Objetivos
- Analisar a consolidação territorial do Brasil durante o Segundo Reinado.
- Identificar os principais problemas e conflitos do Segundo Reinado, com destaque para a questão da escravidão.
- Compreender o impacto das políticas internas e externas do período na formação do Estado Brasileiro.
- Estimular o pensamento crítico sobre as desigualdades sociais e raciais no Brasil do século XIX.
- Desenvolver habilidades de pesquisa, criação digital e trabalho colaborativo.
Você Sabia?
1. Você sabia? Dom Pedro II adorava ciência e inventava máquinas! Ele é conhecido como 'cientista amador' pois, enquanto governava, supervisionava pesquisas e até teve um laboratório na Casa Imperial. Um dos imperadores mais cultos que o Brasil já teve!
2. ⚽ Passou do tempo! No final do Segundo Reinado, em 1889, o Brasil ainda contava com tradições curiosas, como o futebol...? Isso mesmo! Só que o futebol era jogado de forma muito rudimentar, misturando características de vários esportes. ☀️ Parece que o futebol brasileiro precisava evoluir mais do que a política!
3. Adivinha! O Brasil ainda tinha escravos em 1888, ano da abolição da escravidão. Nessa época, eles podiam custar mais do que uma casa! 'Não sei se rio, se choro', como diria um bom humorista da época
Contextualizando
Durante o Brasil Império, tivemos o famoso Segundo Reinado, que abrangeu os anos de 1840 a 1889, com Dom Pedro II no trono. Imagina só um adolescente com o comando de um país imenso! Essa etapa foi marcada por muitas mudanças no cenário político, econômico e social. Mas pera... como essas mudanças se deram? 樂
Bem, bem, bem... Como todo grande 'serzão', o nosso Segundo Reinado teve seus altos e baixos. Dom Pedro II tentou fazer muitas reformas, lutar contra a escravidão e expandir fronteiras. Mas, pra variar, ele estava cercado de desafios gigantes! Conflitos internos rolavam soltos, especialmente quando o assunto era escravidão. 鷺 Aí sim... treta!
Enquanto tudo isso acontecia, o Brasil estava no ritmo de uma música complicada. A economia passava por revoluções industriais e mudanças estruturais. Considerando todas essas dinâmicas, é essencial entender o papel do Segundo Reinado na formação do Estado que seria o Brasil moderno. Participar dessa viagem histórica vai te mostrar como chegamos até aqui!
Atividade 1: Memórias do Segundo Reinado: Uma Viagem Interativa
Descrição
Galera, preparem-se para embarcar em uma aventura histórica cheia de tecnologia e interatividade! Vamos criar uma experiência imersiva que conte a história do Brasil Império durante o Segundo Reinado de uma maneira única e digital. O desafio de vocês será criar um documentário interativo, onde cada capítulo retrata um aspecto importante desse período, como a consolidação territorial, a escravidão, os conflitos e as mudanças econômicas. Unindo forças como historiadores digitais, vocês usarão recursos como realidade aumentada, redes sociais e vídeos para moldar uma compreensão profunda e cativante do nosso passado !
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Aplicativo de edição de vídeo (p.ex.: InShot, Kinemaster, iMovie)
- Aplicativo de Realidade Aumentada (p.ex.: HP Reveal, Junaio)
- Redes sociais ou aplicativos de prototipagem (p.ex.: Canva, Tailwind para posts no Instagram)
- Plataformas de reunião online para colaboração (p.ex.: Google Meet, Zoom)
- Tablets ou computadores para edição e apresentação
- Acessórios básicos de edição (microfone, tripé, se possível)
Passo a Passo
-
- Formação dos Subtimes: Dividam-se em subgrupos para trabalharem em capítulos específicos do documentário, como consolidação territorial, escravidão, conflitos, e economia.
-
- Escolha de Personagens: Cada subgrupo assumirá 'personagens históricos' (p.ex.: Dom Pedro II, abolicionistas, militares) e se responsabilizará por recriar seus posicionamentos e ações.
-
- Pesquisa e Roteiro: Pesquisem informações detalhadas e criem roteiros detalhados para seus capítulos. Assegurem-se de cobrir os objetivos principais e secundários definidos na aula.
-
- Produção de Conteúdo: Gravem vídeos com textos, imagens e simulações históricas. Utilizem a realidade aumentada para adicionar elementos interativos aos vídeos.
-
- Edição Audiovisual: Usem aplicativos de edição de vídeo para compilar os capítulos e adicionar elementos de animação, textos e trilha sonora empolgante.
-
- Revisão e Feedback: Troquem os vídeos finalizados entre os subgrupos para revisão e feedback. Certifiquem-se de que todos os capítulos estejam integrados de forma coesa e coerente.
-
- Criação das Postagens de Mídia Social: Desenvolvam postagens e stories simulando conteúdos de redes sociais da época, utilizando aplicativos como Canva e Tailwind. Incluam citações, imagens históricas e fatos relevantes.
-
- Reuniões Digitais: Organizem sessões no Google Meet ou Zoom para discussão geral, ajustes finais e preparação da sessão de perguntas e respostas.
-
- Apresentação e Publicação: Apresentem o documentário para a sala e publiquem no YouTube ou plataformas similares. Participem da sessão de perguntas e distribua as postagens simuladas das redes sociais.
O Que Você Deve Entregar?
Os alunos devem entregar um documentário interativo sobre o Brasil Império durante o 2º Reinado. O documentário deve incluir: 1. Uma introdução geral do Segundo Reinado. 2. Capítulos individuais que abordam a consolidação territorial, a escravidão, os conflitos internos e externos, e as mudanças econômicas do período, com duração total entre 30 e 45 minutos. 3. Incorporação de realidade aumentada em pelo menos um dos capítulos para permitir uma exploração mais interativa dos conteúdos. 4. Publicação de pelo menos duas ‘séries’ (um ‘post’ e um ‘story’) em uma rede social (mantendo a simulação de ser do período). 5. Uma sessão de perguntas e respostas onde os alunos interagem com a turma e convidados para discutir o que aprenderam e responder a perguntas.
Atividade 2: Heróis e Vilões do 2º Reinado: Uma Aventura Histórica em Realidade Aumentada
Descrição
Vocês estão prontos para desafiar a história de cabeça para baixo? Nesta atividade, vamos viajar de volta ao tempo do Segundo Reinado e dar vida aos heróis e vilões da época! Seu objetivo é criar uma exposição interativa de biografias, destacando os personagens chave desse período. Mas não é só isso: cada biografia deve ser enriquecida com elementos de realidade aumentada para tornar as histórias ainda mais vívidas e envolventes. Dessa forma, vocês não só falarão sobre o passado, mas permitirão que outros o vivam! Como bons historiadores digitais, vocês serão responsáveis por pesquisar, criar e contar essas narrativas de uma forma que ninguém jamais viu!
Dividam-se em mesas de trabalho temáticas, como 'Política e Reformas', 'Escravidão e Abolicionismo', 'Conflitos Militares' e 'Economia e Inovações'. Cada mesa abordará um aspecto diferente do Segundo Reinado, formando a exposição completa ao final. Mãos à obra, turma! 邏
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Aplicativo de edição de vídeo e imagem (p.ex.: InShot, Kinemaster, Canva)
- Aplicativo de Realidade Aumentada (p.ex.: HP Reveal, Junaio)
- Papéis, canetas e materiais para rabisco de rascunhos
- Acesso a bibliotecas digitais e acervos históricos
- Acessórios básicos de edição (microfone, tripé, se possível)
Passo a Passo
-
- Formação de Mesas Temáticas: Dividir a turma em mesas de trabalho temáticas, como Política e Reformas, Escravidão e Abolicionismo, Conflitos Militares e Economia e Inovações.
-
- Pesquisa e Roteiro: Pesquisem a fundo sobre os personagens e aspectos históricos associados a cada tema. Criem roteiros detalhados para as biografias e os elementos de realidade aumentada que serão adicionados.
-
- Criação dos Conteúdos Básicos: Reúnam textos históricos, imagens e gravações de áudio que serão usadas nas biografias. Comecem a produção e edição desse conteúdo.
-
- Elementos de Realidade Aumentada (AR): Utilizar aplicativos de AR para adicionar toques interativos nas biografias. Escolham imagens e vídeos que complementem as histórias apresentadas.
-
- Gravação e Edição dos Vídeos: Gravem os vídeos das biografias em um estilo envolvente e profissional. Utilizem os aplicativos de edição para unir fragmentos, adicionar legendas e efeitos.
-
- Integração Total: Reúnam todas as biografias e elementos de AR, organizando-os em uma exposição interativa coesa. Testem a funcionalidade dos elementos de AR em diferentes aparelhos.
-
- Criação do Tour Virtual: Gravem e editem um tour virtual interativo pela exposição. O tour deve alinhar as estações temáticas de forma sequencial e lógica, permitindo que o visitante explore cada biografia e seu respectivo AR.
-
- Revisão e Ajustes: Insiram feedbacks de colegas e ajustem conteúdos, design e funcionalidades conforme necessário. Garantam que todo o tour esteja sob uma única plataforma digital.
-
- Publicação e Apresentação: Publique o link do tour virtual e apresente o projeto final para a turma e, se possível, para outras classes. Envolva a comunidade escolar para promover a história viva!
O Que Você Deve Entregar?
O entregável final será uma exposição interativa de biografias dos personagens do Segundo Reinado, enriquecida com elementos de realidade aumentada, totalizando cerca de 45 minutos de conteúdo no formato de um tour virtual. A exposição deverá ser organizada em estações temáticas (mencionáveis, por ex., do ponto de vista de Dom Pedro II, entidades abolicionistas, contexto de conflitos e guerras, e inovações econômicas) devidamente integradas por um roteiro coerente e complementar. Após a criação das biografias e elementos de AR, os alunos gravarão um tour virtual guiado dessa exposição. O guia deverá explicar os pontos principais, introduzir cada estação e resumir o contexto histórico. Ao final, será publicado um link para o tour virtual, assim como uma apresentação em um ambiente digital da escola ou em plataformas como o YouTube.
Atividade 3: Entrevistando o Brasil Império: Transformando Memórias em Podcasts
Descrição
️ Imagine entrar em uma cápsula do tempo com direito a microfones e uma rede de wi-fi milagrosa! Nesta atividade, vocês irão viajar de volta ao Brasil Império para entrevistar figuras históricas e recriar as discussões e dilemas do período em forma de podcast. Sim, meus alunos, vocês serão jornalistas do século XIX! Cada um terá a oportunidade de se colocar no papel de um personagem importante da época, seja Dom Pedro II, um abolicionista, um industrial, ou até mesmo um escravo alforriado. A missão? Criar episódios de podcast que simulam entrevistas e debates sobre os principais desafios e eventos do 2º Reinado.
Vocês poderão usar suas vozes, conhecimentos e criatividade para construir histórias inéditas e fascinantes. Usem e abusem dos recursos digitais para enriquecer os episódios: entrevistas com efeitos sonoros, vinhetas temáticas, músicas representativas e até simulacros de comerciais, típicos das rádios da época!
Materiais Necessários
- Celulares ou tablets com acesso à internet
- Aplicativo de edição de áudio (p.ex.: Audacity, GarageBand)
- Acesso a bibliotecas digitais e acervos históricos
- Bloco de anotações e canetas (para esquema e roteiro)
- Fones de ouvido (para melhor edição e audição)
- Plataformas de reunião online para discussão e apresentação (p.ex.: Google Meet, Zoom)
Passo a Passo
-
- Escolha dos Personagens: Individualmente ou em grupos, escolham personagens do Segundo Reinado para interpretar (p.ex.: Dom Pedro II, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco).
-
- Pesquisa e Roteiro: Pesquisem sobre o personagem e o contexto histórico. Criem roteiros envolventes com perguntas e possíveis respostas para incluir nas 'entrevistas' e debates.
-
- Criação de Identidades Sonoras: Cada personagem deve ter uma vinheta e trilha sonora que o represente. Pesquisem músicas da época ou criem sons ambientais para aumentar a imersão.
-
- Simulação de Gravação: Utilizem um aplicativo de chamada de vídeo para simular uma gravação de entrevista utilizando apenas o áudio. Peçam para um colega fazer as perguntas como se fosse um jornalista no futuro.
-
- Produção dos Episódios: Gravem as partes dos seus personagens individualmente. Assegurem-se de que o áudio esteja claro e bem articulado. Não tenham pressa, repitam as gravações quantas vezes forem necessárias.
-
- Adição de Efeitos e Edição: Usem aplicativos de edição de áudio para adicionar efeitos (como eco para simular um grande salão de entrevistas), vinheta de início e fim de programa, e segmentos comerciais fictícios.
-
- Revisão e Feedback: Troquem os podcasts entre os colegas e peçam feedbacks construtivos. Façam os ajustes necessários para melhorar a qualidade e o envolvimento dos ouvintes.
-
- Organização Temática: Reúnam os episódios gravados e editem-nos em uma série coesa e temática. Certifiquem-se de que as 'entrevistas' e debates sigam uma linha cronológica e de interesses discutidos previamente.
-
- Publicação e Compartilhamento: Criem um canal de podcast, como no Spotify, e publiquem a série. Divulguem para a turma, família e comunidade escolar. Organizem uma sessão de escuta coletiva com feedbacks ao vivo.
O Que Você Deve Entregar?
Os alunos devem entregar uma série de podcasts que simulam entrevistas, debates e discussões fictícias sobre o Brasil Império durante o Segundo Reinado. Os episódios devem ser organizados tematicamente em torno dos tópicos principais (consolidação territorial, escravidão, conflitos internos e externos, economia), e cada episódio deve ter uma duração de 10 a 20 minutos. Cada podcast deve ser envolvente, informativo e criativo, incorporando efeitos de áudio, trilha sonora, comerciais fictícios e apresentações temáticas. Organize os episódios em um único canal de podcast, como no Spotify, e compartilhe com a turma e comunidade escolar.