Entrar

Projeto: A Jornada do Pronome Relativo

Português

Original Teachy

'EM13LGG402'

Funções Sintáticas do Pronome Relativo

Introdução

Os pronomes relativos são palavras que estabelecem uma relação de dependência entre duas orações. Eles referem-se a um termo anterior, chamado antecedente, e introduzem uma nova informação sobre esse antecedente, tornando o discurso mais coeso e coerente.

Ser capaz de identificar e usar corretamente os pronomes relativos é fundamental para escrever e falar de uma maneira mais articulada e formal. Em português, os pronomes relativos são: que, quem, cujo, onde, o qual (e suas variantes de gênero e número: a qual, os quais, as quais).

Cada pronome relativo tem usos específicos e pode assumir diferentes funções sintáticas na oração, como sujeito, objeto, complemento nominal, adjunto adnominal, etc. Por isso, a compreensão dessas funções é essencial para uma correta e rica expressão na língua portuguesa.

Contextualização

Os pronomes relativos são ferramentas poderosas em nosso idioma. Eles são utilizados para evitar a repetição de palavras e conectar idéias de forma mais elegante e fluida. Eles podem ser encontrados em textos acadêmicos, literários, jornalísticos e em muitos outros tipos de escrita.

Além disso, eles são fundamentais para a interpretação e produção de textos, habilidades exigidas em diversas situações da vida, desde a elaboração de uma dissertação para vestibulares até a compreensão de um contrato de trabalho ou a escrita de um artigo científico.

Atividade Prática: “A Jornada do Pronome Relativo”

Objetivo do Projeto

Analisar e aplicar funções sintáticas do pronome relativo em textos de diferentes gêneros e estilos, e desenvolver um curto documentário ou apresentação em vídeo sobre o tema.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, organizados em grupos de 3 a 5, irão mergulhar no mundo dos pronomes relativos. O projeto será composto por pesquisa, análise, aplicação prática e criação de um documentário (ou apresentação em vídeo) sobre a jornada dos pronomes relativos no Português. Além da disciplina de Português, a atividade também envolverá as habilidades de História (contexto de uso dos pronomes relativos ao longo do tempo) e Tecnologia (criação do vídeo).

Materiais Necessários

  1. Livros de gramática do Português.
  2. Acesso à internet para pesquisas e consulta de sites confiáveis.
  3. Dispositivo para gravação do documentário/apresentação (pode ser um smartphone, por exemplo).
  4. Software de edição de vídeo (existem várias opções gratuitas).

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Fase de Pesquisa (3 horas): Os grupos deverão fazer uma extensa pesquisa em livros didáticos, sites confiáveis e artigos acadêmicos sobre os pronomes relativos, suas funções sintáticas, usos e aplicação.

  2. Análise de Textos (4 horas): Os grupos deverão selecionar textos de diferentes gêneros (literário, jornalístico, acadêmico, etc) e identificar os pronomes relativos e suas funções neles. O grupo deve aprender a reconhecer em que situações e contextos diferentes pronomes relativos são mais adequados.

  3. Aplicação Prática (3 horas): Cada grupo deverá criar um texto, que pode ser uma crônica, um conto ou um artigo, utilizando corretamente os pronomes relativos de acordo com suas funções sintáticas.

  4. Criação do Documentário/Apresentação em Vídeo (3 horas): Cada grupo deverá organizar as informações coletadas e criar um roteiro para o documentário ou apresentação em vídeo. O vídeo deve conter:

    • Introdução: Apresentação do tema e sua relevância.
    • Desenvolvimento: Discussão sobre os pronomes relativos e suas funções sintáticas, exemplos e análise dos textos escolhidos, apresentação do texto criado pelo grupo.
    • Conclusão: Reflexões finais sobre a jornada dos pronomes relativos e aprendizados do grupo.
  5. Edição e Finalização do Vídeo (2 horas): Com o roteiro em mãos, é hora de gravar o vídeo. Pode ser usado qualquer dispositivo capaz de gravar vídeos como smartphones ou laptops. Após a gravação, os alunos devem editar o vídeo, incluindo cortes necessários, adição de legendas ou efeitos especiais.

  6. Elaboração do Relatório (2 horas): Após a conclusão do projeto, cada grupo deve elaborar um relatório sobre ele, conforme descrito na introdução. O relatório deve estar em conexão com a atividade prática e o vídeo produzido, contextualizando e detalhando o processo vivenciado pelos alunos.

Entregas do Projeto

Os alunos devem entregar:

  1. Relatório Final: Com as seções de Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. O relatório deve conter a teoria aprendida sobre os pronomes relativos, a descrição detalhada da atividade realizada, os resultados alcançados e as conclusões tiradas sobre a experiência do projeto.

  2. Vídeo Finalizado: Um documentário ou apresentação em vídeo sobre a jornada dos pronomes relativos. O vídeo deve ser um reflexo direto do conhecimento adquirido ao longo do projeto, além de ser uma evidência tangível de sua habilidade de sintetizar e apresentar conceitos complexos de maneira clara e interessante.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies