Contextualização
Da escultura à pintura, da literatura à arquitetura, o Renascimento é um período que representa um grande marco na história da cultura. O Estilo Arquitetônico Renascentista, que se desenvolveu do final do século 14 até o início do 17, é singular em vários aspectos. Nele, existe um ressurgimento da curiosidade científica, uma busca pelo equilíbrio e proporção com inspiração em estruturas romanas e gregas antigas. Caracterizado pelo uso de formas geométricas simples, a simetria e a harmonia, bem como a ênfase na luz e seu efeito na estrutura, esse estilo registra um marco na história da arquitetura.
A arquitetura Renascentista é, portanto, a materialização de todo um período de transição e efervescência cultural que se caracterizou pela retomada dos valores da antiguidade clássica, pela racionalização do espaço, pela utilização da matemática enquanto ferramenta de projeto, pelo humanismo, pelo antropocentrismo e por uma nova percepção do espaço e da forma construída. Há, ainda, o advento da impressão que impulsionou a rápida disseminação das ideias renascentistas e a sua consolidação enquanto objetos formais de estudo e conhecimento.
Importância
O estilo arquitetônico renascentista ganha importância na arquitetura mundial pela sua quebra de paradigmas em relação ao período imediatamente anterior, o gótico. Ele é a base para grande parte das construções europeias até o início do século XX e influenciou e ainda influencia a maneira de projetar arquitetura em todo o mundo. É um estilo que foi capaz de aliar beleza, escala humana, funcionalidade e novas tecnologias construtivas que surgiam com a evolução da ciência.
A sua compreensão nos ajuda a entender um período histórico rico e contribui para a consolidação de conhecimento em áreas como história, arte, geometria, física e, é claro, arquitetura. Muitos dos edifícios emblemáticos, que hoje são patrimônios da humanidade, são da arquitetura renascentistas, como o Duomo de Florença e o Palácio de Versalhes.
Materiais Extras
Para aprofundar o seu conhecimento sobre o tema antes de darmos início ao projeto, recomendamos como leitura complementar:
-
"A Global History of Architecture", de Francis D. K. Ching, Mark M. Jarzombek e Vikramaditya Prakash. Este livro aborda a história da arquitetura de diversas culturas ao redor do mundo e inclui um capítulo que detalha o renascimento.
-
"Arquitetura e Urbanismo no Renascimento Italiano", de Leonardo Benevolo. Esse livro aborda detalhadamente a arquitetura do Renascimento, com profundo enfoque nos edifícios italianos.
-
Para um entendimento mais visual, recomendamos os documentários: "The Renaissance Unchained" da BBC, que possui episódios dedicados ao impacto da Renascença na arte e arquitetura e "Engineering an Empire: The Renaissance" do History Channel, que explora as maravilhas arquitetônicas e os avanços técnicos da Renascença.
Atividade Prática
Recriando um Marco do Renascimento: Uma Maquete de Construção Renascentista Tridimensional
Objetivo da Atividade
Esta atividade tem como objetivo principal aumentar a compreensão dos alunos sobre o Estilo Arquitetônico Renascentista através da observação, análise detalhada e recriação de um edifício renascentista notável. Em grupos de 3 a 5, os alunos devem
- selecionar um marco arquitetônico renascentista relevante,
- analisar seus aspectos arquitetônicos distintos em detalhes,
- recriar esse edifício em formato de maquete tridimensional,
- pesquisar sobre seu contexto histórico e
- preparar uma apresentação, que inclui uma justificativa para a escolha do edifício, relatório de pesquisa, relato da experiência vivida ao longo do projeto e discussão de descobertas e conclusões.
Duração do projeto: 30 horas para cada aluno.
Materiais Necessários
- Materiais de artesanato (papel colorido, papelão, cola, tesoura, régua, lápis, marcadores, etc.)
- Acesso à biblioteca/internet para pesquisa
- Câmera ou smartphone para documentação de fotos ou vídeos do processo de construção
- Software de apresentação, como Microsoft PowerPoint, Google Slides ou equivalente
Descrição Detalhada do Projeto
Recriar um marco arquitetônico renascentista em forma de maquete tridimensional permitirá aos alunos uma aprendizagem prática sobre os princípios, técnicas e materiais de construção da arquitetura do período. Adicionalmente, a busca por informações sobre o edifício original permitirá a compreensão do contexto histórico e cultural em que estava inserido.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
-
Pesquisa e Seleção: Cada grupo deve pesquisar e selecionar um edifício renascentista que seja significativo para eles. Esta etapa envolve o porquê da escolha do edifício e a importância deste para a arquitetura renascentista, sua localização, sua história, seus arquitetos e suas principais características arquitetônicas. Esta pesquisa deve ser realizada tanto na biblioteca quanto online.
-
Planejamento do Projeto: Com base na pesquisa, cada grupo deve planejar a construção de sua maquete. Como o edifício será recriado em uma escala menor? Que materiais serão necessários e quais serão as etapas necessárias? O planejamento deve incluir um esboço/desenho dos elementos do edifício e uma lista dos materiais necessários.
-
Construção da Maquete: Em seguida, cada grupo deve construir sua maquete. Esta etapa envolve a modelagem dos diferentes elementos arquitetônicos do edifício com os materiais de artesanato. Recomenda-se documentar o processo com fotos ou vídeos.
-
Apresentação do Projeto: Para a última etapa, cada grupo deve preparar uma apresentação sobre o edifício recriado. A apresentação deve incluir a justificativa para a escolha do edifício, relatório de pesquisa, relato da experiência vivida ao longo do projeto e discussão de descobertas e conclusões.
Entregas do Projeto e Documento Escrito
Dependendo do formato de aprendizagem (presencial ou remota), o projeto deverá ser apresentado fisicamente na sala de aula ou documentado e apresentado virtualmente. As seguintes entregas são necessárias para a finalização do projeto:
-
Maquete Tridimensional: Entregue fisicamente na sala de aula ou apresente fotografias/vídeo de alta qualidade do produto final em apresentação remota.
-
Apresentação: Faça uma apresentação ao vivo ou gravação de vídeo, dependendo do formato de aprendizagem, apresentando seu edifício e os resultados da pesquisa.
-
Documento Escrito: Cada grupo deve escrever e entregar um relatório que contenha as quatro seções anteriormente descritas (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões, Bibliografia) descrevendo todo o processo do projeto, desde o processo de escolha e pesquisa do edifício, a estratégia tomada para a construção da maquete, os desafios encontrados, as soluções desenvolvidas, o que aprenderam com o projeto e como isso ampliou a sua compreensão do Estilo Arquitetônico Renascentista.
O documento escrito é de extrema importância para consolidar o aprendizado e melhorar as habilidades de escrita e comunicação. Esta parte do projeto irá auxiliar os alunos a estruturarem seu pensamento, aperfeiçoarem a capacidade de argumentação e fortalecerem a habilidade de expressar ideias de forma coerente e ordenada.