Introdução
Os pronomes relativos são palavras que estabelecem uma relação de dependência entre duas orações. Eles referem-se a um termo anterior, chamado antecedente, e introduzem uma nova informação sobre esse antecedente, tornando o discurso mais coeso e coerente.
Ser capaz de identificar e usar corretamente os pronomes relativos é fundamental para escrever e falar de uma maneira mais articulada e formal. Em português, os pronomes relativos são: que, quem, cujo, onde, o qual (e suas variantes de gênero e número: a qual, os quais, as quais).
Cada pronome relativo tem usos específicos e pode assumir diferentes funções sintáticas na oração, como sujeito, objeto, complemento nominal, adjunto adnominal, etc. Por isso, a compreensão dessas funções é essencial para uma correta e rica expressão na língua portuguesa.
Contextualização
Os pronomes relativos são ferramentas poderosas em nosso idioma. Eles são utilizados para evitar a repetição de palavras e conectar idéias de forma mais elegante e fluida. Eles podem ser encontrados em textos acadêmicos, literários, jornalísticos e em muitos outros tipos de escrita.
Além disso, eles são fundamentais para a interpretação e produção de textos, habilidades exigidas em diversas situações da vida, desde a elaboração de uma dissertação para vestibulares até a compreensão de um contrato de trabalho ou a escrita de um artigo científico.
Atividade Prática: “A Jornada do Pronome Relativo”
Objetivo do Projeto
Analisar e aplicar funções sintáticas do pronome relativo em textos de diferentes gêneros e estilos, e desenvolver um curto documentário ou apresentação em vídeo sobre o tema.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos, organizados em grupos de 3 a 5, irão mergulhar no mundo dos pronomes relativos. O projeto será composto por pesquisa, análise, aplicação prática e criação de um documentário (ou apresentação em vídeo) sobre a jornada dos pronomes relativos no Português. Além da disciplina de Português, a atividade também envolverá as habilidades de História (contexto de uso dos pronomes relativos ao longo do tempo) e Tecnologia (criação do vídeo).
Materiais Necessários
- Livros de gramática do Português.
- Acesso à internet para pesquisas e consulta de sites confiáveis.
- Dispositivo para gravação do documentário/apresentação (pode ser um smartphone, por exemplo).
- Software de edição de vídeo (existem várias opções gratuitas).
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
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Fase de Pesquisa (3 horas): Os grupos deverão fazer uma extensa pesquisa em livros didáticos, sites confiáveis e artigos acadêmicos sobre os pronomes relativos, suas funções sintáticas, usos e aplicação.
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Análise de Textos (4 horas): Os grupos deverão selecionar textos de diferentes gêneros (literário, jornalístico, acadêmico, etc) e identificar os pronomes relativos e suas funções neles. O grupo deve aprender a reconhecer em que situações e contextos diferentes pronomes relativos são mais adequados.
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Aplicação Prática (3 horas): Cada grupo deverá criar um texto, que pode ser uma crônica, um conto ou um artigo, utilizando corretamente os pronomes relativos de acordo com suas funções sintáticas.
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Criação do Documentário/Apresentação em Vídeo (3 horas): Cada grupo deverá organizar as informações coletadas e criar um roteiro para o documentário ou apresentação em vídeo. O vídeo deve conter:
- Introdução: Apresentação do tema e sua relevância.
- Desenvolvimento: Discussão sobre os pronomes relativos e suas funções sintáticas, exemplos e análise dos textos escolhidos, apresentação do texto criado pelo grupo.
- Conclusão: Reflexões finais sobre a jornada dos pronomes relativos e aprendizados do grupo.
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Edição e Finalização do Vídeo (2 horas): Com o roteiro em mãos, é hora de gravar o vídeo. Pode ser usado qualquer dispositivo capaz de gravar vídeos como smartphones ou laptops. Após a gravação, os alunos devem editar o vídeo, incluindo cortes necessários, adição de legendas ou efeitos especiais.
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Elaboração do Relatório (2 horas): Após a conclusão do projeto, cada grupo deve elaborar um relatório sobre ele, conforme descrito na introdução. O relatório deve estar em conexão com a atividade prática e o vídeo produzido, contextualizando e detalhando o processo vivenciado pelos alunos.
Entregas do Projeto
Os alunos devem entregar:
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Relatório Final: Com as seções de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. O relatório deve conter a teoria aprendida sobre os pronomes relativos, a descrição detalhada da atividade realizada, os resultados alcançados e as conclusões tiradas sobre a experiência do projeto.
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Vídeo Finalizado: Um documentário ou apresentação em vídeo sobre a jornada dos pronomes relativos. O vídeo deve ser um reflexo direto do conhecimento adquirido ao longo do projeto, além de ser uma evidência tangível de sua habilidade de sintetizar e apresentar conceitos complexos de maneira clara e interessante.