Introdução
As Unificações Italiana e Alemã, ambas ocorridas na segunda metade do século XIX, foram eventos de suma importância para a configuração geopolítica européia e mundial, com implicações diretas nas tensões que culminaram em ambas as Guerras Mundiais. A compreensão desses processos históricos é crucial para a construção de uma visão crítica sobre a realidade atual.
Na Unificação Italiana, que se deu entre 1815 e 1871, pequenos reinos, ducados e cidades-estado como Florença, Veneza e Nápoles, foram reunidos sob uma única nação, a Itália. O processo foi marcado por movimentos revolucionários, guerras e estratégias políticas.
O processo de Unificação Alemã, ocorrido entre 1864 e 1871, teve como protagonista destacado o chanceler Otto von Bismarck. Utilizando-se de uma política conhecida como "sangue e ferro", Bismarck manipulou guerras e acordos políticos para unir os diversos reinos, principados e ducados alemães sob o poder da Prússia, criando a Alemanha.
Contextualização
A compreensão da Unificação Italiana e Alemã nos permite identificar a formação dos Estados nacionais, a ascensão do nacionalismo e a construção das identidades nacionais europeias. Esses fenômenos tiveram grande impacto na política, economia e sociedade de todo o mundo, moldando o curso da história contemporânea.
A Unificação Italiana e Alemã também estão intrinsecamente ligadas à ascensão do Imperialismo e do colonialismo europeu, que resultou na exploração e dominação política e econômica de regiões em todo o mundo. Essas tendências históricas ainda são evidentes em muitos aspectos da geopolítica e economia globais hoje.
Para aprofundar os estudos sobre o tema, recomenda-se a consulta às seguintes fontes:
- Livro "A Era dos Extremos: o breve século XX, 1914-1991", do historiador Eric Hobsbawm.
- Livro "Nação e Nacionalismo desde 1780: programa, mito, realidade", de Eric Hobsbawm.
- Dossiê "Unificação Italiana e Alemã" da revista História Viva.
- Documentários disponíveis na plataforma de streaming Netflix, como "Bismarck" e "Garibaldi, o Herói dos Dois Mundos".
Atividade Prática
Título da atividade: "Jornada pela Unificação: Itália e Alemanha no Século XIX"
Objetivo do projeto
O projeto tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma vivência interativa e reflexiva acerca dos fenômenos das Unificações Italiana e Alemã, englobando aspectos políticos, econômicos, culturais e sociais.
Descrição detalhada do projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e deverão criar uma peça de teatro ou um podcast onde deverão caracterizar os principais eventos, personalidades, conflitos e processos que marcaram as Unificações Italiana e Alemã.
Cada grupo será responsável por elaborar o roteiro, os diálogos e as cenas, caracterizando as personalidades históricas e seus contexto de atuação. Os alunos devem ao máximo evitar anacronismos e levar em conta as fontes históricas e a bibliografia sugerida.
Materiais necessários
- Livros e recursos digitais para realizar pesquisas
- Equipamento de gravação (para podcasts)
- Materiais para cenário e figurino (para peças de teatro)
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Os alunos são divididos em grupos e recebem o projeto e a bibliografia recomendada.
- Em equipe, começam a pesquisa sobre a Unificação Italiana ou Alemã, de acordo com a divisão realizada em sala.
- Os grupos deverão anotar aspectos relevantes e criar um roteiro para a peça de teatro ou podcast, destacando as personalidades históricas, eventos e contextos.
- Após a construção do roteiro, os alunos ensaiam, preparam o cenário (se for o caso) e realizam a peça ou gravação do podcast.
- Após a apresentação ou gravação, o grupo redige um relatório detalhado sobre o processo de criação e execução do trabalho, incluindo as etapas de construção do roteiro, pesquisa sobre o contexto histórico, a execução do projeto e a avaliação da experiência.
Entregas do projeto
Os grupos apresentarão suas peças de teatro ou os podcasts para a classe e entregam os roteiros criados, bem como o relatório detalhado que deve abordar:
- Introdução: Deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Deve explicitar a teoria por trás do(s) tema(s) central(is) do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir os resultados obtidos.
- Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
O objetivo desta entrega final é proporcionar aos alunos uma oportunidade de reflexão e análise sobre o trabalho realizado, seus desafios, aprendizados e conquistas. Neste relatório, cada atividade, desde a pesquisa e elaboração do roteiro até a execução do projeto, deve ser descrita e analisada, proporcionando um registro completo e detalhado do processo de aprendizado vivenciado pelo grupo.