabela Periódica, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo do projeto que fizeram.
    • Desenvolvimento: O grupo deve explicitar a teoria por trás do jogo criado, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.
    • Conclusão: O grupo deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
    • Bibliografia: O grupo deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Entregas do projeto:

  1. Jogo baseado na Tabela Periódica: cada grupo deve entregar o jogo que criou, incluindo o tabuleiro, as regras, as cartas de "sorte ou revés" e qualquer outro material que tenha sido criado para o jogo.
  2. Relatório: cada grupo deve entregar um relatório completo descrevendo o jogo e a experiência de criação e execução do jogo, incluindo a Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. O relatório deve ser escrito de maneira clara e coerente, com argumentos bem desenvolvidos e respaldados por evidências e referências.

Encorajo os alunos a serem criativos na criação do jogo e a se divertirem enquanto aprendem sobre a Tabela Periódica!

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