Contextualização
O vocabulário técnico científico é uma área muito importante do Inglês que se manifesta principalmente através da nomenclatura, terminologia e jargão usados em áreas técnicas e científicas específicas. No entanto, apesar de sua importância, muitos estudantes percebem dificuldades ao lidar com esse aspecto particular da língua inglesa.
A compreensão e o uso adequado do vocabulário técnico científico em inglês não apenas melhora a compreensão do aluno sobre os textos científicos, mas também facilita a comunicação entre profissionais de diferentes campos, uma vez que a ciência é uma disciplina universal. Além disso, ele tem implicações profundas para o futuro, uma vez que muitos de vocês podem se encontrar em um lugar onde precisam usar o inglês científico para sua carreira ou educação.
Introdução
O vocabulário técnico científico é um conjunto de termos e palavras especializadas usadas em campos científicos específicos. Estes termos têm significados precisos que são aceitos universalmente pelos cientistas e pesquisadores, tornando a comunicação científica mais fácil e eficiente.
A importância deste vocabulário se estende para além dos laboratórios e salas de aula. Muitas vezes, o inglês é a língua franca na ciência, o que significa que é a língua usada para comunicação científica internacional. Portanto, não apenas é útil aprender este vocabulário para os estudos científicos, mas também pode ser um recurso valioso para aqueles que pretendem seguir carreiras científicas ou técnicas.
Por último, é importante ressaltar que a compreensão desses termos pode ajudar a decifrar e interpretar textos científicos, patentes e artigos de pesquisa. Com a ciência influenciando cada vez mais nosso cotidiano, ter uma compreensão sólida do vocabulário técnico científico pode ajudar a entender os debates atuais e as notícias científicas.
Atividade Prática
Título: "Exploradores do Vocabulário Científico em Inglês"
Objetivo do projeto:
Aprender e aplicar termos do vocabulário técnico científico em inglês ao elaborar um pequeno artigo científico que explique um fenômeno ou conceito de interesse dos alunos.
Descrição detalhada do projeto:
Cada grupo de alunos (3 a 5 pessoas) será encarregado de escolher um tema de seu interesse e realizar uma pesquisa para elaborar um artigo científico curto (2-3 páginas) em inglês, falando sobre o tema selecionado e utilizando o vocabulário técnico científico apropriado.
Materiais necessários:
- Dicionário de inglês científico (online ou impresso)
- Acesso à internet para a pesquisa
- Computador para redigir o artigo
- Programa editor de textos (Microsoft Word ou Google Docs)
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
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Escolha do Assunto: Primeiro, os alunos devem escolher um tema de interesse relacionado à ciência. Este tema pode ser um fenômeno científico, um problema atual de pesquisa, ou conceitos científicos básicos.
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Planejamento: Em seguida, os alunos devem discutir e planejar o artigo. Devem esboçar os principais pontos que desejam cobrir, as seções do artigo e a divisão do trabalho entre os membros do grupo.
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Pesquisa: Após terem um plano, os alunos irão realizar uma pesquisa aprofundada sobre o assunto, focando nos aspectos que desejam tratar em seu artigo. Durante este processo, devem prestar atenção especial ao vocabulário técnico científico relacionado ao tema.
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Redação: Com base em suas pesquisas, os alunos irão criar o artigo. Eles devem tentar utilizar o vocabulário técnico científico que aprenderam de maneira precisa e adequada.
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Revisão: Após a redação, os alunos devem revisar o artigo para corrigir erros, melhorar a fluência do texto e verificar o uso adequado do vocabulário técnico científico.
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Apresentação: Por fim, os alunos irão preparar uma apresentação de 10 minutos sobre o artigo, em que irão explicar os pontos principais do seu trabalho, a pesquisa realizada, e o vocabulário científico que utilizaram.
Entregas do Projeto:
Os alunos devem entregar o artigo científico por eles elaborado, bem como um relatório do projeto contendo: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. Além disso, eles devem realizar uma apresentação do artigo para a classe.
O relatório deve detalhar o processo de realização do projeto, desde as primeiras discussões e planejamento, até a pesquisa e redação do artigo. Isso vai permitir que os alunos mostrem não apenas o produto final, mas também o trabalho em equipe, esforço e aprendizado. O relatório deve ser estruturado da seguinte forma:
- Introdução: O objetivo do projeto, a escolha do tópico e sua relevância.
- Desenvolvimento: A teoria por trás do tema escolhido, explicação do artigo, a metodologia de pesquisa utilizada e discussão dos resultados.
- Conclusões: Os aprendizados adquiridos, dificuldades enfrentadas e como foram superadas, e reflexões sobre o projeto.
- Bibliografia: As fontes de pesquisa utilizadas para o projeto e a confecção do artigo.
Esta atividade permitirá aos alunos aprender o vocabulário técnico científico de uma maneira prática e aplicada, enquanto também desenvolvem habilidades de pesquisa, redação e apresentação.