Logo da Teachy
Entrar

Projeto: A Jornada do Indivíduo na Sociedade

Avatar padrão

Lara da Teachy


Sociologia

Original Teachy

'EM13CHS101,EM13CHS102'

Modernidade: Etnocentrismo e Racismo

Contextualização

O ser humano é um ser social. Desde o princípio da civilização, vivemos em grupo e formamos sociedades. Porém, a maneira como nos relacionamos e as estruturas dessas sociedades evoluíram ao longo do tempo, sendo sempre reflexo das condições históricas e culturais a que estão submetidas. O desafio de entender essa dinâmica é o cerne da sociologia.

Para aprofundar nosso entendimento sobre como o indivíduo se relaciona com a sociedade, vamos focar em conceitos chave como etnocentrismo, racismo e modernidade. O etnocentrismo é a visão de que nossa própria cultura é superior às demais, um viés que pode conduzir ao preconceito e à discriminação. Já o racismo, é um sistema de opressão que classifica as pessoas baseado em características físicas atribuídas a uma suposta ‘raça’, resultando em uma hierarquia social que privilegia uns em detrimento de outros. A modernidade, por sua vez, é um período histórico marcado por rápidas transformações socioculturais e tecnológicas, cujos reflexos ainda são sentidos em nosso cotidiano.

O tema "O indivíduo e a sociedade - Etnocentrismo, racismo, modernidade, etc" é de extrema importância na atualidade. Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, onde diferentes culturas, raças e sociedades se encontram, colidem e se fundem. A capacidade de entender essas dinâmicas é crucial para fomentar o respeito mútuo e a convivência harmônica.

Além disso, ter um entendimento sólido sobre essas temáticas nos permite questionar as estruturas sociais em nosso entorno e buscar soluções mais justas e equitativas. Desde movimentos por direitos civis a iniciativas para uma transição mais justa para uma economia de baixo carbono, a compreensão desses conceitos tem se mostrado cada vez mais relevante no mundo real.

Consulte esses recursos para ampliar o seu conhecimento sobre o tema:

  1. Os conceitos sociológicos fundamentais - Max Weber - Livro teórico que fornece uma base sólida para o estudo da sociologia.

  2. "Etnocentrismo: culturas diferentes, olhares diferentes" - Aventuras na História - Artigo que explora o conceito de etnocentrismo.

  3. "O que é racismo estrutural?" - Geledés - Artigo que explica o conceito de racismo estrutural.

  4. "Modernity - Stanford Encyclopedia of Philosophy" (EM INGLÊS! Recomendada a utilização de um tradutor online como Google Tradutor para auxiliar na leitura) - Artigo acadêmico que explora o conceito de modernidade.

Atividade Prática: "A Jornada do Indivíduo na Sociedade"

Objetivo do Projeto

  • Analisar e explorar os conceitos de etnocentrismo, racismo e modernidade, e como eles moldam as relações entre o indivíduo e a sociedade.
  • Desenvolver habilidades críticas na análise de exemplos históricos e contemporâneos dessas dinâmicas na prática.
  • Promover a colaboração em grupo para pesquisar, analisar e discutir cenários diversos.

Descrição do Projeto

Os grupos de 3 a 5 alunos realizarão um estudo aprofundado sobre o tema, que resultará na produção de um documentário, seguido de um debate organizado pelos alunos e um relatório escrito.

Materiais Necessários

  • Livros e artigos acadêmicos para pesquisa.
  • Acesso à internet.
  • Materiais para a gravação e edição do documentário (smartphone, câmera, programa de edição de vídeo, etc.)
  • Local para realizar o debate (pode ser na própria sala de aula ou em um ambiente virtual)

Passo a Passo do Projeto

  1. Pesquisa Bibliográfica: Os alunos deverão realizar uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de etnocentrismo, racismo e modernidade, utilizando livros, artigos acadêmicos e fontes digitais confiáveis. O objetivo é compreender como essas ideias moldam a interação entre indivíduo e sociedade.

  2. Produção do Documentário: Com base em suas descobertas, os grupos deverão produzir um documentário de 15 a 20 minutos, explorando as ideias pesquisadas. O documentário deverá conter análises de exemplos históricos e contemporâneos que demonstram a interação entre o indivíduo e a sociedade sob as lentes do etnocentrismo, racismo e modernidade.

  3. Debate: Após a exibição dos documentários, cada grupo será encarregado de organizar um debate sobre o tema tratado. Isso deve incluir a elaboração de perguntas para provocar uma discussão enriquecedora e a mediação da conversa para garantir um ambiente respeitoso e produtivo.

  4. Relatório Escrito: Finalmente, cada grupo deve produzir um relatório escrito sobre o projeto, que contenha uma introdução ao tópico, uma explicação detalhada das atividades realizadas, uma análise aprofundada dos resultados e conclusões obtidas e uma bibliografia completa.

Entregas do Projeto

  • Documentário: Cada grupo deverá entregar um documentário de 15 a 20 minutos que explore a relação entre o indivíduo e a sociedade, com foco nos conceitos de etnocentrismo, racismo e modernidade.

  • Debate: Cada grupo também será responsável por moderar um debate sobre o tema, promovendo uma discussão envolvente e respeitosa.

  • Relatório Escrito: Por fim, os alunos deverão submeter um relatório, detalhando o processo de pesquisa e produção do documentário, as principais descobertas e aprendizados, bem como reflexões inspiradas pelo debate.

O relatório deve seguir a seguinte estrutura:

  1. Introdução: Aqui, os alunos devem introduzir o tema, fornecer uma noção geral dos conceitos centrais e explicar por que eles são relevantes nos dias atuais.

  2. Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem descrever o processo de pesquisa e produção do documentário, bem como o debate subsequente. Inclua quais foram os tópicos abordados, qual a relação desses com os conceitos sociológicos estudados, e como isso se ligou à produção do documentário.

  3. Conclusões: Aqui, os alunos devem sintetizar suas principais descobertas e reflexões, o que aprenderam ao longo do projeto, como essa aprendizagem se relaciona com os conceitos estudados e como poderia ser aplicada em um contexto real.

  4. Bibliografia: Os alunos devem listar todas as fontes que consultaram para a pesquisa e a criação do documentário.

A expectativa é que este projeto demande, em média, 12 horas de trabalho dedicado por aluno.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Construção do Estado | Metodologia Digital | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Sociedade, Ideologia e Cultura | Metodologia Digital | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Clássicos da Sociologia | Metodologia Digital | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Trajetória da Sociologia no Brasil: uma investigação colaborativa
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies