Entrar

Projeto: Jogando com Orações Coordenadas

Português

Original Teachy

'EM13LGG402'

Orações Coordenadas

Contextualização

  • As orações coordenadas são um tema crucial no Português, pois contribuem para a riqueza e complexidade da nossa linguagem. São sentenças independentes que se conectam umas às outras sem a necessidade de uma subordinação, ou seja, sem que uma oração dependa da outra para fazer sentido. Classificar e compreender as orações coordenadas é fundamental para a construção de frases coesas e coerentes, e por isso constitui um dos pilares do nosso aprendizado da língua Portuguesa.

Importância das Orações Coordenadas

  • A utilização das orações coordenadas não está restrita apenas ao âmbito acadêmico. Elas são uma ferramenta essencial na comunicação diária, usadas para expressar nossas ideias, sentimentos e para interagir com os outros. Seja ao escrever um e-mail, ao discursar em público, ao redigir um relatório ou até mesmo ao escrever uma mensagem de texto, usamos orações coordenadas para estruturar nossas frases de maneira clara e eficaz.

Atividade Prática: “Jogando com Orações Coordenadas”

Objetivo do Projeto

Explorar detalhadamente as orações coordenadas, identificando suas classificações e compreendendo sua aplicação em diversos contextos, por meio de um jogo didático que envolve a criação de um "Tabuleiro de Orações Coordenadas”.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5, devem criar um jogo de tabuleiro sobre orações coordenadas. Esse projeto necessitará de um envolvimento além das aulas, demandando uma pesquisa aprofundada e criatividade.

O jogo deve ser estruturado de maneira que estimule a identificação, classificação e aplicação das orações coordenadas. Além disso, os alunos deverão elaborar um manual de instruções explicando as regras do jogo, para que outras equipes possam jogá-lo posteriormente.

Materiais Necessários

  • Cartolina ou papelão para a criação do tabuleiro.
  • Papel colorido para a confecção das peças (pino/jogador, cartas, pecinhas de desafio, etc.).
  • Canetas coloridas e/ou marcadores.
  • Régua.
  • Tesoura.
  • Cola.
  • Computador/Laptop com acesso à internet para pesquisa.

Passo a Passo Detalhado

  1. Pesquisa: Comecem com uma pesquisa detalhada sobre as orações coordenadas, estudando sua classificação, exemplo de aplicação, etc. Consultem referências teóricas como livros de gramática, site de estudos, vídeos educativos, etc.

  2. Discussão e Planejamento do Jogo: Com base na pesquisa, discutam como podem incorporar as orações coordenadas em um jogo de tabuleiro. Planejem as regras, defina as peças, a trajetória no tabuleiro, desafios, penalidades, premiações, etc.

  3. Criação do Tabuleiro: Desenhem e criem o tabuleiro de jogo e as peças do jogo com base no que foi planejado. Sejam criativos!

  4. Criação do Manual de Instruções: Escrevam as instruções do jogo. Elas devem ser claras para que qualquer pessoa possa compreender e jogar.

  5. Apresentação e Teste do Jogo: Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma e, em seguida, um outro grupo deve jogá-lo para testar sua funcionalidade e a efetividade da aprendizagem.

  6. Reflexão e Ajustes: Após a fase de teste, o grupo deve reunir-se novamente para refletir sobre o processo: o que funcionou bem, o que pode ser melhorado, se o jogo atingiu o objetivo de ensinar as orações coordenadas. Façam ajustes no jogo e no manual de instruções, se necessário.

  7. Elaboração do Relatório: Cada grupo deve redigir um relatório detalhado sobre o projeto, explicando o processo desde a pesquisa inicial até a realização do jogo, incluindo a fase de feedback e ajustes.

Entregas do Projeto

Este projeto resultará na entrega de um jogo de tabuleiro sobre orações coordenadas completo com seu manual de instruções, e um relatório escrito sobre o desenvolvimento do projeto.

O relatório deve conter os seguintes tópicos:

  1. Introdução: Contextualizando o tema das orações coordenadas, sua relevância, aplicação no mundo real, e o objetivo deste projeto.

  2. Desenvolvimento: Detalhamento do processo de criação do jogo, explicando a teoria por trás das orações coordenadas, a metodologia usada para aplicá-la no jogo, a análise dos resultados obtidos durante a fase de teste e os ajustes realizados.

  3. Conclusão: Fazer uma reflexão sobre o aprendizado adquirido durante o desenvolvimento do projeto, que envolve desde o conhecimento sobre orações coordenadas até as habilidades socioemocionais trabalhadas.

  4. Bibliografia: Citando todas as fontes que foram consultadas durante a realização do projeto.

Este projeto permite uma abordagem lúdica e colaborativa para a aprendizagem das orações coordenadas e promove a aquisição de habilidades técnicas e socioemocionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies