Contextualização
O "Passado Perfeito" é um tempo verbal muito importante na língua inglesa. Ele é usado para falar sobre uma situação passada que aconteceu antes de outra situação no passado. Em inglês, ele é chamado de "Past Perfect" e é formado com o auxiliar "had" mais o particípio passado do verbo principal.
Imagine que você queira contar para seus amigos que antes de entrar para a faculdade, você já havia concluído um curso de inglês. Em inglês, você poderia dizer "Before I started college, I had completed an English course". Aqui, o "had completed" está no Passado Perfeito, indicando uma ação que aconteceu antes de outra ação passada (a entrada na faculdade).
Neste projeto, vamos explorar a fundo o uso do Passado Perfeito. Para isso, será necessário repassar alguns conceitos teóricos importantes. Além disso, vamos praticar a formação do Passado Perfeito e aprender a diferenciar esse tempo verbal de outros tempos verbais em inglês.
Importância do Passado Perfeito
Compreender o Passado Perfeito e saber usá-lo corretamente é fundamental para se expressar adequadamente em inglês. Ele é comumente usado no dia-a-dia, em noticiários, livros, filmes e outros meios de comunicação. Dominar esse tempo verbal permite que você conte histórias mais ricas e complexas, expressando a sequência correta dos eventos.
Além disso, o Passado Perfeito é uma parte essencial de várias formas verbais mais complexas em inglês, como o Condicional Perfeito e o Futuro Perfeito do Passado. Portanto, dominar o Passado Perfeito é um grande passo para se tornar fluente em inglês.
Atividade Prática: "Bringing the Past to Life"
Objetivo do Projeto
Este projeto visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre o Past Perfect em inglês. Para isso, os grupos de 3 a 5 alunos devem produzir uma peça teatral curta (de 10 a 15 minutos) em inglês, utilizando o Past Perfect em várias situações.
Descrição Detalhada do Projeto
Materiais Necessários
- Livro "English Grammar in Use" de Raymond Murphy (para revisão da gramática)
- Acesso à internet para pesquisas e referências
- Acessórios de cena para a peça teatral (podem ser feitos de papelão, tecidos e outros materiais recicláveis)
Passo a Passo
- Entendimento da Teoria: Os alunos repassarão o conceito de Past Perfect em seus livros e online, estudando a formação e o uso desse tempo verbal.
- Criação da História: Cada grupo deve criar uma história para sua peça teatral. A história deve incluir várias situações onde o Past Perfect é usado.
- Escrevendo o Roteiro: Após definir a história, os alunos devem escrever o roteiro da peça usando o Past Perfect em diálogos e narrações.
- Ensaiar e Apresentar: Os grupos devem ensaiar a peça até que se sintam confortáveis com suas atuações e o uso do Past Perfect. Finalmente, cada grupo apresentará sua peça para a classe.
Entregáveis do Projeto
- História e Roteiro: Cada grupo deve entregar uma cópia escrita de sua história e roteiro, destacando todas as ocorrências do Past Perfect.
- Apresentação da Peça Teatral
- Relatório Final: Após a conclusão do projeto, cada grupo deve escrever um relatório sobre o projeto.
Relatório Final
O relatório final deve incluir:
- Introdução: Contextualize o Past Perfect e explique sua importância. Descreva o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Explicite a teoria do Past Perfect e discuta como ela foi aplicada na prática durante o projeto. Descreva a peça teatral (história, personagens, situações principais) e onde e como o Past Perfect foi usado.
- Conclusões: Discuta o que você aprendeu com o projeto, quais foram as dificuldades encontradas e como você as superou. Reflita sobre o uso do Past Perfect e como sua compreensão do tempo verbal mudou ou se aprofundou.
- Bibliografia: Inclua todas as referências consultadas durante a execução do projeto.
Os relatórios devem ser entregues no prazo de um mês após o início do projeto. A carga total de trabalho para os alunos deve ser entre cinco a dez horas.