Contextualização
A projeção é um conceito fascinante e extremamente útil na matemática. Utilizada nas diversas áreas como engenharia, arquitetura e sobretudo na cartografia. O estudo de projeções é fundamental para a compreensão de como transformamos a esfericidade do nosso planeta em mapas planos. Em razão desta transformação, existem inevitáveis deformações que ocorrem e é isso que vamos explorar neste projeto.
As projeções podem ser classificadas em diferentes tipos, compreender estas classificações e suas propriedades é essencial para entender como e por que certas deformações ocorrem. Em particular, vamos nos concentrar em duas projeções muito comuns: cilíndricas e cônicas. Cada uma dessas projeções tem suas próprias características e aplicações específicas, e cada uma delas tem implicações sobre como ângulos e áreas são representados.
No mundo real, entender as deformações em projeções tem aplicações muito práticas. Por exemplo, na cartografia, uma decisão errada de qual tipo de projeção usar pode levar a erros significativos em mapas. Além disso, elas têm implicações em várias áreas do nosso dia a dia, como navegação GPS, design de rotas de avião, e em estratégias militares e de defesa, onde pequenos erros podem ter grandes impactos. Portanto, ter uma compreensão clara das deformações em projeções é de vital importância.
Para ajudar vocês a embarcar nessa jornada de descoberta, nós sugerimos as seguintes fontes confiáveis:
- Fundamentos de Cartografia - Apostila online com capítulos especificamente focados em projeções cartográficas.
- Map Projections - Site com animações interativas mostrando diferentes tipos de projeções e suas propriedades.
- Livro: "Técnicas modernas de cartografia", Paul E. Bolstad.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Projetando a Terra: Um estudo sobre deformações em projeções cilíndricas e cônicas"
Objetivo do Projeto
Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar, compreender e analisar o efeito das deformações que ocorrem quando a esfericidade da Terra é convertida em um mapa plano, mais especificamente nas projeções cilíndricas e cônicas.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes, onde cada grupo terá a tarefa de investigar dois tipos de projeções: a cilíndrica e a cônica, e a deformação de ângulos e áreas nessas projeções.
O projeto será dividido em duas partes principais. Na primeira parte, os alunos pesquisarão e compreenderão os conceitos-chave associados às projeções e as deformações inerentes a cada projeção. Na segunda parte, os grupos aplicarão seu conhecimento teórico na prática, analisando e comparando as deformações em diferentes projeções.
Materiais Necessários
- Acesso à internet
- Material de papelaria: Papel, canetas, réguas, transferidores, lápis de cor
- Software de projeção cartográfica (opcional)
Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade
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Pesquisa inicial: Cada grupo deve iniciar a atividade pesquisando sobre projeções cilíndricas e cônicas usando as fontes sugeridas e outras fontes confiáveis.
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Teoria da Projeção: Os alunos precisam entender e discutir em grupo os fundamentos das projeções cilíndricas e cônicas, os princípios, a metodologia e os tipos de deformações inerentes a cada projeção.
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Aplicação Prática: Cada grupo criará dois mapas, um usando projeção cilíndrica e outro usando projeção cônica, de uma região de sua escolha. Eles devem comparar e contraste a deformação de ângulos e áreas entre as duas projeções. Isso pode ser feito manualmente ou usando software de projeção cartográfica.
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Análise e Discussão: Cada grupo discutirá e analisará as diferenças e semelhanças entre as duas projeções, focando em como e por que as deformações ocorrem.
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Elaboração do Relatório: Finalmente, cada grupo deve preparar um relatório detalhado de suas descobertas, que inclua os seguintes tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
O relatório deve correlacionar a prática e a teoria, demonstrando o conhecimento adquirido durante o projeto. O relatório deve ser entregue uma semana após o início do projeto.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo deve entregar um relatório abrangendo:
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Introdução: Contextualização do tema, sua relevância, aplicação prática e o escopo do projeto.
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Desenvolvimento: Explicação dos conceitos teóricos, descrição detalhada do projeto, metodologia usada e apresentação e discussão dos resultados obtidos.
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Conclusão: Recapitulação dos pontos chave, aprendizados e conclusões sobre o projeto.
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Bibliografia: Lista de todas as fontes utilizadas ao longo do projeto.
Além do relatório, os alunos devem apresentar os dois mapas que criaram durante o projeto.