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Projeto: Explorando as Variações Linguísticas

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Variação Linguística

Contextualização

Introdução ao Tema

A variação linguística é um dos fenômenos mais importantes para a compreensão do funcionamento das línguas. Acontece porque, em um contexto social, a língua se adapta e evolui de acordo com as necessidades de comunicação de seus falantes. A diversidade linguística é uma característica da comunicação humana: as diferenças que encontramos quando viajamos para outras regiões do nosso país ou quando interagimos com pessoas de diferentes idades, profissões e grupos sociais são exemplos de variações linguísticas.

Essa diversidade é o que torna a linguagem tão rica e complexa. E, para além do aspecto teórico ou gramatical, a variação linguística tem implicações profundas e diretas nas nossas vidas: ela está relacionada com identidade, poder, preconceito linguístico e políticas públicas de ensino e de reconhecimento das diferenças.

Em resumo, a variação linguística é um fenômeno normal e esperado, que evidencia a vivacidade e a riqueza da nossa língua. Ao reconhecer e valorizar essas diferenças, podemos contribuir para um mundo mais tolerante e inclusivo.

Importância e Aplicações Práticas

No ensino de língua portuguesa, é fundamental que tenhamos uma visão variacionista, isto é, que reconheçamos que a língua muda de acordo com o contexto geográfico, a situação de fala, a idade dos falantes, a sua profissão, entre outros aspectos.

Na prática, isso significa que os alunos devem ser ensinados a compreender e valorizar a diversidade linguística e a utilizar a variante adequada para cada situação de comunicação. Além disso, o estudo da variação linguística pode ser uma ferramenta para combater o preconceito linguístico e promover um ambiente de aprendizado mais equitativo e inclusivo.

E mais, o estudo das variantes linguísticas não se limita à sala de aula. Ele é uma porta de entrada para a compreensão de outros fenômenos sociais e culturais, e pode ser útil em diversas áreas do conhecimento, como literatura, história, sociologia, antropologia e psicologia.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Explorando as Variações Linguísticas"

Objetivo da Atividade

O objetivo desse projeto é investigar as variações linguísticas presentes no Brasil e compreender o impacto e a importância dessas diferenças na comunicação, na construção de identidade e no combate ao preconceito linguístico.

Descrição Detalhada da Atividade

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e receberão a tarefa de escolher uma variação linguística presente em nosso país. A variação pode ser geográfica (diferentes regiões do Brasil), social (diferentes grupos sociais), etária (diferentes faixas etárias), etc.

Após a escolha do tema, os alunos deverão realizar uma pesquisa para coletar exemplos da variação escolhida (podem ser palavras, expressões, sotaques, etc.) e entender as circunstâncias e contextos em que essa variação é utilizada.

Os alunos deverão também buscar informações sobre a percepção das pessoas em relação a essa variação linguística: é vista com preconceito? É valorizada?

A partir da pesquisa realizada, os grupos deverão criar um vídeo simples, de 5 a 10 minutos, apresentando suas descobertas. O vídeo deve ser criativo e informativo, e conter tanto os exemplos coletados quanto as reflexões dos alunos sobre o tema.

Materiais Necessários

  • Computador com acesso à Internet para realizar as pesquisas.
  • Câmera ou smartphone para gravar o vídeo.
  • Materiais diversos para a criação do vídeo (papel, caneta, figurinos, etc.), dependendo da criatividade dos grupos.

Passo a Passo Detalhado

  1. Forme os grupos e discuta o conceito de variação linguística, dando exemplos e contextos para os alunos.
  2. Os grupos devem escolher a variação linguística com a qual desejam trabalhar.
  3. Realizem pesquisas online e/ou em bibliotecas para coletar exemplos e entender a variação escolhida.
  4. Os grupos discutem suas descobertas e planejam como apresentarão as informações em um vídeo.
  5. Os grupos gravam o vídeo, sendo criativos e didáticos.
  6. Após a conclusão do vídeo, os grupos devem preparar um relatório escrito seguindo o formato sugerido: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia.
  7. Os grupos apresentam seus vídeos e relatórios para a turma.

Entregas e Elaboração do Documento Escrito

Os alunos deverão entregar tanto o vídeo quanto o relatório escrito. O vídeo servirá para apresentar de forma criativa e didática as descobertas feitas durante a pesquisa.

O relatório escrito, por outro lado, deve ser um documento mais formal e detalhado. Os alunos devem contextualizar a variação linguística escolhida (Introdução), explicar a pesquisa realizada e discussão dos resultados (Desenvolvimento), e destacar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre a variação linguística escolhida (Conclusão).

Além disso, os alunos devem listar as fontes utilizadas para a pesquisa (Bibliografia), seguindo as normas da ABNT.

Essas duas entregas complementam-se e juntas fornecem uma visão completa do trabalho realizado pelos alunos durante a atividade prática.

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