Entrar

Projeto: A Jornada do Indivíduo na Sociedade

Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS101'

Modernidade: Etnocentrismo e Racismo

Contextualização

O ser humano é um ser social. Desde o princípio da civilização, vivemos em grupo e formamos sociedades. Porém, a maneira como nos relacionamos e as estruturas dessas sociedades evoluíram ao longo do tempo, sendo sempre reflexo das condições históricas e culturais a que estão submetidas. O desafio de entender essa dinâmica é o cerne da sociologia.

Para aprofundar nosso entendimento sobre como o indivíduo se relaciona com a sociedade, vamos focar em conceitos chave como etnocentrismo, racismo e modernidade. O etnocentrismo é a visão de que nossa própria cultura é superior às demais, um viés que pode conduzir ao preconceito e à discriminação. Já o racismo, é um sistema de opressão que classifica as pessoas baseado em características físicas atribuídas a uma suposta ‘raça’, resultando em uma hierarquia social que privilegia uns em detrimento de outros. A modernidade, por sua vez, é um período histórico marcado por rápidas transformações socioculturais e tecnológicas, cujos reflexos ainda são sentidos em nosso cotidiano.

O tema "O indivíduo e a sociedade - Etnocentrismo, racismo, modernidade, etc" é de extrema importância na atualidade. Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, onde diferentes culturas, raças e sociedades se encontram, colidem e se fundem. A capacidade de entender essas dinâmicas é crucial para fomentar o respeito mútuo e a convivência harmônica.

Além disso, ter um entendimento sólido sobre essas temáticas nos permite questionar as estruturas sociais em nosso entorno e buscar soluções mais justas e equitativas. Desde movimentos por direitos civis a iniciativas para uma transição mais justa para uma economia de baixo carbono, a compreensão desses conceitos tem se mostrado cada vez mais relevante no mundo real.

Consulte esses recursos para ampliar o seu conhecimento sobre o tema:

  1. Os conceitos sociológicos fundamentais - Max Weber - Livro teórico que fornece uma base sólida para o estudo da sociologia.

  2. "Etnocentrismo: culturas diferentes, olhares diferentes" - Aventuras na História - Artigo que explora o conceito de etnocentrismo.

  3. "O que é racismo estrutural?" - Geledés - Artigo que explica o conceito de racismo estrutural.

  4. "Modernity - Stanford Encyclopedia of Philosophy" (EM INGLÊS! Recomendada a utilização de um tradutor online como Google Tradutor para auxiliar na leitura) - Artigo acadêmico que explora o conceito de modernidade.

Atividade Prática: "A Jornada do Indivíduo na Sociedade"

Objetivo do Projeto

  • Analisar e explorar os conceitos de etnocentrismo, racismo e modernidade, e como eles moldam as relações entre o indivíduo e a sociedade.
  • Desenvolver habilidades críticas na análise de exemplos históricos e contemporâneos dessas dinâmicas na prática.
  • Promover a colaboração em grupo para pesquisar, analisar e discutir cenários diversos.

Descrição do Projeto

Os grupos de 3 a 5 alunos realizarão um estudo aprofundado sobre o tema, que resultará na produção de um documentário, seguido de um debate organizado pelos alunos e um relatório escrito.

Materiais Necessários

  • Livros e artigos acadêmicos para pesquisa.
  • Acesso à internet.
  • Materiais para a gravação e edição do documentário (smartphone, câmera, programa de edição de vídeo, etc.)
  • Local para realizar o debate (pode ser na própria sala de aula ou em um ambiente virtual)

Passo a Passo do Projeto

  1. Pesquisa Bibliográfica: Os alunos deverão realizar uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de etnocentrismo, racismo e modernidade, utilizando livros, artigos acadêmicos e fontes digitais confiáveis. O objetivo é compreender como essas ideias moldam a interação entre indivíduo e sociedade.

  2. Produção do Documentário: Com base em suas descobertas, os grupos deverão produzir um documentário de 15 a 20 minutos, explorando as ideias pesquisadas. O documentário deverá conter análises de exemplos históricos e contemporâneos que demonstram a interação entre o indivíduo e a sociedade sob as lentes do etnocentrismo, racismo e modernidade.

  3. Debate: Após a exibição dos documentários, cada grupo será encarregado de organizar um debate sobre o tema tratado. Isso deve incluir a elaboração de perguntas para provocar uma discussão enriquecedora e a mediação da conversa para garantir um ambiente respeitoso e produtivo.

  4. Relatório Escrito: Finalmente, cada grupo deve produzir um relatório escrito sobre o projeto, que contenha uma introdução ao tópico, uma explicação detalhada das atividades realizadas, uma análise aprofundada dos resultados e conclusões obtidas e uma bibliografia completa.

Entregas do Projeto

  • Documentário: Cada grupo deverá entregar um documentário de 15 a 20 minutos que explore a relação entre o indivíduo e a sociedade, com foco nos conceitos de etnocentrismo, racismo e modernidade.

  • Debate: Cada grupo também será responsável por moderar um debate sobre o tema, promovendo uma discussão envolvente e respeitosa.

  • Relatório Escrito: Por fim, os alunos deverão submeter um relatório, detalhando o processo de pesquisa e produção do documentário, as principais descobertas e aprendizados, bem como reflexões inspiradas pelo debate.

O relatório deve seguir a seguinte estrutura:

  1. Introdução: Aqui, os alunos devem introduzir o tema, fornecer uma noção geral dos conceitos centrais e explicar por que eles são relevantes nos dias atuais.

  2. Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem descrever o processo de pesquisa e produção do documentário, bem como o debate subsequente. Inclua quais foram os tópicos abordados, qual a relação desses com os conceitos sociológicos estudados, e como isso se ligou à produção do documentário.

  3. Conclusões: Aqui, os alunos devem sintetizar suas principais descobertas e reflexões, o que aprenderam ao longo do projeto, como essa aprendizagem se relaciona com os conceitos estudados e como poderia ser aplicada em um contexto real.

  4. Bibliografia: Os alunos devem listar todas as fontes que consultaram para a pesquisa e a criação do documentário.

A expectativa é que este projeto demande, em média, 12 horas de trabalho dedicado por aluno.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies