Contextualização
A Mediana é uma medida de tendência central muito relevante nos estudos estatísticos e é importante para o desenvolvimento de habilidades matemáticas em diversas situações da vida cotidiana. Trata-se do valor que separa a maior metade de uma amostra de dados da menor metade. Ou, em outras palavras, é o valor do meio de uma sequência ordenada de números. Diferentemente da média, a mediana não é afetada por valores extremos (outliers) e pode ser uma representação mais precisa dos dados em situações de distribuição irregular.
A Estatística, campo de estudo do qual a mediana faz parte, é um conjunto de práticas utilizadas para coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados. A estatística é fundamental em várias áreas, incluindo economia, medicina, engenharia, psicologia, física, e até mesmo ciências sociais. Sendo assim, aprender sobre mediana e estatística nos permite desenvolver uma visão mais crítica da realidade e a tomar decisões mais embasadas nos dados.
Através do estudo de medidas como a mediana, somos capazes de compreender melhor os fenômenos ao nosso redor. Por exemplo, quando olhamos para salários de um grupo de pessoas, a mediana pode nos dar uma visão mais realista do que a média, já que esta última pode ser fortemente influenciada por salários muito altos ou muito baixos. Esse é um dos motivos pelos quais a mediana é uma ferramenta tão poderosa na estatística e por que seu entendimento é fundamental para qualquer cidadão.
Atividade Prática
Título da Atividade: A Mediana em Nossas Vidas
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar o conceito de mediana em um contexto real, entendendo sua importância como medida de tendência central e reforçando a necessidade de trabalho em equipe, tomada de decisão e resolução de problemas.
Os alunos vão coletar, analisar e interpretar um conjunto de dados por meio do cálculo de medidas de tendência central, principalmente a mediana.
Descrição Detalhada do Projeto
Neste projeto, os grupos deverão pesquisar, coletar e analisar um conjunto de dados referentes a um tópico de interesse comum aos membros, por exemplo, alturas de jogadores de futebol, preços de celulares, quantidade de episódios de séries de TV, etc. O tema é livre, desde que seja possível coletar uma quantidade razoável de dados numéricos.
Os grupos deverão, a partir dos dados coletados, calcular a mediana, média e moda (se aplicável), e interpretar o significado dessas medidas no contexto dos dados coletados. Cada integrante do grupo será responsável por coletar uma parte dos dados, colaborando para a construção do conjunto de dados final.
Os alunos deverão também discutir como as medidas de tendência central (especialmente a mediana) podem distorcer ou esclarecer a representação dos dados. Por exemplo, quando a média não é uma boa representante do conjunto devido à presença de outliers.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa de dados
- Software para manipulação de dados (Excel, Google Sheets ou qualquer software de manipulação de dados que os alunos estejam confortáveis)
- Calculadora (opcional)
Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade
- Formem grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo deve escolher um líder responsável por coordenar a atividade e garantir que todos estão colaborando de forma equitativa.
- Escolham um tópico de interesse comum, cujos dados numéricos possam ser facilmente acessados. Sugestões: alturas de jogadores de futebol, preços de celulares, quantidade de episódios de séries de TV, etc.
- Cada integrante do grupo deve coletar uma parte dos dados, de forma que todos colaborem para a construção do conjunto de dados final.
- Com os dados coletados, calculem a mediana, a média e a moda (se aplicável). Apresentem esses resultados de forma clara e organizada.
- Discutam e interpretam o significado dessas medidas no contexto dos dados coletados. Como essas medidas representam os dados? Existe alguma distorção causada pela presença de outliers?
- Preparem uma apresentação do seu projeto, destacando o processo de coleta de dados, os cálculos realizados e as conclusões chegadas.
- Escrevam um documento final no formato de um relatório contendo: introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo deve entregar:
- Apresentação em slides do projeto, destacando o processo de coleta de dados, os cálculos realizados e as conclusões chegadas.
- O relatório escrito, que deve conter:
- Introdução: Contextualização do tema escolhido e sua relevância, assim como o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Explicação detalhada sobre a coleta de dados, os cálculos realizados (cálculo da mediana, média, moda), a metodologia utilizada para coletar e organizar os dados, os resultados obtidos e a análise desses resultados.
- Conclusão: Retomada dos pontos principais do relatório, aprendizados obtidos e conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: Indicação das fontes em que se basearam para trabalhar no projeto.
A conexão das entregas com a atividade prática ocorre de maneira bastante direta. O processo de coleta e análise de dados é a essência do trabalho matemático. A apresentação em slides reflete o esforço prático dos alunos em realizarem seus cálculos e interpretações, ao passo que o relatório escrito se ocupa principalmente da parte teórica e conceitual do projeto, os conhecimentos por trás dos procedimentos empregados e a interpretação dos dados.