Contextualização
Introdução Teórica
A ditadura cívico-militar brasileira, que teve início com o golpe de Estado em 1964 e durou até 1985, foi um momento de forte censura e repressão, mas também de significativas mudanças econômicas. Durante este período, a indústria brasileira sofreu uma intensa transformação e expansão, impulsionada pelos investimentos do Estado e por uma política de substituição de importações. No entanto, essa expansão não se deu de maneira homogênea e apresentou impactos diferenciados no território brasileiro.
O período do "Milagre Econômico" (1968-1973), em particular, marcou uma época de altas taxas de crescimento econômico, impulsionadas pela expansão industrial. Foi nesse momento que ocorreu a chamada modernização conservadora, uma estratégia estatal de desenvolvimento que visava à modernização do país sem alterar a estrutura socioeconômica vigente.
A ditadura militar também marcou a intensificação da influência norte-americana na economia brasileira, com a presença de empresas multinacionais e a adoção de políticas econômicas alinhadas aos interesses dos Estados Unidos. Esse processo de internacionalização da economia teve impactos importantes na organização do espaço geográfico do país, que passou a contar com um maior número de indústrias e infraestruturas estratégicas para a economia.
Contextualização
A compreensão do desenvolvimento da indústria brasileira durante a ditadura cívico-militar é fundamental não apenas para entender a evolução econômica do país, mas também para reconhecer os contrastes e desigualdades regionais que marcam o território brasileiro até os dias atuais.
Além disso, essa análise permite uma reflexão crítica sobre os impactos dos processos de industrialização e internacionalização da economia sobre a sociedade e o meio ambiente. As escolhas políticas e econômicas feitas durante a ditadura militar, por exemplo, contribuíram para o modelo de desenvolvimento centrado no crescimento econômico que ainda prevalece no país, com todas as suas contradições e problemas.
Para aprofundar o estudo sobre este tema, sugerimos a consulta das seguintes fontes:
- FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
- FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História, v. 24, n. 47, 2004.
- SKIDMORE, Thomas E. Brasil: de Getúlio a Castelo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
Atividade Prática
Título da Atividade: A Construção do Mapa da Indústria Brasileira
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é permitir que os alunos realizem uma abordagem mais prática do tema, por meio da construção de um mapa da indústria brasileira durante a ditadura cívico-militar. O aluno deverá identificar onde estavam localizadas as principais indústrias do país neste período e a influência norte-americana neste processo.
Materiais Necessários
- Mapa físico do Brasil (pode ser uma impressão em papel de tamanho A3).
- Contexto histórico da indústria durante a ditadura cívico-militar (livros, artigos, revistas, entre outros).
- Canetinhas coloridas.
- Lápis e borracha.
- Accesso a internet para pesquisa.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, deverão primeiramente pesquisar sobre os principais polos industriais do Brasil durante a ditadura cívico-militar, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além das indústrias emergentes em outras regiões. Em seguida, irão identificar as principais industrias do período, destacando a influência norte-americana neste processo.
Armedados com essas informações, os estudantes irão colorir o mapa físico do Brasil de acordo com a predominância de determinadas indústrias em cada estado. Por exemplo, os alunos podem marcar a indústria automotiva em São Paulo, a indústria de extração mineral em Minas Gerais e assim por diante.
Com o mapa colorido, os alunos irão elaborar um relatório onde irão descrever o trabalho realizado, a metodologia utilizada e as conclusões obtidas.
Passo a Passo
- Divida os alunos em grupos de 3 a 5.
- Forneça a cada grupo os materiais necessários.
- Os estudantes irão realizar uma pesquisa sobre os principais polos industriais do Brasil durante a ditadura cívico-militar.
- Em seguida, os alunos irão identificar as principais empresas e onde elas estavam localizadas.
- Usando as canetinhas coloridas, os estudantes irão desenhar no mapa físico do Brasil, indicando os principais polos industriais e as empresas pertinentes.
- Os alunos irão elaborar um relatório descrevendo o trabalho realizado, a metodologia utilizada e as conclusões obtidas.
Entregas do Projeto
Ao final desta atividade, cada grupo deverá produzir dois artefatos principais:
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Mapa Físico do Brasil: Indicando os principais polos industriais durante a ditadura cívico-militar. A intenção é que o mapa seja um reflexo visual e colorido do que foi estudado.
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Relatório: O relatório deve conter a introdução com a contextualização do tema e a relevância da atividade, o desenvolvimento com a teoria por trás do tema, a descrição do trabalho realizado e a metodologia usada. Por fim, os alunos deverão apresentar e discutir os resultados obtidos, elaborar as conclusões sobre o trabalho e listar a bibliografia utilizada. O relatório deve ter uma coerência entre as informações pesquisadas e o que foi representado no mapa físico do Brasil.
É importante ressaltar que o relatório é uma parte fundamental do projeto - ele não só documenta o processo de aprendizagem dos alunos, mas também permite uma reflexão crítica sobre o tema estudado.