Objetivos
- Reconhecer a tabela periódica e sua organização atual.
- Localizar elementos específicos na tabela periódica.
- Distinguir metais, ametais e as principais famílias de elementos.
- Desenvolver habilidades de pesquisa utilizando ferramentas digitais.
- Estimular a colaboração e interação em grupo.
Você Sabia?
1. Sabia que o nome ‘Tabela Periódica’ lembra muito um álbum de figurinhas? Mas calma, ao invés de desenhos de desportistas e artistas, temos elementos químicos incríveis!
2. Quem diria que o Mercúrio, esse elemento da Tabela Periódica, é líquido à temperatura e pressão normais? E não, não é o planeta, é o metal cheio de surpresas aqui na Terra mesmo! 勞
3. ❤️ Um fato super ‘quente’ (literalmente) sobre o Potássio: coloque uma banana e água juntos e… kabum! Isso aí; uma mini explosão química! (Mas lembre-se de fazer qualquer ‘experimento’ com a supervisão de um professor, né?)
Contextualizando
易 Imagine um amigo descolado de redes sociais que sabe tudo sobre as tendências e teorias mais quentes do momento. Agora, pense nisso aplicado aos elementos químicos! A Tabela Periódica é tipo o TikTok da Química: cheia de personalidades únicas, que se relacionam de maneiras fascinantes e que são essenciais para tudo o que fazemos.
O Tinder dos Elementos? Sim, a Tabela Periódica mostra mais que um rostinho bonito. Cada posição na tabela tem um significado especial! Dos fortões metaleiros que conduzem eletricidade e brilham muito, até os Ametais mais tímidos que são super necessários para a vida. E não acaba por aí! Tem os Metaloides, os camaleões da química, que se dão bem tanto com os metaleiros quanto com os timidões!
No mundo da ciência e da tecnologia, entender a Tabela Periódica é como ter uma chave-mestra do universo (químico, pelo menos). É saber melhor como funcionam desde as reações químicas do seu sabonete até como o seu celular superpoderoso é construído. Vamos nessa? Let’s dive deep into the land of Chemical Avengers e desvendar todos os mistérios! 隸♂️隸♀️
Atividade 1: Criação de uma Tabela Periódica Interativa - O Show dos Elementos!
Descrição
Na atividade 'Criação de uma Tabela Periódica Interativa - O Show dos Elementos!', a turma trabalhará junta para criar uma ferramenta interativa e digital que explorará elementos específicos da Tabela Periódica. O objetivo é que, de forma colaborativa, vocês elaborem um conteúdo multimídia detalhado sobre cada elemento, desde curiosidades e propriedades até suas aplicações no dia a dia. Vocês criarão uma plataforma digital (site ou apresentação interativa) cheia de vídeos, infográficos, entrevistas fictícias, memes e muito mais! A ideia é usar toda a criatividade para engajar e ensinar aos outros de maneira leve e divertida sobre esse tema fundamental de Química. Como influenciadores científicos, seu desafio será criar um conteúdo que combine conhecimento com uma pitada de entretenimento digital, tornando-o atraente e acessível!
Materiais Necessários
- Acesso à internet
- Computadores ou celulares
- Ferramentas de design gráfico (Canva, Google Slides)
- Plataformas de criação de sites gratuitas (como Wix ou Google Sites)
- Acesso a fontes confiáveis (sites educativos, YouTube, etc.)
- Câmera de celular (para gravar entrevistas fictícias)
Passo a Passo
- Dividam a turma em pequenos grupos, cada um responsável por um ou mais elementos da Tabela Periódica.
- Cada grupo deve conduzir uma pesquisa detalhada sobre seus elementos selecionados. Reúnam dados sobre história, propriedades, usos, curiosidades e muito mais! Não se esqueçam de usar fontes confiáveis.
- Utilizem ferramentas de design gráfico (como Canva) para criar infográficos e imagens explicativas sobre os elementos.
- Gravem vídeos curtos onde 'personificam' os elementos, como se fossem influencers químicos. Eles podem narrar suas próprias 'entrevistas' ou até participar de 'memes' e situações engraçadas!
- Agrupem todo o conteúdo criado (textos, imagens, vídeos, infográficos) em uma plataforma digital. Podem usar plataformas gratuitas de criação de sites (como Wix ou Google Sites) para tornar a tabela interativa.
- Criem quizzes ou testes integrados sobre os elementos utilizando ferramentas online adequadas (ex: integrado na própria plataforma usando Google Forms).
- Divulguem o trabalho para a comunidade escolar e incentivem amigos e familiares a visitar o site e se divertir com o conhecimento científico!
- Finalmente, realizem uma reflexão coletiva, discutindo desafios encontrados, aprendizados adquiridos e como todo o processo foi. Incluam esse feedback no site.
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final será uma Tabela Periódica Interativa Online. Nesta plataforma, deve haver uma página para cada elemento químico, com seções que incluem:
Perfil do Elemento (com dados básicos) Curiosidades (históricas, usos interessantes, fatos divertidos) Propriedades (físicas, químicas) Vídeos curtos (demonstrando reações, entrevistas fictícias com o próprio elemento) Infográficos e imagens explicativas Testes e quizzes integrados para verificar o conhecimento
O site deve ser visualmente atrativo e fácil de navegar, garantindo que qualquer visitante, até mesmo seus amigos e familiares, se divirtam e aprendam com o conteúdo! Salve todas as referências e fontes utilizadas, garantindo uma produção com credibilidade e rigor científico.
Atividade 2: Podcast Científico - Elemento ️ no Ar!
Descrição
Na atividade 'Podcast Científico - Elemento ️ no Ar!', a turma vai se aventurar na produção de um podcast sobre a Tabela Periódica. O desafio é criar episódios dinâmicos, informativos e divertidos que explorem diferentes aspectos dos elementos químicos. Vocês irão pesquisar, roteirizar, entrevistar 'cientistas convidados' (atores entre vocês), editar e lançar um podcast online. A ideia é combinar informação precisa com uma dose de criatividade, resultando em um produto final que seja cativante para qualquer ouvinte. Como influenciadores científicos, seu objetivo é apresentar de maneira amigável e interessante o que a Tabela Periódica tem a dizer!
Materiais Necessários
- Acesso à internet
- Computadores ou celulares com microfones
- Ferramentas de edição de áudio (Audacity, GarageBand, etc.)
- Plataforma de hospedagem de podcasts (SoundCloud, Anchor, etc.)
- Cadernos e canetas para rascunho
- Câmeras de celular (para gravação de 'entrevistas')
Passo a Passo
- Reúnam toda a turma e determinem o formato e temas dos episódios. Vocês podem decidir dividir responsabilidades de acordo com o interesse de cada um (roteiristas, editores, atores, etc.).
- Para cada episódio, façam uma pesquisa detalhada sobre o tema. Usem fontes confiáveis e anotem todas as informações importantes.
- Cada grupo deve criar o roteiro de seu episódio. Pensem em incluir introduções divertidas, curiosidades, entrevistas fictícias e respostas a perguntas comuns sobre os elementos.
- Gravem os episódios. Cada grupo deve ser responsável por parte do episódio, garantindo que todos participem ativamente.
- Incluam músicas e efeitos sonoros para tornar o podcast mais dinâmico e interessante. Usem ferramentas de edição de áudio (como o Audacity) para realizarem essa etapa.
- Façam uma revisão final do áudio, garantindo que a qualidade esteja boa e que não tenha ruídos excessivos.
- Escolham uma plataforma de hospedagem de podcasts (SoundCloud, Anchor, etc.) e publiquem os episódios.
- Divulguem o podcast para a comunidade escolar e incentivem amigos e familiares a ouvir. Vocês podem criar atalhos pelas redes sociais e enviar os episódios para grupos de WhatsApp, por exemplo.
- Realizem um feedback final, discutam o que aprenderam, pontos positivos e áreas de melhoria para futuros projetos. Incluam esse feedback no material final, mostrando um processo de aprendizado completo e construtivo!
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final será um Podcast Interativo e Divertido. A estrutura final do podcast deve incluir:
Episódios bem divididos por tema: Cada episódio cobre um grupo ou elemento na Tabela Periódica. Apresentações detalhadas dos temas abordados: Curiosidades, histórias, aplicações práticas dos elementos. Entrevistas fictícias: 'Cientistas convidados' (vocês mesmos atuando) que falarão sobre os elementos com humor e informação. Músicas e efeitos sonoros: Para deixar o podcast mais dinâmico e interessante. A introdução e a despedida de cada episódio: Com estilos personalizados, sugerindo ao ouvinte o que esperar (introdução) e incentivando o feedback (despedida). Inclusão de breves quizzes ou testes interativos: Para garantir a interação do ouvinte.
O podcast deve ser editado profissionalmente, com áudio claro e sem ruídos excessivos, e ser disponibilizado em uma plataforma acessível para que todos possam desfrutar do conteúdo!
Atividade 3: Card Game 'ElementoPedia' - O Duelo Científico! 🃏⚗️
Descrição
Na atividade 'Card Game ElementoPedia' - O Duelo Científico!, a turma irá desenvolver um jogo de cartas digital e interativo sobre a Tabela Periódica. O desafio é criar um jogo educativo onde os jogadores possam testar seu conhecimento sobre os elementos químicos de forma divertida e competitiva! Vocês vão desenhar, programar (opcional), e publicar um jogo de perguntas e respostas baseadas nos elementos da Tabela Periódica. Uma vez pronto, o jogo poderá ser compartilhado com outros colegas e até jogado em eventos da escola!
Materiais Necessários
- Acesso à internet
- Computadores, tablets ou smartphones
- Ferramenta de criação de jogos (como Scratch, Canva ou Trello)
- Software de edição de imagens (se optarem por fazer as artes dos cartões)
- Papéis e canetas para rascunhos
- Plataforma de compartilhamento de jogos (Scratch, Koji, etc.)
Passo a Passo
- Planejamento: Reúnam-se em grupo e decidam os papéis - quem será responsável pelo design, pelas perguntas, pela programação (opcionalmente) e pelo teste do jogo. Definam as regras básicas e a dinâmica de pontuação.
- Pesquisa: Cada grupo deverá realizar uma pesquisa aprofundada sobre seus elementos na Tabela Periódica, buscando por curiosidades, propriedades e aplicações. Reúnam informações em um documento compartilhado.
- ✏️ Design das Cartas: Utilizem ferramentas como Canva para criar o layout das cartas digitais. Cada carta deve incluir o número atômico, nome do elemento, um fato interessante e uma imagem ilustrativa.
- Programação dos Scripts (opcional): Se optarem por programar o jogo, utilizem plataformas como Scratch para criar o código por trás do jogo. Esta etapa é opcional, e vocês podem focar no design e conteúdo se preferirem.
- 🃏 Inserção das Perguntas: Criem um banco de perguntas e respostas usando ferramentas como Canva, Trello ou Google Sheets. Garantam que as perguntas sejam desafiadoras e informativas ao mesmo tempo.
- 六 Testes Iniciais: Testem o jogo com os próprios alunos, amigos ou familiares. Façam ajustes de acordo com os feedbacks recebidos. Melhorem as respostas e corrijam possíveis erros.
- Publicação e Compartilhamento: Una todas as partes do jogo (cartas, perguntas, design) e compartilhem em uma plataforma de hospedagem para que o jogo possa ser acessado facilmente por todos. Um link direto no Google Site de vocês pode ser uma boa opção.
- Divulgação: Divulguem o jogo entre seus colegas, amigos, familiares e professores. Expliquem como jogar e convidem todos a testarem sua 'ElementoPedia'. 拾
O Que Você Deve Entregar?
O produto final será um Card Game Digital e Interativo educativo chamado 'ElementoPedia'. O jogo deve conter:
Elementos Visuais Atraentes: Cada carta deve ser bem ilustrada, com o máximo de informações visuais possíveis. 樂 Perguntas e Respostas Criativas: Um mix de perguntas sobre curiosidades, propriedades e classificação dos elementos da Tabela Periódica. Dinâmica de Jogo Interativa: O jogo deve permitir pontuações, erros, e dar feedback imediato para o jogador que insere uma resposta. Desafios Extras Opcionais: Poderá conter desafios bônus, como 'Coringão' (com questões mais elaboradas) para avançar de fase.
Lembrem-se de manter um bom padrão de qualidade, garantindo que o jogo seja divertido e educativo ao mesmo tempo. Certifiquem-se de que as instruções sejam claras para qualquer pessoa que queira jogar, incluindo seus amigos e familiares.