Contextualização
As figuras de sintaxe, também conhecidas como figuras de construção, são recursos estilísticos usados para enfatizar, dar lirismo, aumentar a expressividade ou tornar a linguagem mais bela e persuasiva. Elas são classificadas em quatro grupos: elipse, zeugma, silepse, hipérbato, anacoluto e pleonasmo. Cada uma possui suas características e formas de aplicação na sintaxe de uma frase.
Na linguagem cotidiana, muitas vezes usamos essas figuras de construção sem nem perceber. Grandes escritores e poetas as utilizam para dar mais beleza e expressividade aos seus textos. Aprender a reconhecer e usar essas figuras de sintaxe pode nos ajudar a entender melhor a língua portuguesa e suas nuances, além de aprimorar nossa escrita.
As figuras de sintaxe são uma importante ferramenta na construção de textos mais claros, lúcidos e atraentes. Elas podem ser usadas para quebrar a monotonia da linguagem padrão e tornar a escrita mais dinâmica. Além disso, um bom domínio dessas figuras permite ao escritor uma maior liberdade para se expressar e transmitir suas ideias de uma maneira mais interessante.
Os grandes gênios da literatura portuguesa, desde Camões até Machado de Assis, utilizaram-se de figuras de sintaxe para construir seus imortais trabalhos. Elas são também um elemento importante no mundo da publicidade e do marketing, sendo usadas para chamar a atenção do público e tornar as mensagens mais marcantes.
As figuras de sintaxe também são cobradas em vestibulares e no ENEM, além de serem muito úteis para uma escrita eficaz e cativante. Por tudo isso, o estudo e o domínio das figuras de sintaxe são fundamentais para qualquer estudante de língua portuguesa.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Teatro de Figuras de Sintaxe"
Objetivo do Projeto
Os objetivos deste projeto são:
- Aprimorar a compreensão dos alunos acerca das figuras de sintaxe.
- Desenvolver habilidades essenciais como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.
- Aplicar de maneira prática e concreta o conhecimento teórico adquirido.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes e cada grupo deverá produzir uma peça de teatro ou um roteiro de áudio-drama onde as falas dos personagens serão construídas utilizando predominantemente figuras de sintaxe. O tema da peça é completamente livre, para estimular a criatividade dos alunos. O importante é que, em todas as falas, os alunos se empenhem em aplicar figuras de sintaxe e que consigam identificar e explicar cada uma delas.
Materiais Necessários
- Livros e material online para consulta sobre figuras de sintaxe.
- Papel e caneta para a criação dos rascunhos do roteiro ou computador com processador de texto.
- Se os alunos optarem pela produção de uma peça de teatro, poderão necessitar de figurinos e cenários simples.
- Caso optem por áudio-drama, necessitarão de um celular para fazer as gravações.
Passo a Passo do Projeto
- Formem os grupos de 3 a 5 alunos e definam quem será o/ líder de cada grupo.
- Cada grupo deverá fazer um brainstorming para definir a temática e a história da peça.
- Após a definição da história, o grupo deverá dividir as tarefas: quem vai escrever o roteiro, quem vai atuar (se optarem por peça de teatro), quem vai cuidar da produção e ensaios, etc.
- Cada grupo escreverá o roteiro da peça, com as falas dos personagens ricas em figuras de sintaxe.
- Depois de escrever o roteiro, o grupo deverá revisá-lo, buscando melhorá-lo e corrigir possíveis erros.
- Os grupos, então, começarão os ensaios ou as gravações (em caso de áudio-drama), até se sentirem prontos para a apresentação final.
- Ao final do período definido para a realização do projeto, os grupos farão suas apresentações ou entregarão as gravações para avaliação.
Entregas do Projeto
Além da apresentação final, o grupo deve entregar um relatório escrito que contenha:
- Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás das figuras de sintaxe, explicar a atividade em detalhes, indicando a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos. Isso inclui o roteiro produzido e as estratégias adotadas para a aplicação das figuras de sintaxe.
- Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.