Entrar

Projeto: Principais Estados Físicos da Matéria | Metodologia Digital | Projeto

Química

Original Teachy

'EM13CNT303'

Principais Estados Físicos da Matéria

Objetivos

- Reconhecer e descrever os principais estados da matéria: sólido, líquido e gasoso.

- Identificar as propriedades e características de cada estado da matéria.

- Indicar os estados possíveis da matéria nas condições ambientes.

- Compreender a relação entre as mudanças de estado físico e a transferência de energia.

- Explorar aplicações práticas dos estados físicos da matéria no cotidiano e em diversas áreas da tecnologia.

Você Sabia?

1. Did you know that, theoretically, a material can exist in both a solid and liquid state at the same time? 勞 It's called 'supercooling' and it's as mind-blowing as it sounds!

2. Ever heard the expression 'adding fuel to the fire'?  In a way, transforming a solid or a liquid into a gas also means 'adding fuel' in the form of heat! Just in a much safer and more scientific way. 

3. There’s a substance that can exist in all three states at room temperature - can you guess what it is? Give up? It's water!  May the water-force be with you!

Contextualizando

Hey turma!  Vamos falar sobre um tema que, apesar de parecer simples, está por toda parte: os estados da matéria! Imagine que a matéria é como um ator espetacular, capaz de mudar de 'personagem' com base no seu entorno.  No dia a dia e na ciência, identificamos três estados principais: sólido, líquido e gasoso. É através deles que interagimos com o mundo ao nosso redor e... sinceramente, sem eles, a vida como conhecemos não existiria!

Vamos lá... Saber identificar a diferença entre esses estados pode parecer uma parada difícil, mas acredite, é mais comum do que você pensa! 邏 Por exemplo, pegue o seu refrigerante gelado (tensível quanto a líquidos na aula), quando ele esquenta um pouco, a química acontece e o gelo derrete, passando do estado sólido para o líquido. É isso aí, ciência, moçada!

Agora, pense nas inúmeras aplicações práticas desses estados, tipo: desde o nosso amor eterno pelo chocolate que pode se moldar a várias formas (sólido), até a magia dos cosplayers e seus espetáculos de fumaça seca no chármantium quente (água líquida em vapor).  Com tudo isso, vamos explorar não só o que esses estados são, mas também como eles impactam diretamente a nossa vida e a tecnologia em constante evolução! ‍離

Atividade 1: ⚗️ Química em Ação: O Grande Experimento dos Estados da Matéria! 

Descrição

Nesta atividade interativa e digital, vamos nos unir como um verdadeiro time de cientistas e criadores para realizar um grande experimento sobre os estados da matéria! Cada um vai ter a chance de explorar, analisar e desvendar os segredos dos sólidos, líquidos e gases, tudo isso de forma divertida e prática.  Nosso desafio é criar uma experiência imersiva e interativa, que pode ser compartilhada com todo o mundo através de uma plataforma virtual, mantendo o espírito de colaboração e inovação que são a nossa marca. Vamos mergulhar de cabeça na ciência e na tecnologia, e quem sabe até descobrir algo que ninguém mais viu! 邏

Materiais Necessários

- Acesso à internet 

- Celulares ou computadores 

- Balões 

- Garrafas PET vazias e cortadas 磻

- Vasos de plantas ou pequenos recipientes com água 

- Arroz ou macarrão 

- Acesso a aplicativos de edição de vídeo (opcional) 

- Aplicativo ou software de apresentação (PPT, Google Slides, etc.) 

Passo a Passo

  • Forme pequenos grupos na turma e atribua a cada grupo a responsabilidade de explorar e documentar um estado da matéria (sólido, líquido e gasoso). ✨
  • Cada grupo deve elaborar um plano de experimentação. Decidam em conjunto quais materiais familiares vocês vão usar para representar os diferentes estados. Lembrem-se sempre da segurança para não deixar nada perigoso acontecer! ⚠️
  • Mão na massa! Realizem os experimentos previstos e documentem cada passo. Tirem fotos  ou façam vídeos para registrar o que está acontecendo. Usem seus dispositivos móveis ou câmeras disponíveis. Atenção aos detalhes e observações! 
  • Em seguida, analisem os resultados obtidos. O que mudou de um estado para outro? Quais propriedades foram mais notáveis? Anotem tudo e comparem com o que esperavam. 
  • Com base nos experimentos, guardem um tempinho para pesquisar mais e coletar informações sobre os estados da matéria. Usem fontes confiáveis da internet e livros. Todo cuidado com a veracidade das informações! 
  • Elaborem um roteiro para o vídeo interativo usando as informações coletadas e as observações feitas durante os experimentos. Dividam a narração e as partes visuais entre os membros do grupo. Organização é tudo! 
  • Se desafiem a serem criativos! Bora incluir entrevistas, animações (se possível) e demos práticas em um estilo 'show de ciência'. Mostrem todo o talento e conhecimento do grupo! ‍‍
  • Agora, editem o vídeo usando aplicativos de edição gratuitos (com tutoriais disponíveis na internet) ou, se possível, usem softwares mais completos. Pensem na qualidade de áudio e vídeo; cuidado para o som ficar bem audível e a explicação clara. 
  • Apresentem o vídeo para a turma e, se possível, compartilhem com outras turmas ou nas redes sociais da escola. Isso pode ser uma bela oportunidade de conscientização sobre a ciência e a importância dos estados da matéria! 

O Que Você Deve Entregar?

O entregável da atividade será um vídeo interativo e multimídia, dividido em segmentos que exploram cada um dos estados da matéria: sólido, líquido e gasoso.  Cada segmento deve incluir: • Uma introdução explicativa sobre o estado da matéria abordado.  • Demonstrações visuais e práticas utilizando os materiais de cada grupo.  • Análise das propriedades e comportamentos observados.  • Comparação entre os diferentes estados. 類 • Conclusões e reflexões finais. ‍♂️‍♀️ O vídeo deve ser editado, bem estruturado e enviado através de uma plataforma de compartilhamento, como YouTube ou Google Drive, e o link deverá ser compartilhado com todos os alunos e professores.

Atividade 2:  A Jornada do Material Misterioso: Desvendando Estados da Matéria! 

Descrição

Get ready, galera!  Nesta atividade, vocês vão encarar uma missão eletrizante de detectives da ciência! ️‍♂️️‍♀️ Toda a turma vai se unir para desvendar um mistério químico: a transformação e os superpoderes do misterioso 'MateriaLúdico' (o nosso herói e vilão ao mesmo tempo! ). Cada um de vocês irá explorar, analisar e criar uma narrativa interativa baseada em evidências reais e os conhecimentos adquiridos sobre os estados da matéria. O objetivo é criar um jogo de investigação que envolva todos como verdadeiros experts da Química, tudo isso incorporando um toque de criatividade e tecnologia!  No final, todos jogarão a 'Missa Química!' no melhor estilo 'Jumanji da Ciência'. ✨

Materiais Necessários

- Acesso à internet 

- Celulares ou computadores 

- Papel e caneta 

- Materiais caseiros (gelo, sal, água, arroz, macarrão) 

- Recipientes plásticos 北

- Copos descartáveis e garrafas PET 磻

- Bexigas ou balões 

- Lápis ou pincel atômico para identificar materiais 

- Acesso a aplicativos de edição de vídeo ou ferramentas online 

- Software de apresentação (PPT, Google Slides, etc.) 

Passo a Passo

  1. Divida a turma em pequenos grupos e destaque que todos devem colaborar para a criação do jogo final. A diversidade de talentos será fundamental! 
  2. Distribua os materiais caseiros entre os grupos para que possam realizar experimentos e documentar as evidências. 
  3. Sugira uma hipótese inicial sobre o 'MateriaLúdico' e como ele pode se comportar quando submetido às diferentes condições, como variação de temperatura ou pressão. ✨
  4. Desenvolvam uma estratégia de investigação: cada grupo terá uma área específica para explorar (comportamento dos estados líquido, sólido ou gasoso) e deverá coletar dados para a resolução do enigma. 
  5. Cada grupo deve realizar uma série de experimentos que mostrem a mudança do 'MateriaLúdico' entre estados, seguindo o roteiro da observação, análise, e conclusões. Usem fotos, vídeos e anotações detalhadas. 
  6. Compilam tudo em um roteiro coerente para o jogo interativo. Enumerem as fases ou níveis do jogo, cada um baseado em um conjunto de dados e transformações do 'MateriaLúdico'. ✍️
  7. Utilizem ferramentas de edição de vídeo para criar uma gameplay onde cada grupo apresenta sua descoberta e como a evidência foi usada no jogo. 
  8. Finalizem a elaboração do jogo, incluindo a narração, elementos gráficos, e pontuação, usando aplicativos e plataformas digitais acessíveis. 
  9. Apresentem o jogo interativo para a turma e, se possível, para outras turmas, promovendo debates e sessões de feedback para aprimorar o projeto. 

O Que Você Deve Entregar?

O entregável desta missão será uma experiência investigativa interativa no formato de um jogo digital.  Este jogo apresentará um enigma químico baseado em interpretações corretas sobre as transformações do 'MateriaLúdico'. A evidência coletada, a lógica aplicada e as descobertas científicas devem ser evidenciadas numericamente nas jogadas. 里 No final, será criado um vídeo (ou demo interativo) que documenta as etapas do jogo e as descobertas da turma. O vídeo será compartilhado em uma plataforma online, como o YouTube ou Google Drive, e o link deverá ser socializado com todos os alunos e professores. Ao final, os estudantes devem preencher uma reflexão contemplando os aprendizados, os desafios enfrentados e as tecnologias/métodos aprendidos! 

Atividade 3:  Missão Sustentável: Transformando Estados e SalvaPlaneta! 

Descrição

Prepare-se para embarcar em uma jornada de descobertas ecológicas e científicas, galera! Nossa missão é criar um projeto inovador e interativo que explore a sustentabilidade e os estados da matéria. ️ Imagine que somos engenheiros ambientais do futuro, desenvolvendo soluções criativas para proteger o nosso planeta ao mesmo tempo que entendemos e aplicamos os conceitos de sólido, líquido e gasoso.  Vamos colaborar como um time global, encarnando diferentes papéis (cientistas, designers, comunicadores e engenheiros) para transformar nosso conhecimento científico em ações concretas pelo meio ambiente. 

Materiais Necessários

- Acesso à internet 

- Celulares ou computadores 

- Papéis reciclados 

- Materiais de iniciação científica (balanças, réguas, tesouras, etc.) ️✂️

- Ferramentas digitais para apresentação (Google Slides, PowerPoint, etc.) 

- Canetas coloridas ️

- Materiais recicláveis (garrafas PET, potes de vidro, embalagens de papel, etc.) ♻️

- Sementes 

- Terra, areia e água 

Passo a Passo

    1. Forme subgrupos de trabalho dentro da turma e definam os papéis de cada um (cientista, designer, comunicador, engenheiro). Cada subgrupo terá uma função específica na criação da 'Estação Sustentável'. 
    1. Escolha o tema sustentável central do projeto. Pode ser desde coleta seletiva do lixo, reutilização de materiais, economia de água, ou qualquer outra ideia inovadora que surja na discussão. 樂
    1. Planejem as etapas de pesquisa e criação do protótipo. Decidam quais materiais recicláveis e possíveis experimentos com os estados da matéria serão utilizados para ilustrar o tema escolhido. 
    1. Projeto e prototipagem: a. Cada subgrupo deve coletar materiais recicláveis e planejar a estrutura da 'Estação Sustentável'. ⌛ b. Use ferramentas digitais para planejar o layout e design do projeto-solução. 
    1. Mão na massa! Realizem os experimentos e reutilizem os materiais para construir a 'Estação Sustentável'. Tirem fotos e vídeos dos processos para documentar. 
    1. Pesquisa e documentação: a. Cada subgrupo deverá realizar breves pesquisas sobre as aplicações práticas dos estados da matéria relacionadas ao projeto. 類 b. Desenvolvam roteiros para vídeos e apresentações com base nas descobertas e registros de atividades. 
    1. Edição e montagem do protótipo final: a. Compilam os materiais de pesquisa com as experiências práticas em uma apresentação visual.  b. Criem um vídeo documentário (até 10 minutos) que mostre a equipe planejando e construindo a estação sustentável, com explicações sobre os conceitos e práticas ambientais aplicadas. 
    1. Apresentação e feedback: a. Apresentem o protótipo e o vídeo documentário para a turma e para outras turmas, se possível. ️ b. Promovam uma sessão de feedback construtivo para discutir os aprendizados e possíveis melhorias. ⚖️

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final desta atividade será um protótipo interativo e multimídia de uma 'Estação Sustentável', um espaço estruturado com materiais recicláveis e ideias inovadoras que eduquem e incentivem boas práticas ambientais. Este protótipo deve incluir: Uma apresentação (Google Slides, PowerPoint, etc.) com vídeos curtos e imagens que expliquem a estrutura e os conceitos científicos aplicados. Descrição detalhada das práticas sustentáveis adotadas e como elas ajudam a transformar os estados da matéria no cotidiano (coleta seletiva, reciclagem, economia de água, etc.). Um vídeo documentário que registre a criação e apresente o protótipo. Este vídeo deve ter até 10 minutos e será publicado em uma plataforma online de compartilhamento, com o link enviado ao professor e compartilhado com colegas e outras turmas. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies