Entrar

Projeto: Regimes Totalitários na Europa: Nazismo, Fascismo e Comunismo | Metodologia Digital | Projeto

História

Original Teachy

'EM13CHS503'

Regimes Totalitários na Europa: Nazismo, Fascismo e Comunismo

Objetivos

- Compreender a origem e as causas que levaram ao surgimento dos regimes totalitários na Europa.

- Identificar e analisar as características principais do nazismo, fascismo e comunismo.

- Desenvolver habilidades analíticas e críticas ao comparar diferentes regimes totalitários.

- Capacitar-se para argumentar e debater sobre as consequências dos regimes totalitários na história mundial.

Você Sabia?

1. ️‍♂️ Você sabia que Hitler foi rejeitado duas vezes na escola de arte? Imagine se ele tivesse se tornado um pintor famoso em vez de líder do nazismo!

2. ️ Mussolini adorava filmes de Western! Ele se inspirava nas histórias de aventureiros do Velho Oeste, mas seu estilo de 'viver perigosamente' era um pouco menos glamouroso.

3.  A União Soviética tentou criar fazendas coletivas (kolkhozes) tão grandes que você precisaria de um trator para encontrar suas vaquinhas no meio da plantação!

Contextualizando

Vamos voltar no tempo, bem no estilo DeLorean ⚡, para a Europa do século XX. Você está andando por Berlim e se depara com propagandas por todos os lados promovendo um regime de 'pureza racial'. De repente, uma marcha ultraorganizada passa por você e um jovem artista fracassado, chamado Adolf Hitler, está no comando. Isso, meus amigos, é o começo do Nazismo.

Pulamos então para a Itália dos anos 1920, onde um cara chamado Benito Mussolini está sempre empolgado no palco, gesticulando como quem está ganhando um Oscar, só que pelo prêmio de ditador. Com discursos vigorosos e propaganda a rodo, ele promove o Fascismo, um regime que buscava a grandeur italiana, mas que acabou levando a Itália a um abismo de opressão.

Agora, vamos cruzar a Cortina de Ferro e dar um alô para a União Soviética! Lá, vemos lenços vermelhos, estrelas e muitas... muitas reuniões! Sob o comando de líderes como Lenin e Stalin, o Comunismo prometia igualdade, mas acabou por levar milhões ao trabalho forçado e fome. Esses três regimes totalitários não só moldaram a história da Europa, mas também oferecem lições importantes sobre poder, controle e propaganda.

Atividade 1: Totalitarismo: Uma Jornada de Vídeo Interativo

Descrição

Prepare-se para embarcar numa jornada histórica e interativa que vai te levar ao coração dos regimes totalitários na Europa! Você e seus colegas serão responsáveis por criar um documentário interativo sobre o Nazismo, Fascismo e Comunismo. Utilizando ferramentas digitais e recursos modernos, vocês irão apresentar os principais acontecimentos, características e propagandas desses regimes, além de analisar criticamente suas consequências e interligar com o cenário atual. Vocês terão 2 a 4 semanas para desenvolver este projeto épico. Mãos à obra! ⏳

Materiais Necessários

- Celulares com câmera

- Computadores com acesso à internet

- Aplicativos de edição de vídeo (Kinemaster, InShot, iMovie, etc.)

- Aplicativo de apresentação interativa (Prezi, Microsoft Sway, etc.)

- Caderno e caneta para anotações

- Artigos e livros de história (biblioteca virtual e física)

- Acesso a bancos de imagens e vídeos históricos (Wikipedia Commons, Arquivo Nacional, etc.)

Passo a Passo

  • Formem grupos com a turma inteira e dividam as tarefas entre pesquisa, roteiro, gravação e edição.
  • Pesquisem sobre o Nazismo, Fascismo e Comunismo. Usem fontes confiáveis e anotem suas descobertas. Prestem atenção especial às propagandas, características ideológicas e eventos históricos importantes.
  • Desenvolvam um roteiro detalhado para o documentário interativo. Definam quais pontos serão abordados e como serão distribuídos entre os grupos.
  • Gravem vídeos curtos explicando cada aspecto dos regimes totalitários. Usem cenários adequados e explorem efeitos visuais e sonoros para tornar a apresentação mais cativante.
  • Incitem debates e opiniões durante as gravações. Por exemplo, deixem colegas interpretarem líderes históricos e promovam 'entrevistas' com eles.
  • Utilizem aplicativos de edição de vídeo para organizar e polir todo o material gravado. Insiram legendas, trilha sonora e imagens históricas para maior clareza.
  • Criem uma apresentação interativa utilizando Prezi ou Microsoft Sway. Insiram os vídeos editados e material de apoio como fotos, gráficos e linhas do tempo.
  • Conectem os pontos históricos com o contexto atual. Discutam como os mecanismos de propaganda totalitária podem ser vistos hoje em dia, principalmente nas redes sociais.
  • Reúnam tudo isso em um formato coeso e preparem-se para apresentar à turma e, se possível, para outras turmas também!
  • Peçam feedbacks durante e após a apresentação para melhorar a qualidade do documentário e garantir uma visão ampla e crítica dos conteúdos abordados.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um documentário interativo sobre Nazismo, Fascismo e Comunismo, compreendendo vídeos editados e organizados em uma apresentação dinâmica com Prezi ou Microsoft Sway. O documentário deverá incluir: (1) Introdução e contextualização histórica dos três regimes, (2) discussões acaloradas interpretando líderes históricos, (3) análise crítica da propaganda utilizada por cada regime e sua comparação com o contexto moderno, e (4) conclusões e reflexões finais. O objetivo é criar um material educacional tão envolvente que outros estudantes possam usar como referência no futuro.

Atividade 2: Totalitarismo em Perspectiva: Podcast Interativo 

Descrição

Preparem-se para se transformarem em verdadeiros podcasters históricos! Nesta atividade, vocês vão explorar a fundo os regimes totalitários europeus, criando uma série de podcasts interativos e investigativos sobre o Nazismo, Fascismo e Comunismo. Vamos desvendar as origens, características, propagandas e consequências desses regimes, comparando com o cenário atual. Vocês terão 2 a 4 semanas para desenvolver essa série épica. Usem seus talentos de pesquisa, entrevista e edição para criar um conteúdo tão intrigante quanto um episódio de Detetive Virtual! ️

Materiais Necessários

- Celulares com gravador de áudio

- Computadores com acesso à internet

- Aplicativos de edição de áudio (Audacity, GarageBand, etc.)

- Aplicativos de compartilhamento de arquivos (Google Drive, OneDrive, etc.)

- Cadernos e canetas para anotações

- Artigos e livros de história (biblioteca virtual e física)

- Acesso a bancos de dados de áudios históricos (soundbites, discursos, etc.)

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em subgrupos e distribuam as tarefas entre pesquisa, roteiro, gravação e edição.
  2. Pesquisem profundamente sobre o Nazismo, Fascismo e Comunismo. Consultem fontes confiáveis e anotem informações detalhadas sobre propaganda, características ideológicas e eventos históricos importantes.
  3. Desenvolvam roteiros detalhados para cada episódio do podcast. Definam os tópicos a serem abordados e como serão apresentados de maneira envolvente.
  4. Gravem entrevistas fictícias com personagens históricos (interpretação de líderes) ou com especialistas (os próprios alunos como especialistas). Utilizem cenários adequados e som de fundo para dar realismo.
  5. Explore as estratégias de propaganda utilizadas por cada regime. Insiram áudios históricos autênticos, discursos, e jingles de propagandas da época para enriquecer o conteúdo.
  6. Utilizem aplicativos de edição de áudio para organizar e polir todo o material gravado. Insiram trechos históricos, trilha sonora e efeitos sonoros para tornar o podcast imersivo.
  7. Criem uma série de podcasts, dividida por episódios dedicados a cada regime (Nazismo, Fascismo e Comunismo), e a análises críticas das propagandas e seus reflexos no cenário atual.
  8. Conectem os episódios com o contexto atual. Discutam como os mecanismos de propaganda totalitária podem ser identificados hoje em dia, especialmente nas redes sociais.
  9. Reúnam todos os episódios em uma plataforma de compartilhamento (Google Drive ou OneDrive) e criem uma apresentação interativa para introduzir a série.
  10. Peçam feedbacks formais durante e após a apresentação para ajustar e melhorar a produção do podcast, garantindo uma compreensão crítica e ampla dos temas abordados.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma série de podcasts interativos que contemplem episódios sobre o Nazismo, Fascismo e Comunismo. A série deverá incluir: (1) Introdução e contextualização histórica dos três regimes, (2) entrevistas fictícias com personagens históricos ou especialistas (interpretação dos alunos), (3) análise crítica da propaganda utilizada por cada regime e sua comparação com o contexto moderno, e (4) conclusões e reflexões finais. Os episódios devem ser envolventes e educativos, prontos para serem compartilhados com outras turmas e até mesmo disponíveis em plataformas de podcasting escolar.

Atividade 3: Escape Room Totalitário: Desvendando a História

Descrição

Prepare-se para uma experiência incrível e interativa! Imagine-se preso em uma sala virtual, cercado por enigmas e desafios baseados nos regimes totalitários da Europa. Vocês terão que usar inteligência, colaboração e muita criatividade para sair dessa! Cada enigma resolvido revelará um pedaço da história do Nazismo, Fascismo e Comunismo. Vamos embarcar nessa jornada digital e descobrir como essa história se desenrolou, enquanto aprendemos e nos divertimos. Vocês têm de 2 a 4 semanas para decifrar todos os enigmas e completar a missão. Vamos nessa? 里

Materiais Necessários

- Celulares ou computadores com acesso à internet

- Aplicativos de videoconferência (Zoom, Google Meet, etc.) para colaboração em tempo real

- Ferramentas de design gráfico e edição de imagem (Canva, Pixlr, etc.)

- Editor de documentos colaborativos (Google Docs, OneDrive)

- Fichas de enigmas e quebra-cabeças digitais (distribuídos pelo professor)

- Acesso a recursos online sobre Nazismo, Fascismo e Comunismo (artigos, vídeos, documentários)

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo será responsável por solucionar parte dos enigmas.
  2. O professor irá compartilhar um documento colaborativo contendo as regras do jogo e os primeiros enigmas. Esses enigmas estarão relacionados à propaganda, líderes e eventos históricos dos regimes totalitários.
  3. Para cada enigma resolvido, os grupos devem registrar a resposta no documento colaborativo e justificar a solução com base em fontes históricas consultadas.
  4. Utilizem as ferramentas de videoconferência para discutir as soluções em tempo real, compartilhando ideias e pistas encontradas.
  5. Os enigmas trarão pistas relacionadas a imagens, vídeos, figuras históricas e eventos marcantes. Usem ferramentas de design gráfico para analisar e decodificar esses materiais.
  6. Cada grupo terá um 'guardião do conhecimento', que será responsável por verificar se as soluções estão corretas e validar as respostas no documento colaborativo.
  7. À medida que os enigmas são resolvidos, novas pistas serão liberadas pelo professor, avançando a narrativa histórica e aproximando os alunos da solução final.
  8. Ao longo do jogo, os alunos devem criar um diário de bordo digital (Google Docs ou OneDrive), onde registrarão as descobertas e reflexões sobre como cada regime totalitário utilizou propaganda, controle e ideologia para se sustentar no poder.
  9. Os grupos devem colaborar entre si, compartilhando descobertas e pistas para resolver os enigmas finais. A resolução bem-sucedida revelará um 'segredo histórico' crucial sobre os regimes totalitários.
  10. No final, cada grupo fará uma apresentação sobre suas descobertas e soluções, conectando os aprendizados do jogo com a perspectiva atual de propaganda e controle de informação em redes sociais.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um 'Diário de Bordo' digital e interativo contendo todas as soluções dos enigmas, justificativas históricas, análises críticas e reflexões finais. Este diário deve ser organizado de forma coesa e visualmente atraente, utilizando ferramentas como Google Docs ou OneDrive. Além disso, cada grupo deverá preparar uma apresentação digital (utilizando Prezi ou Microsoft Sway) detalhando suas descobertas, os desafios enfrentados e como a colaboração e a análise crítica foram essenciais para desvendar a história dos regimes totalitários. A apresentação deve ser feita para a turma e, se possível, compartilhada com outras turmas, incentivando a disseminação do conhecimento adquirido.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies