Contextualização
O Presente Perfeito Contínuo é um dos tempos verbais em inglês que muitas vezes confunde os alunos devido à sua estrutura única e seus múltiplos usos. Porém, ele é fundamental para uma comunicação efetiva em inglês. Este tempo verbal é usado para descrever ações que começaram no passado, continuam no presente e provavelmente continuarão no futuro. É também usado para mostrar que uma ação foi interrompida recentemente, mas ainda pode ser concluída.
Conseguir utilizar o Presente Perfeito Contínuo corretamente é uma habilidade vital para uma comunicação eficaz em inglês. E mais além, esse tempo verbal é usado em várias situações do dia-a-dia, desde conversas informais até em contextos mais formais de trabalho. Ser capaz de expressar ações que ocorrem ao longo de um período de tempo ou que acabaram de terminar é uma ferramenta importante em qualquer situação de comunicação.
Introdução
Neste trabalho, iremos explorar a teoria e a prática do uso do Presente Perfeito Contínuo. Começaremos investigando a estrutura e as regras gramaticais que governam o uso desse tempo verbal. Iremos então avançar para os vários usos do Presente Perfeito Contínuo, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma compreensão completa de quando e como usar esse tempo.
Teremos um foco especial na diferença entre o Presente Perfeito Simples e o Presente Perfeito Contínuo, pois é aqui que muitos estudantes lutam. Finalmente, colocaremos tudo em prática, com atividades projetadas para fortalecer o uso e a compreensão do Presente Perfeito Contínuo.
Atividade Prática
Título da atividade: "The Continuous Present Perfect Journey"
Objetivo do projeto:
O objetivo desta atividade é desenvolver a competência no uso do tempo verbal "Presente Perfeito Contínuo" de uma forma prática e lúdica. Os alunos irão criar um "diário de bordo" imaginário de uma viagem, utilizando diversos exemplos e situações em que o Presente Perfeito Contínuo é necessário.
Descrição detalhada do projeto:
Cada grupo de alunos será responsável por criar um cenário de viagem com a duração de um mês. Nesta viagem, eles terão que inventar eventos diários em que o uso do tempo verbal Presente Perfeito Contínuo seja necessário ou adequado. O diário deve conter descrições detalhadas das atividades, expressas corretamente no Presente Perfeito Contínuo.
Eles também deverão incluir situações onde o Presente Perfeito Contínuo e o Presente Perfeito Simples possam ser comparados e contrastados, destacando a diferença de uso entre eles.
Para tornar a atividade mais envolvente, os alunos serão encorajados a serem criativos na elaboração da viagem, incluindo desenhos, fotos, gráficos e mapas.
Materiais necessários:
Os alunos precisarão de acesso à internet para pesquisa, cadernos ou programas de edição de texto para a criação do diário e materiais variados para a parte criativa do projeto (desenhos, fotografias, etc.).
Passo a passo para a realização da atividade:
-
Formar grupos de 3-5 alunos.
-
Cada grupo deve escolher um destino para a sua "viagem".
-
Os grupos devem começar a planejar e escrever as atividades diárias da viagem, sempre utilizando o Presente Perfeito Contínuo quando adequado.
-
Ao longo da viagem, os alunos devem incluir situações em que o Presente Perfeito Contínuo e o Presente Perfeito Simples possam ser comparados e contrastados.
-
Ao final da "viagem", cada grupo deverá ter um diário completo e criativo, que demonstre compreensão do uso do Presente Perfeito Contínuo.
-
Além do diário, os grupos deverão escrever um relatório final onde argumentem e expliquem a importância do uso correto do Presente Perfeito Contínuo, a partir das situações encontradas na viagem.
Entregas do Projeto:
Ao final do projeto, cada grupo deve apresentar:
-
O "diário de bordo" da viagem, detalhando todos os eventos diários com o uso do Presente Perfeito Contínuo.
-
Um relatório final com a análise de utilização do Presente Perfeito Contínuo, conectando a teoria aprendida com a prática realizada.
No relatório, a seção de Introdução deve explicar o objetivo da atividade e a importância do uso correto do Presente Perfeito Contínuo.
Na seção de Desenvolvimento, os alunos devem detalhar algumas das situações do diário onde o Presente Perfeito Contínuo foi usado, explicando por que esse tempo verbal foi escolhido. Eles também devem descrever e explicar as situações em que contrastaram o Presente Perfeito Contínuo e o Presente Perfeito Simples.
Na seção de Conclusões, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam com o projeto, destacando as diferenças entre o Presente Perfeito Contínuo e o Presente Perfeito Simples.
Por fim, na seção de Bibliografia, os alunos devem listar todas as fontes que consultaram durante o projeto.