Objetivos
- Reconhecer e descrever os principais estados da matéria: sólido, líquido e gasoso.
- Identificar as propriedades e características de cada estado da matéria.
- Indicar os estados possíveis da matéria nas condições ambientes.
- Compreender a relação entre as mudanças de estado físico e a transferência de energia.
- Explorar aplicações práticas dos estados físicos da matéria no cotidiano e em diversas áreas da tecnologia.
Você Sabia?
1. Did you know that, theoretically, a material can exist in both a solid and liquid state at the same time? 勞 It's called 'supercooling' and it's as mind-blowing as it sounds!
2. Ever heard the expression 'adding fuel to the fire'? In a way, transforming a solid or a liquid into a gas also means 'adding fuel' in the form of heat! Just in a much safer and more scientific way.
3. There’s a substance that can exist in all three states at room temperature - can you guess what it is? Give up? It's water! May the water-force be with you!
Contextualizando
Hey turma! Vamos falar sobre um tema que, apesar de parecer simples, está por toda parte: os estados da matéria! Imagine que a matéria é como um ator espetacular, capaz de mudar de 'personagem' com base no seu entorno. No dia a dia e na ciência, identificamos três estados principais: sólido, líquido e gasoso. É através deles que interagimos com o mundo ao nosso redor e... sinceramente, sem eles, a vida como conhecemos não existiria!
Vamos lá... Saber identificar a diferença entre esses estados pode parecer uma parada difícil, mas acredite, é mais comum do que você pensa! 邏 Por exemplo, pegue o seu refrigerante gelado (tensível quanto a líquidos na aula), quando ele esquenta um pouco, a química acontece e o gelo derrete, passando do estado sólido para o líquido. É isso aí, ciência, moçada!
Agora, pense nas inúmeras aplicações práticas desses estados, tipo: desde o nosso amor eterno pelo chocolate que pode se moldar a várias formas (sólido), até a magia dos cosplayers e seus espetáculos de fumaça seca no chármantium quente (água líquida em vapor). Com tudo isso, vamos explorar não só o que esses estados são, mas também como eles impactam diretamente a nossa vida e a tecnologia em constante evolução! 離
Atividade 1: ⚗️ Química em Ação: O Grande Experimento dos Estados da Matéria!
Descrição
Nesta atividade interativa e digital, vamos nos unir como um verdadeiro time de cientistas e criadores para realizar um grande experimento sobre os estados da matéria! Cada um vai ter a chance de explorar, analisar e desvendar os segredos dos sólidos, líquidos e gases, tudo isso de forma divertida e prática. Nosso desafio é criar uma experiência imersiva e interativa, que pode ser compartilhada com todo o mundo através de uma plataforma virtual, mantendo o espírito de colaboração e inovação que são a nossa marca. Vamos mergulhar de cabeça na ciência e na tecnologia, e quem sabe até descobrir algo que ninguém mais viu! 邏
Materiais Necessários
- Acesso à internet
- Celulares ou computadores
- Balões
- Garrafas PET vazias e cortadas 磻
- Vasos de plantas ou pequenos recipientes com água
- Arroz ou macarrão
- Acesso a aplicativos de edição de vídeo (opcional)
- Aplicativo ou software de apresentação (PPT, Google Slides, etc.)
Passo a Passo
- Forme pequenos grupos na turma e atribua a cada grupo a responsabilidade de explorar e documentar um estado da matéria (sólido, líquido e gasoso). ✨
- Cada grupo deve elaborar um plano de experimentação. Decidam em conjunto quais materiais familiares vocês vão usar para representar os diferentes estados. Lembrem-se sempre da segurança para não deixar nada perigoso acontecer! ⚠️
- Mão na massa! Realizem os experimentos previstos e documentem cada passo. Tirem fotos ou façam vídeos para registrar o que está acontecendo. Usem seus dispositivos móveis ou câmeras disponíveis. Atenção aos detalhes e observações!
- Em seguida, analisem os resultados obtidos. O que mudou de um estado para outro? Quais propriedades foram mais notáveis? Anotem tudo e comparem com o que esperavam.
- Com base nos experimentos, guardem um tempinho para pesquisar mais e coletar informações sobre os estados da matéria. Usem fontes confiáveis da internet e livros. Todo cuidado com a veracidade das informações!
- Elaborem um roteiro para o vídeo interativo usando as informações coletadas e as observações feitas durante os experimentos. Dividam a narração e as partes visuais entre os membros do grupo. Organização é tudo!
- Se desafiem a serem criativos! Bora incluir entrevistas, animações (se possível) e demos práticas em um estilo 'show de ciência'. Mostrem todo o talento e conhecimento do grupo!
- Agora, editem o vídeo usando aplicativos de edição gratuitos (com tutoriais disponíveis na internet) ou, se possível, usem softwares mais completos. Pensem na qualidade de áudio e vídeo; cuidado para o som ficar bem audível e a explicação clara.
- Apresentem o vídeo para a turma e, se possível, compartilhem com outras turmas ou nas redes sociais da escola. Isso pode ser uma bela oportunidade de conscientização sobre a ciência e a importância dos estados da matéria!
O Que Você Deve Entregar?
O entregável da atividade será um vídeo interativo e multimídia, dividido em segmentos que exploram cada um dos estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Cada segmento deve incluir: • Uma introdução explicativa sobre o estado da matéria abordado. • Demonstrações visuais e práticas utilizando os materiais de cada grupo. • Análise das propriedades e comportamentos observados. • Comparação entre os diferentes estados. 類 • Conclusões e reflexões finais. ♂️♀️ O vídeo deve ser editado, bem estruturado e enviado através de uma plataforma de compartilhamento, como YouTube ou Google Drive, e o link deverá ser compartilhado com todos os alunos e professores.
Atividade 2: A Jornada do Material Misterioso: Desvendando Estados da Matéria!
Descrição
Get ready, galera! Nesta atividade, vocês vão encarar uma missão eletrizante de detectives da ciência! ️♂️️♀️ Toda a turma vai se unir para desvendar um mistério químico: a transformação e os superpoderes do misterioso 'MateriaLúdico' (o nosso herói e vilão ao mesmo tempo! ). Cada um de vocês irá explorar, analisar e criar uma narrativa interativa baseada em evidências reais e os conhecimentos adquiridos sobre os estados da matéria. O objetivo é criar um jogo de investigação que envolva todos como verdadeiros experts da Química, tudo isso incorporando um toque de criatividade e tecnologia! No final, todos jogarão a 'Missa Química!' no melhor estilo 'Jumanji da Ciência'. ✨
Materiais Necessários
- Acesso à internet
- Celulares ou computadores
- Papel e caneta
- Materiais caseiros (gelo, sal, água, arroz, macarrão)
- Recipientes plásticos 北
- Copos descartáveis e garrafas PET 磻
- Bexigas ou balões
- Lápis ou pincel atômico para identificar materiais
- Acesso a aplicativos de edição de vídeo ou ferramentas online
- Software de apresentação (PPT, Google Slides, etc.)
Passo a Passo
- Divida a turma em pequenos grupos e destaque que todos devem colaborar para a criação do jogo final. A diversidade de talentos será fundamental!
- Distribua os materiais caseiros entre os grupos para que possam realizar experimentos e documentar as evidências.
- Sugira uma hipótese inicial sobre o 'MateriaLúdico' e como ele pode se comportar quando submetido às diferentes condições, como variação de temperatura ou pressão. ✨
- Desenvolvam uma estratégia de investigação: cada grupo terá uma área específica para explorar (comportamento dos estados líquido, sólido ou gasoso) e deverá coletar dados para a resolução do enigma.
- Cada grupo deve realizar uma série de experimentos que mostrem a mudança do 'MateriaLúdico' entre estados, seguindo o roteiro da observação, análise, e conclusões. Usem fotos, vídeos e anotações detalhadas.
- Compilam tudo em um roteiro coerente para o jogo interativo. Enumerem as fases ou níveis do jogo, cada um baseado em um conjunto de dados e transformações do 'MateriaLúdico'. ✍️
- Utilizem ferramentas de edição de vídeo para criar uma gameplay onde cada grupo apresenta sua descoberta e como a evidência foi usada no jogo.
- Finalizem a elaboração do jogo, incluindo a narração, elementos gráficos, e pontuação, usando aplicativos e plataformas digitais acessíveis.
- Apresentem o jogo interativo para a turma e, se possível, para outras turmas, promovendo debates e sessões de feedback para aprimorar o projeto.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável desta missão será uma experiência investigativa interativa no formato de um jogo digital. Este jogo apresentará um enigma químico baseado em interpretações corretas sobre as transformações do 'MateriaLúdico'. A evidência coletada, a lógica aplicada e as descobertas científicas devem ser evidenciadas numericamente nas jogadas. 里 No final, será criado um vídeo (ou demo interativo) que documenta as etapas do jogo e as descobertas da turma. O vídeo será compartilhado em uma plataforma online, como o YouTube ou Google Drive, e o link deverá ser socializado com todos os alunos e professores. Ao final, os estudantes devem preencher uma reflexão contemplando os aprendizados, os desafios enfrentados e as tecnologias/métodos aprendidos!
Atividade 3: Missão Sustentável: Transformando Estados e SalvaPlaneta!
Descrição
Prepare-se para embarcar em uma jornada de descobertas ecológicas e científicas, galera! Nossa missão é criar um projeto inovador e interativo que explore a sustentabilidade e os estados da matéria. ️ Imagine que somos engenheiros ambientais do futuro, desenvolvendo soluções criativas para proteger o nosso planeta ao mesmo tempo que entendemos e aplicamos os conceitos de sólido, líquido e gasoso. Vamos colaborar como um time global, encarnando diferentes papéis (cientistas, designers, comunicadores e engenheiros) para transformar nosso conhecimento científico em ações concretas pelo meio ambiente.
Materiais Necessários
- Acesso à internet
- Celulares ou computadores
- Papéis reciclados
- Materiais de iniciação científica (balanças, réguas, tesouras, etc.) ️✂️
- Ferramentas digitais para apresentação (Google Slides, PowerPoint, etc.)
- Canetas coloridas ️
- Materiais recicláveis (garrafas PET, potes de vidro, embalagens de papel, etc.) ♻️
- Sementes
- Terra, areia e água
Passo a Passo
-
- Forme subgrupos de trabalho dentro da turma e definam os papéis de cada um (cientista, designer, comunicador, engenheiro). Cada subgrupo terá uma função específica na criação da 'Estação Sustentável'.
-
- Escolha o tema sustentável central do projeto. Pode ser desde coleta seletiva do lixo, reutilização de materiais, economia de água, ou qualquer outra ideia inovadora que surja na discussão. 樂
-
- Planejem as etapas de pesquisa e criação do protótipo. Decidam quais materiais recicláveis e possíveis experimentos com os estados da matéria serão utilizados para ilustrar o tema escolhido.
-
- Projeto e prototipagem: a. Cada subgrupo deve coletar materiais recicláveis e planejar a estrutura da 'Estação Sustentável'. ⌛ b. Use ferramentas digitais para planejar o layout e design do projeto-solução.
-
- Mão na massa! Realizem os experimentos e reutilizem os materiais para construir a 'Estação Sustentável'. Tirem fotos e vídeos dos processos para documentar.
-
- Pesquisa e documentação: a. Cada subgrupo deverá realizar breves pesquisas sobre as aplicações práticas dos estados da matéria relacionadas ao projeto. 類 b. Desenvolvam roteiros para vídeos e apresentações com base nas descobertas e registros de atividades.
-
- Edição e montagem do protótipo final: a. Compilam os materiais de pesquisa com as experiências práticas em uma apresentação visual. b. Criem um vídeo documentário (até 10 minutos) que mostre a equipe planejando e construindo a estação sustentável, com explicações sobre os conceitos e práticas ambientais aplicadas.
-
- Apresentação e feedback: a. Apresentem o protótipo e o vídeo documentário para a turma e para outras turmas, se possível. ️ b. Promovam uma sessão de feedback construtivo para discutir os aprendizados e possíveis melhorias. ⚖️
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final desta atividade será um protótipo interativo e multimídia de uma 'Estação Sustentável', um espaço estruturado com materiais recicláveis e ideias inovadoras que eduquem e incentivem boas práticas ambientais. Este protótipo deve incluir: Uma apresentação (Google Slides, PowerPoint, etc.) com vídeos curtos e imagens que expliquem a estrutura e os conceitos científicos aplicados. Descrição detalhada das práticas sustentáveis adotadas e como elas ajudam a transformar os estados da matéria no cotidiano (coleta seletiva, reciclagem, economia de água, etc.). Um vídeo documentário que registre a criação e apresente o protótipo. Este vídeo deve ter até 10 minutos e será publicado em uma plataforma online de compartilhamento, com o link enviado ao professor e compartilhado com colegas e outras turmas.