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Projeto: Probabilidade Básica | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT311'

Probabilidade Básica

Objetivos

- Compreender os conceitos básicos de probabilidade, incluindo eventos simples e compostos.

- Calcular a probabilidade de eventos ocorrerem em diferentes cenários, como no lançamento de dados, moedas, retirada de cartas de um baralho ou bolas de uma urna.

- Desenvolver a habilidade de resolver problemas de maneira lógica e sistemática.

- Incorporar o uso de ferramentas digitais para simular e visualizar eventos probabilísticos.

Você Sabia?

1.Sabia que a probabilidade pode te ajudar a ganhar no RPG? Boa sorte tirando aquele crítico com base em probabilidades!

2.Previsão nº 1: 98% de chance de chover hoje. Só que tem 80% de chance de alguém errar nessa previsão! ️

3.Falando em probabilidade, alguns caça-níqueis têm mais matemática do que sorte! Os cassinos adoram a ciência dos números! 

Contextualizando

 A probabilidade não é só algo que você estuda em sala de aula, é uma ferramenta poderosa que usamos todos os dias! Desde decidir se levar um guarda-chuva ou não, até ganhar em jogos de tabuleiro, a probabilidade está em todo lugar. 

Imagine que você é um mestre nas previsões. Você pode calcular a chance de, por exemplo, chover quando o jornal diz que há 80% de probabilidade de chuva. E então? Será que você vai entrar nas estatísticas de acertar ou não? ‍♀️‍♂️

Além de ajudar a tornar suas decisões mais informadas, entender probabilidade é essencial na economia, meteorologia e até nos jogos de azar. (Mas calma aí, nunca aposte no improvável a menos que você esteja preparado pra perder! ) Aprender sobre probabilidade vai te dar uma superpotência analítica que vai ajudar você a tomar decisões inteligentes e até impressionar os amigos na próxima partida de D&D!

Atividade 1: Mega Escape ProbabiLand: A Jornada das Chances

Descrição

Prepare-se para uma aventura única!  A Turma do 2º ano do Ensino Médio irá trabalhar em conjunto para criar um mega jogo de escape digital chamado 'ProbabiLand'. Nesse jogo, os jogadores terão que percorrer uma série de desafios teóricos e práticos com base em eventos de probabilidade. O objetivo é 'escapar' de cada sala, resolvendo os enigmas de probabilidade. Ao final, cada jogador deve escrever um diário digital onde reflete sobre o que aprendeu e as estratégias que adotou para superar os desafios. Toda a turma será responsável por criar e participar desse jogo, pondo à prova sua criatividade, capacidade de resolução de problemas e trabalho em equipe.

Materiais Necessários

- Celulares com câmera 

- Acesso à internet 

- Computadores ou tablets 

- Simuladores de probabilidade (por exemplo, https://www.random.org/coins/) 

- Plataforma de criação de jogos de escape (por exemplo, https://deck.toys/) 

- Planilhas Google Sheets 

- Ferramentas de edição de vídeo (como Kinemaster ou Filmora) 

- Google Classroom ou WhatsApp 

- Google Slides ou PowerPoint 

- Quadro branco e marcadores ️

- Projetor ️

Passo a Passo

  • Divisão de Tarefas: Dividam a turma em pequenos subgrupos, cada qual responsável por criar, testar e ajustar diferentes partes do jogo.
  • Brainstorming de Desafios: Cada subgrupo deve reunir-se virtual ou presencialmente para criar enigmas e desafios focados em probabilidades. Pensem em usar simulações online, jogos de D&D, lançamento de dados e outros cenários do dia a dia.
  • Criação de Estrutura do Jogo: Utilizem a plataforma de criação de escape games para delinear a estrutura principal e conexões entre os desafios.
  • Criação de Desafios em ProbabiLand: Usem recursos digitais para desenvolver todas as salas do jogo, incluindo cálculos de probabilidades para resolver enigmas e avançar.
  • Produção de Vídeos Tutoriais: Gravem vídeos tutoriais explicando os desafios mais complexos e como resolver problemas de probabilidade.
  • Criação do Site/Blog: Usem ferramentas de criação de sites para organizar todo o conteúdo do jogo. Pensem na navegação e na aparência visual do site/blog.
  • ️ Teste Prático do Jogo: Realizem uma simulação geral do jogo para identificar bugs ou problemas que precisam ser corrigidos.
  • Disseminação do Jogo: Finalizem o site/blog e publiquem o link na plataforma de comunicação. Promovam o jogo com outras turmas e professores para expandir o alcance do projeto.
  • Diários Digitais: Escrevam um diário digital onde cada participante do projeto reflexionará sobre suas aprendizagens e estratégias utilizadas. Esse diário também pode incluir feedbacks de colegas sobre a contribuição de cada aluno.

O Que Você Deve Entregar?

 Como entrega final, a turma deve criar um site/blog colaborativo onde publicará todo o conteúdo do jogo de escape 'ProbabiLand', incluindo: Todos os desafios teóricos e práticos relacionados a eventos de probabilidade; Vídeos tutoriais e dicas para cada desafio; Curiosidades e fatos interessantes sobre probabilidade; Os diários digitais de cada aluno, refletindo sobre o que aprenderam.

O site/blog deve ser organizado, visualmente atraente e de fácil navegação, utilizando ferramentas como Wix, WordPress ou Google Sites. O link para o site/blog deve ser compartilhado no Google Classroom ou WhatsApp, permitindo que outros estudantes, professores e até familiares acessem e se divirtam com 'ProbabiLand'. 

Atividade 2: Festival Interativo das Probabilidades: The Great Probabilicious Showdown

Descrição

 Bem-vindos ao maior evento interativo de probabilidade já criado! Os alunos do 2º ano do Ensino Médio vão se tornar os mestres de cerimônia do 'The Great Probabilicious Showdown', um festival digital com a missão de ensinar, entreter e desafiar a plateia. Neste projeto, toda a turma vai colaborar para realizar uma série de atividades envolvendo conceitos de probabilidade e eventos práticos. Cada atividade será uma atração temática do festival, como mega-game shows, teatro interativo, e quizzes online. As atrações serão transmitidas ao vivo, gravadas e, ao final, compiladas em um canal no YouTube como um 'Festival das Probabilidades'!

Materiais Necessários

- Celulares com câmera 

- Acesso à internet 

- Computadores ou tablets 

- Aplicativos de videoconferência (como Zoom ou Google Meet) 

- Ferramentas de edição de vídeo (como Kinemaster ou Filmora) 

- Plataformas de criação de quizzes online (como Kahoot ou Google Forms) 

- Planilhas Google Sheets 

- Google Classroom 

- Canal no YouTube 

- Quadro branco e marcadores ️

- Projetor ️

Passo a Passo

  1. Organização de Atrações: Dividam a turma em equipes responsáveis por diferentes atrações do festival: mega-game shows, teatro interativo, quizzmasters, e técnicos de vídeo.
  2. Criação de Atrações: Cada equipe deve desenvolver sua atração, incluindo roteiro, regras do jogo, perguntas para o quiz, cenário do teatro e recursos adicionais (como efeitos sonoros e visuais).
  3. Treinamento e Ensaios: Realizem sessões de treinamento e ensaio para ajustar detalhes técnicos e garantir a clareza e a empolgação durante a transmissão ao vivo.
  4. Transmissão ao Vivo: Utilizem ferramentas de videoconferência para transmitir as atrações ao vivo para a classe, permitindo que todos participem dos desafios.
  5. Registros em Vídeo: Gravem as transmissões para editar e compilar uma versão aprimorada para o canal no YouTube.
  6. Criação de Quizzes Interativos: Utilizem plataformas de criação de quizzes para desenvolver desafios interativos que podem ser respondidos pela plateia durante a live e depois em forma de replay.
  7. Diários de Aprendizagem: Incentivem todos os alunos a manter diários reflexivos sobre o progresso e as lições aprendidas. Esses diários podem ser compilados em um vlog coletivo que será publicado no canal do YouTube.
  8. ️ Edição e Publicação: Após as transmissões, a equipe de técnicos de vídeo deve editar as gravações, adicionando efeitos, trilhas sonoras e legendas para que fiquem mais atraentes. O conteúdo final deve ser compilado e publicado no canal do YouTube como um 'Festival das Probabilidades'.
  9. Divulgação do Canal: Compartilhem o link do canal do YouTube e convidem outros alunos, professores e familiares para assistirem o 'Festival das Probabilidades' e interagirem com o conteúdo.

O Que Você Deve Entregar?

 Como entregável final, a turma deverá apresentar um canal no YouTube em formato de um 'Festival das Probabilidades'. O canal deve conter:

As gravações das atrações ao vivo do 'The Great Probabilicious Showdown', incluindo mega-game shows, teatro interativo e quizzes; Vídeos tutoriais explicando conceitos de probabilidade utilizando exemplos práticos e cotidianos; Comentários e reflexões em forma de vlogs sobre o que cada aluno aprendeu e os desafios enfrentados durante a produção; Um vídeo introdutório e outro de encerramento feitos pela turma, dando boas-vindas e agradecendo a todos que participaram.

Todas as gravações devem ser publicadas em uma playlist organizada no canal do YouTube e compartilhadas no Google Classroom para que alunos, professores e até familiares possam assistir e interagir com o conteúdo. 

Atividade 3: Jornada Digital das Probabilidades: The Probability Show!

Descrição

Bem-vindos à incrível jornada das probabilidades!  Nesta atividade, toda a turma do 2º ano do Ensino Médio vai se transformar em apresentadores e produtores de um canal digital, o The Probability Show! Este canal será o palco de uma série de mini-programas criados pela turma, abordando diferentes temas de probabilidade de uma maneira prática e divertida! Cada mini-programa será uma aventura digital contendo infográficos interativos, simulações online e curiosidades, e será apresentado ao vivo em formato de uma 'live' realizada pelo Google Meet ou outra plataforma de videoconferência. Ao final de cada programa, os apresentadores deverão conduzir uma sessão de perguntas e respostas ao vivo, envolvendo todos os espectadores na discussão de conceitos de probabilidade.

Materiais Necessários

- Celulares/smartphones com câmera e acesso à internet 

- Computadores ou tablets 

- Plataformas de transmissão ao vivo (ex: Google Meet, Zoom, Facebook Live) 

- Ferramentas de edição de vídeo e imagem (como Kinemaster, Filmora, Canva) 

- Simuladores de probabilidade online (ex: https://www.random.org/coins/) 

- Plano de aula com exemplos e problemas estatísticos 

- Planejador de conteúdo digital (ex: Google Docs, Trello) 

Passo a Passo

  1. Planejamento Inicial: Discussão em grupo para definir os temas dos mini-programas de probabilidade, e organizar as tarefas de preparação e gravação dos seus conteúdos de maneira colaborativa.
  2. ️ Pesquisa e Roteiro: Cada subgrupo fica responsável por pesquisar e elaborar o roteiro do seu mini-programa. Devem detalhar como cada conceito de probabilidade será explicado, incluindo exemplos práticos e simulações.
  3. Divisão de Tarefas: Organização dos grupos de acordo com as habilidades de cada aluno, como apresentação, produção, edição de vídeo e gráficos.
  4. ️ Produção de Conteúdo: Gravação dos mini-programas, onde os subgrupos utilizam seus celulares ou tablets para registrar as apresentações, simulações e infográficos criados. Utilizem editores de vídeo para aprimorar o conteúdo.
  5. Criação do Programa Digital: Utilizem ferramentas como Google Meet, Zoom ou Facebook Live para viabilizar as 'lives', nas quais apresentarão os mini-programas. Criem uma agenda de apresentações e divulguem para a turma e outras turmas da escola.
  6. Sessão de Q&A ao Vivo: Após cada mini-programa, conduzam uma sessão de perguntas e respostas, engajando o público e discutindo sobre os conceitos de probabilidade abordados.
  7. Centro de Comando: Designem uma equipe para monitorar os comentários e dúvidas dos espectadores durante as 'lives', utilizando um plano de ação para garantir que todas as dúvidas sejam respondidas.
  8. Organização de Conteúdos: Utilizem plataformas como Google Docs ou Trello para organizar todos os roteiros e materiais de apoio utilizados durante os mini-programas.
  9. Publicação no Canal do YouTube: Após as 'lives', editem e compilem os vídeos das apresentações e sessões de perguntas e respostas. Crie playlists temáticas no canal do YouTube com todos os mini-programas e inscreva-se na comunidade escolar e familiares.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será um canal do YouTube, organizado em playlists, contendo todos os mini-programas e gravações das 'lives' realizadas. Além disso, a turma deve preparar um eBook colaborativo com as transcrições dos programas, resumos dos conteúdos abordados, curiosidades, links para recursos digitais usados e as perguntas e respostas discutidas durante as 'lives'. O eBook deve ser bem estruturado, com ilustrações atrativas e acessíveis, e disponibilizado para download gratuito. O link para o canal do YouTube e o eBook deve ser enviado à comunidade escolar e familiares, promovendo uma maior interação e aprendizagem além da sala de aula. 

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