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Projeto: Matemática na Passarela

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT316'

Estatística: moda e mediana

Contextualização

O mundo da moda é dinâmico, vibrante e possui uma rica aplicação de conceitos matemáticos. Ao longo da história, os estilistas têm utilizado a matemática para criar roupas e acessórios elegantes com precisão e equilíbrio. A matemática é igualmente fundamental na logística de produção e distribuição de moda, na análise de tendências de compra e venda e na busca por sustentabilidade nos processos de produção. Afinal, a moda não é apenas uma combinação de cores, tecidos e texturas, mas uma indústria rica em números, estatísticas e algoritmos.

Este projeto interdisciplinar envolve as disciplinas de Matemática e Artes, e tem como objetivo explorar a conexão entre moda e a matemática. Propomos uma abordagem desafiadora que vai além do estudo tradicional da Matemática, ao envolver conceitos estatísticos importantes como as medidas de tendência central (média, moda e mediana) e medidas de dispersão (amplitude, variância, desvio padrão), além de envolver habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, trabalho em equipe, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade.

Estudar moda através da matemática permite compreender como o planejamento, a produção, a logística, e o marketing na indústria da moda são baseados em cálculos precisos e análises de dados. Por exemplo, para produzir uma peça de roupa, é necessário calcular a quantidade de material necessário, o tempo de produção, o custo, além de prever a demanda e estimar os lucros. Além disso, a matemática é fundamental na análise de tendências de moda, que envolve coletar e analisar dados para prever quais estilos, cores ou tecidos serão populares na próxima estação.

Atividade Prática: Matemática na Passarela

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é fazer uma análise estatística das tendências de moda das últimas décadas e utilizando os conceitos matemáticos de medidas de tendência central e medidas de dispersão, criar uma coleção de moda baseada nas suas descobertas.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos deverão analisar imagens, vídeos e textos de desfiles de moda e revistas de moda das últimas cinco décadas. Com essa análise, deverão identificar as principais tendências de cada década. Posteriormente, com o uso dos conceitos estatísticos como: moda, mediana, média, amplitude, variância e desvio padrão, deverão analisar a frequência dessas tendências. A análise estatística ajudará a identificar quais tendências foram mais prevalentes em cada década ou período.

Os grupos irão projetar uma coleção de moda para a próxima temporada, utilizando como base sua análise estatística das tendências passadas. O design das peças da coleção deve considerar os materiais, as cores, os custos e os potenciais lucros, que também podem ser calculados e analisados estatisticamente.

Materiais Necessários

  1. Acesso à internet para pesquisa e coleta de dados
  2. Programa de planilha eletrônica (Excel, Google Sheets etc.) para os cálculos e análises estatísticas
  3. Materiais de desenho e design para a criação da coleção de moda (papel, lápis, canetas coloridas, etc.)

Passo a Passo Detalhado

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 5 componentes.
  2. Cada grupo deve escolher um período específico das últimas cinco décadas para analisar as tendências de moda.
  3. Os alunos deverão pesquisar sobre os estilos de moda prevalente em cada decada, documentando suas características, como cores, tecidos e estampas. Deve-se coletar dados suficientes para uma análise estatística significativa.
  4. Com a coleta de dados realizada, os alunos devem realizar cálculos e análises estatísticas, identificando a moda (tendência de moda mais prevalente), a mediana e a média. Além disso, devem calcular a amplitude, a variância e o desvio padrão para entender a dispersão das tendências de moda.
  5. Usando essas informações, os alunos devem projetar uma coleção de moda para a próxima temporada. Devem estabelecer um orçamento imaginário para a produção da coleção e calcular os custos e os potenciais lucros.
  6. Os grupos devem criar um portfólio com as análises, os cálculos, os desenhos e as previsões de custos e lucros.
  7. Cada grupo apresentará sua coleção em uma "Passarela virtual", explicando a escolha das tendências, os cálculos realizados e as projeções de custos e lucros.

Entregas do Projeto

Ao final, cada grupo deverá entregar um relatório detalhado contendo: Introdução (com o período escolhido e a relevância da moda nesse período), Desenvolvimento (com um detalhamento das análises, cálculos e a descrição da coleção criada), Conclusões (com os aprendizados obtidos e as conclusões sobre a relevância da matemática na moda) e Bibliografia utilizada.

Os alunos devem redigir o relatório de maneira com que fique explícito o uso dos conceitos matemáticos nas atividades realizadas. Além disso, é importante que os alunos ilustrem como as habilidades socioemocionais foram empregadas durante a realização do projeto, como o gerenciamento do tempo e a colaboração em equipe.

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