Contextualização
O entendimento das nuances da língua portuguesa passa pela compreensão da complexidade da sua oralidade e escrita. Esses dois componentes apresentam particularidades que dão riquezas ao nosso idioma e que, ao mesmo tempo, se entrelaçam na construção de significados.
A oralidade é o meio mais prático e instantâneo de comunicação, e se apresenta repleto de idiossincrasias. As falas carregam consigo muitos elementos contextuais como entonação, velocidade, pausas e emoções. Além disso, a língua falada pode variar muito de acordo com a cultura, a geografia e o contexto social do falante.
A escrita, por outro lado, é mais formal e estruturada, com regras gramaticais mais rígidas. Ela permite uma maior elaboração de pensamentos complexos e análise aprofundada. A escrita tem a vantagem de ser duradoura e de permitir a comunicação a distância ou mesmo através do tempo.
Conceber a diferenciação entre a oralidade e a escrita contribui para a construção de uma percepção mais sólida e abrangente de nossa língua. Além de ser fundamental para a adequada comunicação nas mais variadas situações do nosso cotidiano, o domínio dessas habilidades também é crucial em muitas carreiras profissionais.
Por exemplo, um advogado precisa comunicar-se de forma eficaz tanto escrita quanto oralmente. A capacidade de argumentação e persuasão pode depender fortemente do conhecimento dessas duas facetas da linguagem.
Outro exemplo são os profissionais de comunicação e de mídia. Eles costumam se especializar em formas de expressão oral (como narradores de notícias, apresentadores de programas de rádio ou TV, podcasters) ou escrita (como escritores, jornalistas impressos, redatores publicitários).
Oportunidades para explorar e aprimorar nossa escrita e oralidade são abundantes em nosso dia a dia, seja na convivência com amigos e família, seja no ambiente de trabalho ou de estudo. Portanto, compreender as diferenças, semelhanças e particularidades entre essas duas modalidades de expressão é essencial para melhorar nossos relacionamentos, desempenho profissional e até mesmo nossa autoexpressão.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Da oralidade à escrita: uma jornada comunicativa"
Objetivo do Projeto:
Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar a amplitude da língua portuguesa em suas formas oral e escrita. Por meio de atividades práticas, os alunos poderão investigar as diferenças, semelhanças e particularidades dessas duas modalidades, aprimorando suas habilidades de comunicação e expressão.
Descrição detalhada do projeto:
Divididos em grupos de 3 a 5 alunos, os participantes deverão, primeiramente, pesquisar sobre a oralidade e a escrita, incluindo aspectos sociolinguísticos, históricos, culturais e geográficos que influenciam a língua portuguesa. Também deverão estudar gêneros textuais e discursivos que compõem o repertório da comunicação humana.
Após a pesquisa inicial, cada grupo deverá escolher um tema relevante que será o foco de um podcast (representando a oralidade) e de um artigo escrito (representando a escrita). Esse tema pode abranger áreas como literatura, história, ciências, filosofia, entre outras, incentivando assim a interdisciplinaridade.
O podcast e o artigo devem ser complementares, ou seja, devem tratar do mesmo tema, porém de formas diferentes, respeitando as especificidades da oralidade e da escrita. O podcast deve trazer um debate, uma entrevista ou um relato pessoal, com linguagem mais coloquial, uso de gírias, pausas, entonações, etc. Já o artigo deve apresentar um tratamento mais aprofundado, formal e estruturado do tema, utilizando linguagem acadêmica ou jornalística, por exemplo.
Materiais necessários:
- Acesso à internet para pesquisa
- Livros, artigos, documentários, podcasts e outros materiais de referência sobre o tema escolhido
- Software de gravação e edição de áudio (podem ser utilizados aplicativos gratuitos)
- Computadores ou dispositivos móveis para a elaboração do material escrito e gravação do podcast
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
- Divisão dos alunos em grupos e apresentação do projeto com suas respectivas etapas.
- Pesquisa inicial sobre oralidade e escrita, envolvendo os aspectos mencionados anteriormente.
- Escolha do tema que será trabalhado.
- Planejamento e pesquisa detalhada sobre o tema escolhido.
- Esboço do artigo escrito e do roteiro para o podcast.
- Revisão e edição do material escrito. Gravação e edição do podcast.
- Apresentação do podcast e do artigo pelo grupo à classe.
- Produção do relatório final de projeto, detalhando todo o processo, desde a pesquisa inicial até a conclusão.
Entregas do Projeto:
- Um podcast de 15 a 30 minutos.
- Um artigo escrito de três a cinco páginas.
- Um relatório de projeto contendo:
Introdução
Nesta seção, os alunos deverão apresentar o tema escolhido e explicar por que ele é relevante. Eles também devem mencionar o objetivo do projeto, contextualizando a importância da oralidade e da escrita.
Desenvolvimento
Aqui os alunos devem descrever o processo de pesquisa e elaboração do podcast e do artigo. Eles devem incluir as teorias estudadas, a metodologia utilizada e as diferentes abordagens adotadas para a oralidade e a escrita. Além disso, devem discutir as dificuldades encontradas, bem como as estratégias utilizadas para superá-las.
Conclusões
Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam ao longo do projeto. Eles podem retomar os principais pontos do trabalho e discutir o impacto de suas descobertas. É importante também discutir possíveis aplicações do aprendizado em suas vidas pessoais e profissionais.
Bibliografia
Os alunos devem listar todas as fontes consultadas durante a pesquisa, seguindo rigorosamente as normas de citação.
Esse projeto interdisciplinar deve levar cerca de doze horas para cada aluno e será um exercício eficaz de comunicação, trabalho em equipe e gestão de tempo, além de reforçar o entendimento de conceitos importantes sobre a língua portuguesa em suas formas oral e escrita.