Entrar

Projeto: Teatro de Figuras de Sintaxe

Português

Original Teachy

'EM13LGG401'

Figuras de Linguagem

Contextualização

As figuras de sintaxe, também conhecidas como figuras de construção, são recursos estilísticos usados para enfatizar, dar lirismo, aumentar a expressividade ou tornar a linguagem mais bela e persuasiva. Elas são classificadas em quatro grupos: elipse, zeugma, silepse, hipérbato, anacoluto e pleonasmo. Cada uma possui suas características e formas de aplicação na sintaxe de uma frase.

Na linguagem cotidiana, muitas vezes usamos essas figuras de construção sem nem perceber. Grandes escritores e poetas as utilizam para dar mais beleza e expressividade aos seus textos. Aprender a reconhecer e usar essas figuras de sintaxe pode nos ajudar a entender melhor a língua portuguesa e suas nuances, além de aprimorar nossa escrita.

As figuras de sintaxe são uma importante ferramenta na construção de textos mais claros, lúcidos e atraentes. Elas podem ser usadas para quebrar a monotonia da linguagem padrão e tornar a escrita mais dinâmica. Além disso, um bom domínio dessas figuras permite ao escritor uma maior liberdade para se expressar e transmitir suas ideias de uma maneira mais interessante.

Os grandes gênios da literatura portuguesa, desde Camões até Machado de Assis, utilizaram-se de figuras de sintaxe para construir seus imortais trabalhos. Elas são também um elemento importante no mundo da publicidade e do marketing, sendo usadas para chamar a atenção do público e tornar as mensagens mais marcantes.

As figuras de sintaxe também são cobradas em vestibulares e no ENEM, além de serem muito úteis para uma escrita eficaz e cativante. Por tudo isso, o estudo e o domínio das figuras de sintaxe são fundamentais para qualquer estudante de língua portuguesa.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Teatro de Figuras de Sintaxe"

Objetivo do Projeto

Os objetivos deste projeto são:

  1. Aprimorar a compreensão dos alunos acerca das figuras de sintaxe.
  2. Desenvolver habilidades essenciais como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.
  3. Aplicar de maneira prática e concreta o conhecimento teórico adquirido.

Descrição do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e cada grupo deverá produzir uma peça de teatro ou um roteiro de áudio-drama onde as falas dos personagens serão construídas utilizando predominantemente figuras de sintaxe. O tema da peça é completamente livre, para estimular a criatividade dos alunos. O importante é que, em todas as falas, os alunos se empenhem em aplicar figuras de sintaxe e que consigam identificar e explicar cada uma delas.

Materiais Necessários

  1. Livros e material online para consulta sobre figuras de sintaxe.
  2. Papel e caneta para a criação dos rascunhos do roteiro ou computador com processador de texto.
  3. Se os alunos optarem pela produção de uma peça de teatro, poderão necessitar de figurinos e cenários simples.
  4. Caso optem por áudio-drama, necessitarão de um celular para fazer as gravações.

Passo a Passo do Projeto

  1. Formem os grupos de 3 a 5 alunos e definam quem será o/ líder de cada grupo.
  2. Cada grupo deverá fazer um brainstorming para definir a temática e a história da peça.
  3. Após a definição da história, o grupo deverá dividir as tarefas: quem vai escrever o roteiro, quem vai atuar (se optarem por peça de teatro), quem vai cuidar da produção e ensaios, etc.
  4. Cada grupo escreverá o roteiro da peça, com as falas dos personagens ricas em figuras de sintaxe.
  5. Depois de escrever o roteiro, o grupo deverá revisá-lo, buscando melhorá-lo e corrigir possíveis erros.
  6. Os grupos, então, começarão os ensaios ou as gravações (em caso de áudio-drama), até se sentirem prontos para a apresentação final.
  7. Ao final do período definido para a realização do projeto, os grupos farão suas apresentações ou entregarão as gravações para avaliação.

Entregas do Projeto

Além da apresentação final, o grupo deve entregar um relatório escrito que contenha:

  1. Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
  2. Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás das figuras de sintaxe, explicar a atividade em detalhes, indicando a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos. Isso inclui o roteiro produzido e as estratégias adotadas para a aplicação das figuras de sintaxe.
  3. Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  4. Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies