Contextualização
A unidade de massa atômica é um conceito fundamental para o estudo da química e se refere à massa de um átomo específico. Compreender essa unidade é fundamental para entender a composição dos elementos, a estrutura do átomo e a maneira como os elementos se combinam para formar compostos químicos.
Para facilitar a compreensão, a massa de um átomo é considerada uma unidade de massa atômica (u). Esta é uma unidade de massa extremamente pequena, adequada para descrever tamanhos atômicos, definida como um doze avos da massa do átomo de carbono-12, isótopo mais abundante do carbono. Isso significa que a massa atômica de um átomo de carbono-12 é exatamente 12 u. Isso permite compararmos a massa relativa de diferentes elementos.
As unidades de massa atômica possuem uma importância enorme e prática no mundo real. Para começar, são fundamentais para entender as composições e propriedades dos materiais que nos rodeiam. Os cálculos químicos, por exemplo, necessitam de um entendimento aprofundado do conceito. Na área da saúde, ajudam na dosagem de medicamentos e na compreensão do funcionamento das substâncias no organismo. Na indústria química, a unidade de massa atômica é essencial para a fabricação de materiais. Esta unidade é tão importante que, sem ela, os cientistas não conseguiriam desenvolver novos materiais, medicamentos, ou compreender a química da vida.
Para se aprofundar no tema, os alunos podem utilizar como base e consulta os seguintes recursos em português:
-
Livro "Química: a ciência central", de Brown, LeMay, e Bursten que apresenta um capítulo dedicado à estrutura do átomo incluindo o conceito de unidade de massa atômica.
-
Site da Khan Academy (link) que oferece aulas em vídeo sobre estrutura atômica e unidades de massa atômica.
-
Documentários e vídeos no YouTube relacionados ao tema, como o vídeo "Massa Atômica e Massa Molecular" do canal "Química em Ação" (link).
-
Artigos científicos disponíveis em portais como SCIELO e PUBMED, que apresentam pesquisas e estudos relacionados ao tema.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Desvendando a Massa Atômica: Um Jogo Colaborativo"
Objetivo do Projeto
Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre o conceito de unidade de massa atômica através de uma abordagem prática e colaborativa. A ideia central é que a compreensão surja do envolvimento direto com o tema, assim como é importante na ciência, e não apenas da leitura ou escuta de conceitos.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e cada grupo deve criar um jogo que explique o conceito de unidade de massa atômica. O jogo deve ser divertido e envolver habilidades como trabalho em equipe, estratégia e pensamento crítico. No desenvolvimento desse projeto, então, estão envolvidos o entendimento teórico do conceito e também habilidades de design, criatividade e trabalho em equipe.
Materiais Necessários
Os materiais para construção do jogo ficam a cargo da escolha dos grupos, desde que estejam dentro das normas de segurança e sejam aprovados pelo professor responsável. Podem ser utilizados materiais reciclados, papéis, cartões, peças de quebra-cabeça, entre outros.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
-
A primeira etapa envolve pesquisa. Os alunos devem estudar o conceito de unidade de massa atômica, utilizando como base os recursos sugeridos e outros que encontrarem e julgarem ser importantes.
-
Em seguida, os alunos devem discutir em grupo como traduzirão o conceito de unidade de massa atômica para um jogo. Este momento é importante para o desenvolvimento de habilidades como comunicação, negociação e resolução de conflitos.
-
Feito o planejamento, os estudantes devem criar o protótipo do jogo, detalhando as regras, as peças e o objetivo.
-
O protótipo deve então ser testado, jogado e ajustado se necessário. Aqui, os alunos podem convidar outros colegas de classe ou professores para jogarem e contribuírem com sugestões.
-
Após os ajustes, os alunos devem produzir a versão final do jogo.
Como entrega final, cada grupo deve entregar:
- O jogo criado.
- Um relatório detalhado sobre o processamento de criação do jogo e como este jogo ajuda a entender o conceito de unidade de massa atômica.
Redação do Documento Escrito
Os alunos devem escrever o relatório seguindo a estrutura abaixo:
-
Introdução: O grupo deve contextualizar o que é a unidade de massa atômica e a relevância desse conceito. Além disso, nessa seção, os alunos devem explicar o que motivou a escolha do projeto e do jogo criado.
-
Desenvolvimento: Aqui, o grupo deve explicar com detalhes como foi a construção do jogo. Os alunos devem descrever o jogo, as regras, as peças e como o conceito de unidade de massa atômica está presente. A descrição da metodologia e dos materiais usados também deve estar nessa seção. O grupo deve também discutir os resultados obtidos durante os testes do jogo e as alterações que foram feitas para o jogo final.
-
Conclusão: Esta seção deve retomar os pontos principais do trabalho, quais foram os aprendizados e as dificuldades encontradas pelo grupo. A discussão deve envolver a relação entre o jogo criado e o conceito de unidade de massa atômica.
-
Bibliografia: O grupo deve indicar as fontes que se basearam para construir o jogo e escrever o relatório.