Entrar

Projeto: Passado Perfeito em Cena

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Passado Perfeito

Contextualização

Parte I - Introdução ao Passado Perfeito

O Passado Perfeito, ou Past Perfect, é um tempo verbal na língua inglesa que expressa a ideia de que uma ação aconteceu antes de outra ação também no passado. Este é formado com o auxiliar "had" seguido do particípio passado do verbo principal. Por exemplos, "She had eaten before we arrived" (Ela havia comido antes de chegarmos) ou "I had studied a lot for that test" (Eu havia estudado muito para aquele teste).

Para entender corretamente o conceito de Passado Perfeito, é necessário também uma boa compreensão sobre o uso de outros tempos verbais em inglês, em particular o Passado Simples. O Passado Perfeito, na maioria das vezes, é usado em frases que contém dois eventos passados. Ou seja, é necessário discernir qual aconteceu primeiro para usar corretamente o Passado Perfeito.

É também importante salientar o uso do Passado Perfeito em narrativas e histórias, que frequentemente necessitam descrever ações ou eventos encadeados no passado. Sendo assim, trata-se de um tópico-chave na língua inglesa.

Parte II - Importância e Aplicações do Passado Perfeito

O Passado Perfeito é uma ferramenta essencial para narrar uma história e expressar uma sequência de eventos que ocorreram no passado. Suas aplicações podem ser encontradas em várias áreas da vida cotidiana, desde conversas informais a um relatório de negócios.

Ele é também importante na hora de descrever experiências passadas, tais como numa entrevista de emprego ou para explicar acontecimentos anteriores numa situação específica. Saber usar o Passado Perfeito ajuda na construção e estruturação do discurso, principalmente em situações em que é necessária a clareza temporal dos fatos.

Para se aprofundarem no tema, recomendo as seguintes fontes confiáveis:

  1. British Council - Past Perfect: um recurso de aprendizado confiável e de fácil compreensão sobre o Passado Perfeito.
  2. English Page - Past Perfect: este site oferece vários exemplos e exercícios para praticar o Passado Perfeito.
  3. Cambridge Dictionary - Past Perfect: oferece explicações detalhadas e exemplos do uso do Passado Perfeito.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Passado Perfeito em Cena"

Objetivo

O objetivo deste projeto é incentivar os alunos a colaborarem e aplicarem o tempo verbal "Passado Perfeito" em um contexto prático e divertido, através da criação de uma peça teatral curta em inglês.

Descrição do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Cada grupo deverá trabalhar em conjunto para criar e apresentar uma peça teatral curta, com duração de 10 a 15 minutos, inteiramente em inglês, com o foco na correta utilização do tempo verbal "Passado Perfeito".

A história da peça é livre e pode variar de um tema sério a uma comédia, porém deve ser estruturada de modo a forçar o uso frequentemente do "Passado Perfeito". O roteiro da peça deve ser escrito pelos próprios alunos.

Materiais Necessários

  • Papel e caneta para criar o roteiro.
  • Espaço para ensaios e apresentação da peça.
  • Materiais para figurinos ou cenários, se o grupo achar necessário.

Passo a Passo

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 5 integrantes.

  2. Apresente aos alunos o objetivo da atividade e explique a importância do "Passado Perfeito".

  3. Os alunos terão uma semana para criar o roteiro, realizar os ensaios e apresentar a peça para a classe.

  4. Durante a criação do roteiro, os alunos devem se certificar de que estão usando o "Passado Perfeito" corretamente e com frequência.

  5. Depois de finalizada a peça, cada grupo deve redigir um relatório seguindo a seguinte estrutura:

  • Introdução: Descrever a importância do "Passado Perfeito" e o objetivo da atividade.
  • Desenvolvimento: Descrever a peça, a sua estrutura e como o "Passado Perfeito" foi utilizado. Além disso, é importante discutir os desafios e sucessos encontrados na realização do projeto.
  • Conclusões: Falar sobre a experiência obtida e o que foi aprendido com a atividade.
  • Bibliografia: Listar as fontes usadas para ajudar na criação da peça e na redação do relatório.

As apresentações das peças e a entrega do relatório ocorrerão uma semana após o início do projeto. Cada grupo apresentará a sua peça para a classe e, em seguida, entregará o relatório finalizado ao professor.

Os alunos serão avaliados tanto pela apresentação da peça quanto pelo relatório. É fundamental lembrar que a intenção é que os alunos busquem sempre melhorar suas habilidades de comunicação e colaboração em grupo, resolução de problemas, tempo de gerenciamento e proatividade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies