Contextualização
Introdução Teórica
A solubilidade é uma propriedade físico-química que diz respeito à capacidade de uma substância (soluto) se dissolver em outra (solvente). O soluto, em geral, é uma substância sólida, enquanto o solvente é líquido. O resultado dessa interação é uma solução homogênea. A solubilidade de uma substância pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo a temperatura, a pressão e a natureza das substâncias envolvidas.
No caso de solutos sólidos dissolvendo-se em líquidos, a solubilidade geralmente aumenta com o aumento da temperatura. Isso ocorre porque, como a temperatura aumenta, as moléculas do solvente se movem mais rápido e são capazes de "romper" mais facilmente as forças intermoleculares que mantém o soluto sólido unido. Em contrapartida, no caso de gases, a solubilidade tende a diminuir com o aumento da temperatura.
A Lei de Henry, por exemplo, é uma lei que descreve a solubilidade dos gases em líquidos. Ela afirma que a solubilidade de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão do gás acima do líquido. Isso significa que quanto maior a pressão, maior será a solubilidade do gás no líquido.
Contextualização e Relevância
A solubilidade é um conceito que tem um amplo espectro de aplicações práticas. Na indústria farmacêutica, por exemplo, a solubilidade de medicamentos é de grande importância, pois pode afetar a eficácia do medicamento. Se um medicamento tiver baixa solubilidade, pode não ser completamente absorvido no corpo, reduzindo assim a sua eficácia.
Além disso, o conceito de solubilidade é essencial na indústria alimentícia. Durante o processo de fabricação de bebidas, por exemplo, a quantidade de ingredientes que podem ser dissolvidos no líquido é limitada pela sua solubilidade. Esse conceito também é utilizado na obtenção de cristais puros em laboratórios e indústrias e na remoção de impurezas de soluções.
Atividade Prática
Título da Atividade: Dissolução em Ação – Entendendo a Solubilidade
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é permitir que os alunos experimentem a dissolução de diferentes solutos em variadas condições, observando como a temperatura e a natureza dos solutos e solventes influenciam na solubilidade. Além disso, os alunos aplicarão o conceito matemático de proporcionalidade (relação entre variáveis) como fundamental na compreensão e interpretação dos resultados.
Os alunos, em grupos de 3 a 5, devem realizar este projeto ao longo de duas semanas, sendo necessário a dedicação de mais de doze horas por aluno.
Descrição Detalhada do Projeto
Parte 1: Explorando a Solubilidade de Sólidos em Líquidos
A primeira parte do projeto envolve a realização de experimentos para observar como a solubilidade de um sólido (sal comum ou açúcar) varia com a temperatura. Os alunos devem esquentar recipientes de água a diferentes temperaturas e registrar quantos gramas de soluto conseguem dissolver em cada recipiente até atingir a saturação.
Parte 2: Explorando a Solubilidade de Gases em Líquidos
Os estudantes devem também conduzir experimentos onde poderão observar a solubilidade de gases (como CO2 presente em refrigerantes) em líquidos, considerando a variação da temperatura e pressão.
Parte 3: Relatório
Os alunos devem apresentar os resultados de seus experimentos em um relatório detalhado, incluindo gráficos e tabelas. No relatório, devem ser discutidas as teorias relacionadas à solubilidade e como os resultados dos experimentos se conectam a esses conceitos.
Materiais Necessários
- Água
- Açúcar
- Sal comum
- Balança de precisão
- Recipientes transparentes
- Fogão ou placa de aquecimento
- Thermômetro
- Refrigerante
- Material para anotações
Passo a Passo Detalhado Para a Realização da Atividade
- Parcela 1: Medir e anotar a quantidade inicial de água em cada recipiente. Aquecer a água a diferentes temperaturas (ambiente, 40°C, 60°C, 80°C, por exemplo) e, em seguida, adicionar gradualmente o sal ou açúcar, sempre medindo e anotando a quantidade adicionada até que a solução esteja saturada (quando o soluto parar de se dissolver).
- Parte 2: Para os experimentos com gases, os alunos podem esquentar refrigerante e observar a quantidade de gás liberada. Este experimento deve ser feito com cuidado e sob supervisão, já que envolve a manipulação de líquidos quentes.
- Relatório: Finalmente, os alunos devem compilar seus dados, apresentar gráficos de como a solubilidade varia com a temperatura e discutir suas observações à luz dos conceitos teóricos de solubilidade.
Entregas do Projeto
O principal produto deste projeto é um relatório detalhado que os alunos devem redigir. Este relatório deve incluir a seguinte estrutura:
- Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: O aluno deve explicitar a teoria por trás da solubilidade, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
- Conclusão: O aluno deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Os alunos devem submeter o relatório em formato digital, com todos os gráficos, tabelas e cálculos claramente apresentados e discutidos.