Entrar

Projeto: Projeto de Intervenção Urbana: Repensando a Mobilidade em Nossa Cidade

Urbanismo

Original Teachy

Urbanismo e Mobilidade

Contextualização

Introdução Teórica

O Urbanismo, em suma, é a ciência que estuda e planeja a organização das nossas cidades. Envolve a distribuição acertada dos equipamentos urbanos, como praças, escolas, hospitais e centros de comércio, bem como a concepção da rede viária que atende às demandas de uma população em constante movimento. A Mobilidade, por sua vez, é a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano. Hoje, o desafio maior do urbanista é criar uma cidade que seja simultaneamente eficiente e acolhedora, estimulando a coletividade e oferecendo aos cidadãos soluções populares e agradáveis para a mobilidade.

Por outro lado, são os meios de transporte que conferem ritmo à nossa cidade. O trânsito, em suas mais diversas formas, molda o dia-a-dia nos grandes centros urbanos e disso depende a qualidade de vida de todos. De um lado, é preciso garantir o direito de todos à cidade, com transportes públicos de qualidade e acessibilidade para pedestres e deficientes. Do outro, é preciso incentivar modos de transporte menos danosos ao meio ambiente e à convivência social, como a bicicleta ou a caminhada.

A cidade, portanto, é fruto de muitas disciplinas que se cruzam: geografia, economia, sociologia, engenharia, arquitetura, e até a psicologia e a saúde têm seu papel. É nos entrecruzamentos destas áreas que surgem os problemas mais desafiadores do urbanismo e da mobilidade.

Contextualização

As cidades se tornaram o lar para mais da metade da população mundial e esse número está em constante crescimento. As mudanças rápidas e o intenso desenvolvimento urbano trouxeram consigo uma série de desafios no que diz respeito à qualidade de vida na cidade. O Urbanismo e Mobilidade são tópicos extremamente pertinentes e atuais, que afetam diariamente a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Além disso, o COVID-19 trouxe um novo conjunto de desafios para as cidades. As questões de mobilidade tornaram-se ainda mais urgentes, pois a necessidade de distanciamento social tem incentivado alternativas aos transportes públicos. A mobilidade ativa e o urbanismo tático emergiram como estratégias viáveis para promover a segurança, a saúde e a resiliência urbana em tempos de crise.

Para complementar seu aprendizado, sugerimos as seguintes fontes:

  1. Documentário "The Human Scale" - Trata da importância do planejamento urbano em função das pessoas para a construção de cidades mais saudáveis e humanas (link:

  2. Livro "Cidades para Pessoas" de Jan Gehl - Este livro apresenta as recentes experiências e observações provenientes de mais de quatro décadas de trabalho dedicadas à melhoria da qualidade de vida em cidades ao redor do mundo.

  3. Artigos e vídeos do site Project for Public Spaces (link: Este site é um verdadeiro manancial de recursos sobre como criar e sustentar lugares públicos que constroem comunidades.

  4. Plataforma digital UITP - União Internacional de Transporte Público, disponível em Trata-se de uma plataforma rica em relatórios e análises sobre mobilidade urbana em diversos locais do mundo.

Atividade Prática

Projeto de Intervenção Urbana: Repensando a Mobilidade em Nossa Cidade

Objetivo do projeto:

O objetivo desse projeto é que os alunos identifiquem problemas de urbanismo e mobilidade na cidade onde vivem e propõem soluções, utilizando os conceitos aprendidos na disciplina. Espera-se que, ao final do projeto, os alunos desenvolvam uma compreensão crítica sobre as dinâmicas urbanas e a importante relação existente entre urbanismo e mobilidade.

Materiais necessários:

  • Mapa atualizado da cidade onde vivem
  • Softwares de GIS, por exemplo, QGIS, arcGIS (opcionais)
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Materiais para criação de um protótipo físico (papelão, canetas, tesouras, régua, etc.)

Descrição detalhada do projeto:

A cidade sempre foi um espaço de encontro, troca, vida comunitária mas também de desafios. O desenho urbano pode tanto facilitar quanto dificultar a mobilidade, o acesso a serviços, a convivência entre as pessoas. Nesse projeto, os alunos são convidados a "ser urbanistas" e proporem uma intervenção no espaço urbano de sua cidade, com o foco na melhoria da mobilidade urbana.

Os grupos devem escolher um local específico da cidade que apresente um desafio de mobilidade. Pode ser uma área com alta congestionamento de veículos, um local com pouca acessibilidade para pedestres ou ciclistas, ou um bairro que tenha dificuldade de acesso ao transporte público, entre outros.

A partir dessa escolha, os alunos devem pesquisar a fundo o problema, estudando a demografia do local, os padrões de uso de terra, a infraestrutura existente, as opções de transporte, entre outros aspectos importantes. Após isso, os grupos devem propor uma intervenção urbana que vise melhorar a mobilidade no local escolhido. Os grupos podem utilizar software de GIS para auxiliar no projeto, mas também podem criar protótipos físicos para representar suas propostas.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Forme grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Escolha um local específico na cidade que apresente um desafio de mobilidade.

  3. Realize uma pesquisa detalhada sobre o local escolhido, abordando aspectos como demografia, uso do solo, infraestrutura existente, opções de transporte, etc.

  4. Propor uma intervenção urbana para melhoria da mobilidade no local escolhido. A proposta pode ser representada por meio de software GIS ou por um protótipo físico.

  5. Apresente o projeto para a turma, explicando o problema identificado, a pesquisa realizada e a proposta de intervenção.

Entrega do projeto:

Cada grupo deve elaborar um relatório final que inclua os seguintes tópicos:

  1. Introdução: Contextualizar o tema da mobilidade urbana, explicar a relevância do assunto na atualidade, especificar qual foi o local escolhido e por quê, e discorrer brevemente sobre o problema identificado e a solução proposta.

  2. Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem fazer uma descrição mais aprofundada do problema de mobilidade escolhido. Os alunos devem inclusir a teoria que suporta o diagnóstico do problema, explicar a metodologia de pesquisa utilizada, e detalhar a solução proposta, explicando por que acreditam que esta é a melhor intervenção para o problema identificado. Eles também devem explicar como a intervenção proposta se alinha com os princípios do urbanismo e da mobilidade que foram discutidos nas aulas.

  3. Conclusões: Os alunos devem retomar os principais pontos do trabalho, discutir os possíveis impactos da intervenção proposta para a comunidade local e para a cidade como um todo, refletir sobre as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento do projeto e os aprendizados obtidos.

  4. Bibliografia: Os alunos devem citar todas as fontes consultadas durante a elaboração do projeto.

A duração do projeto é de um mês. Cada aluno deve se dedicar, em média, de cinco a dez horas por semana ao projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies